Internação psiquiátrica: desmistificar é passo essencial para cuidar da saúde mental
Diretor do Hospital Casa Menssana, Dr. Leonardo Lessa, defende a recuperação sustentável, com estratégias terapêuticas contínuas e participação ativa da família no cuidado
O mês do Janeiro Branco, dedicado à conscientização sobre saúde mental, reforça a importância de ampliar o debate público sobre temas ainda cercados de estigma, como a internação psiquiátrica. De acordo com dados do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, divulgado recentemente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cerca de 310 mil internações psiquiátricas foram realizadas em 2024 por planos de saúde, o equivalente a 3,4% do total de internações. O índice apresenta crescimento gradual desde 2019, quando representava 2,4%, evidenciando a ampliação da busca por cuidado especializado em saúde mental no setor privado.
Para o psiquiatra Leonardo Lessa, doutor em Saúde Pública pela Fiocruz e diretor do Hospital Casa Menssana, referência em saúde mental no Rio de Janeiro, falar abertamente sobre o tema é fundamental para promover acolhimento, acesso ao tratamento e recuperação.
“A internação psiquiátrica ainda é vista por muitos como um último recurso ou como sinônimo de exclusão. Precisamos desmistificar essa ideia. Em muitos casos, ela representa proteção, alívio do sofrimento e a possibilidade real de reorganização da vida psíquica. Desestigmatizar a internação psiquiátrica é um passo essencial para que as pessoas procurem ajuda sem medo ou culpa. Quando o cuidado é humanizado, técnico e centrado no paciente, a internação deixa de ser ruptura e passa a ser uma ponte para a recuperação”, afirma o especialista.
Entusiasta do conceito de recuperação sustentável, especialmente em quadros de maior gravidade em sofrimento mental, o médico destaca a importância de estratégias terapêuticas contínuas e da participação ativa da família em todo o processo.
“Cuidar vai muito além do controle de sintomas. Envolve oferecer suporte terapêutico consistente, atividades de convivência e estímulo à autonomia. A inclusão sistemática dos familiares ao longo das etapas de cuidado é um componente clínico essencial em saúde mental, pois contribui para maior adesão ao tratamento, redução de recaídas e fortalecimento das redes de suporte necessárias à reabilitação psicossocial do paciente”, explica o Dr. Leonardo Lessa.
Com estrutura completa, abordagem multiprofissional e excelência terapêutica, o Hospital Casa Menssana atua sob o preceito do cuidado integral, com foco em segurança, acolhimento, bem-estar emocional e reabilitação contínua. Entre seus diferenciais estão a emergência 24 horas exclusiva em saúde mental, internação em ambientes terapêuticos planejados e equipe multiprofissional especializada, composta por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros especialistas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais. O hospital também oferece atendimento ambulatorial integrado, com consultas, psicoterapia e acompanhamento contínuo.
Fonte dados da ANS:
https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/numeros-do-setor/planos-de-saude-realizaram-1-94-bilhao-de-procedimentos-em-2024
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário