Black Friday 2023 e Inteligência Artificial: o que esperar dessa união?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laila Pereira

A Black Friday virou um fenômeno global, uma época importante para promoções e descontos, marcando o início da temporada de compras de fim de ano. Sendo um evento sazonal, a data casa bem com o assunto do momento: inteligência artificial (IA), campo que oferece diversas oportunidades para empresas que vendem tanto para o público final quanto para as indústrias.

As empresas que adotam tecnologias que utilizam inteligência artificial para tornar suas decisões mais orientadas por dados conseguem mais assertividade, sem deixar margem para “achismos” e ações que não são efetivas para o sucesso do seu negócio. Como é o caso da Infracommerce, empresa responsável pela estrutura, gestão e operação de e-commerce de mais de 700 grandes marcas brasileiras, que recentemente, lançou uma nova versão da sua ferramenta de Business Analytics que aumenta consideravelmente o nível de excelência de serviço aos clientes de Full Commerce de todos os segmentos que a empresa atende.

A novidade busca solucionar dores crônicas do mercado de forma ágil e usa Inteligência Artificial para gerenciar dados, criar insights e ajudar as marcas a enxergarem com clareza toda a operação por trás do e-commerce. Com ela, é possível tomar decisões baseadas em dados detalhados de estoque, pedidos, logística, devoluções, pagamentos, jornada completa, e por aí vai, com filtros avançados de período, região, etapas da venda e etc.

“Entre outros benefícios, a IA pode fazer com que as marcas consigam controlar melhor o estoque, aumentar as vendas e aprimorar a experiência do cliente, a ponto de, inclusive, motivar a sua fidelização após o evento”, explica Terence Talbot, Head Comercial da Infra.Data na Infracommerce.

Pensando nesse cenário, Terence listou abaixo algumas tecnologias de IA que podem impactar positivamente as vendas online durante a Black Friday 2023 e claro, que a Infracommerce oferece:

Previsão de demanda

Nada melhor do que ter um estoque preparado com os produtos que terão mais saída na Black Friday – aqueles que as marcas têm certeza de que serão os mais vendidos, levando em consideração inclusive as preferências regionais dos clientes. E, nesse quesito, a IA pode ser o diferencial, particularmente em datas pontuais, como a Black Friday. Com ela, é possível fazer a previsão de demanda com alta acurácia e, ainda, contar com sugestões de distribuição e abastecimento de estoque ótimos. O resultado dessa estratégia é um aumento de vendas e market share, redução de excessos de estoques e maior satisfação e fidelização do cliente.

Estabelecimento de preço dinâmico

Esse recurso permite a variação de preço em diversos pontos da jornada de compra e com base em IA, para que uma loja online ganhe competitividade de mercado. Entre os fatores que podem influenciar o preço dinâmico estão: análise de preços da concorrência, aprendizado de comportamento do consumidor, níveis de estoques e margem de lucro.

Recomendações de produtos

Entendendo o comportamento de compra do cliente, é possível recomendar produtos específicos para um público determinado, que tem maior potencial de adquirir aquele item ofertado. Isso pode aumentar a rentabilidade da loja e o ticket médio, uma vez que o consumidor é atraído por essa personalização e exclusividade da experiência.“Nosso algoritmo de IA consegue criar cluster de clientes e dessa forma, conseguimos criar e sugerir combos e vendas mais assertivas. Além disso, por meio da IA, oferecemos uma inteligência de abastecimento dos estoques dos nossos clientes, ou seja, evitando qualquer indisponibilidade de produto”, complementa.

Conteúdo personalizado

Falando em personalização, junte todos os dados e insights levantados pela solução de IA para criar comunicações para cada segmentação de clientes. Essa estratégia de marketing pode ser aplicada em frentes como e-mail e redes sociais. Lembre-se de que a Black Friday é a chance das marcas conquistarem um público que, possivelmente, não conhecia ou chegaria à sua loja em outra ocasião. “Nosso algoritmo de IA consegue criar cluster de clientes e dessa forma, conseguimos criar e sugerir combos e vendas mais assertivas”, complementa.

Chatbots com IA

O atendimento ao cliente é um ponto importante na Black Friday, assim como é durante o ano todo. Nesse ponto, a inteligência artificial pode ajudar com a implementação de chatbot direto na loja online e no atendimento via WhatsApp. Seguindo um roteiro, com perguntas e respostas pré-estabelecidas, essa automação otimiza o processo e deixa o canal aberto para tirar dúvidas dos clientes 24 horas por dia e sete dias por semana.

“A inteligência artificial é uma realidade e vem revolucionando a relação das marcas com os clientes, desempenhando um papel fundamental em aumentar as vendas durante eventos sazonais como a Black Friday, melhorando a eficiência operacional, e personalizando a experiência do cliente”, finaliza Talbot.
Sobre a Infracommerce

A Infracommerce é pioneira e líder em Full Commerce. É o maior ecossistema independente e integrado que combina tecnologia, serviços e infraestrutura para digitalizar canais de vendas. A companhia entende a estratégia dos clientes e operacionaliza soluções completas e modulares para garantir que eles entreguem a melhor experiência aos seus consumidores. Com presença também no México, Colômbia, Chile, Argentina, Panamá, Peru e Uruguai, e mais de 4.000 funcionários, desde maio de 2021, a empresa se encontra listada na Bolsa de Valores com o nome do papel como “IFCM3”. Reconhecida como parceira de excelência e eficiência; executa, opera e viabiliza a aceleração das vendas digitais no Brasil e na América Latina. Para mais informações, visite aqui.