Brasil,

5 iniciativas com foco em impulsionar mulheres no ecossistema de inovação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fabiana Ramos_CEO da PinePR_Crédito da imagem_ Leo Franco_01 Fabiana Ramos_CEO da PinePR_Crédito da imagem_ Leo Franco_01

Empresas como PinePR, Jobecam, B2Mamy, BossaBox e Cuponeria se comprometem em levar mais equidade para o mercado

O ecossistema de inovação ainda caminha a passos lentos da igualdade entre gênero e é possível notar os desdobramentos da falta de equidade no mercado. Segundo o Panorama Mulheres 2023, estudo feito pelo Talenses Group com o Insper, de 2019 a 2022, as mulheres passaram de 13% a 17% dos CEOs do país. Ainda assim, de acordo com a pesquisa, quanto maior a empresa, menor a participação de mulheres na liderança

Ao olhar para a diferença de remuneração entre este público, por exemplo, é possível notar que embora a desproporção estivesse em queda até 2020, a disparidade voltou a subir no Brasil e atingiu 22% no fim de 2022, afirma o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao olhar para as captações, segundo o estudo da Universidade de Columbia e da Harvard Business School, líderes masculinos recebem 7 vezes mais investimentos do que mulheres.

Na contramão desse movimento do ecossistema, 5 empresas têm impulsionado a força feminina à frente dos negócios, algumas que se destacam:

PinePR:

Gerida por Fabiana Ramos, a PinePR é a agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia com atuação dentro e fora do Brasil, lançou neste ano a iniciativa Web Summit Experience (WSE), primeira iniciativa do programa Women in Innovation (WIN), com foco em executivas, lideranças femininas e empreendedoras do mercado de inovação e empreendedorismo. O objetivo da ação é fortalecer a comunidade de profissionais mulheres líderes em seus segmentos para promover a troca e o aprofundamento das discussões em torno de temas ligados à inovação tecnológica e de negócios.

Atualmente a agência conta com mais de 80% de mulheres em cargos de liderança e este foi um dos fatores que influenciaram a agência a promover o impulsionamento de lideranças femininas no ecossistema, diz a CEO. “Na PinePR temos uma cultura muito forte de desenvolvimento, levar essa cultura para o mercado e para líderes, que assim como eu, sentem vontade de aprender, de se conectar e de estar no centro das principais conversas do ecossistema é uma honra”, afirma Fabiana Ramos, CEO da agência de PR.

Jobecam:

A Jobecam é uma startup de seleção de talentos que foi idealizada em 2016, pela nordestina Cammila Yochabell. Referência no setor de seleção e D&I, a HRTech torna os processos seletivos mais diversos, justos e eficientes por meio da tecnologia de vídeo. A plataforma desenvolvida aumenta em cerca de 70% a diversidade nas empresas e contratações e otimiza o processo em mais de 80%, economizando tempo e dinheiro, tanto para as pessoas candidatas, como recrutadoras. Realizadas com total sigilo da voz e aparência dos talentos, as vídeo-entrevistas são o grande diferencial da empresa, uma vez que focam totalmente nas reais habilidades, diminuindo qualquer percepção inconsciente.

A HRTech já auxiliou mais de 200 mil pessoas candidatas, conquistou o Selo de

Direitos Humanos e Diversidade pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e

Cidadania de São Paulo (SMDHC), e participou do Fórum Global de Inclusão 2022, como a única HRTech brasileira representando o país. Também foi responsável por aumentar em 30% a contratação de mulheres no banco Bradesco.

B2Mamy:

A B2Mamy é uma comunidade especialista em cuidar de quem cuida, e conecta mães e mulheres ao ecossistema tornando-as líderes e livres economicamente por meio de educação, empregabilidade e pertencimento. Com um modelo de negócio B2B2C, a empresa atua unindo grandes marcas que desejam investir em impacto social com a comunidade. Desde 2016, apoia o desenvolvimento de negócios inovadores fundados e liderados por mães, capacitando mais de 100 mil mulheres nos programas de educação e movimentando mais de 16 milhões de reais dentro da rede. Para impulsionar a presença feminina no ecossistema de inovação e ajudar as mães e mulheres a se desenvolverem sem terem que abrir mão da sua família, a empresa criou, em 2019, a Casa B2Mamy. Localizado no coração do bairro de Pinheiros, um dos principais bairros de São Paulo, o espaço é o primeiro hub de inovação family friendly do Brasil. E oferece suporte pedagógico especializado para as crianças enquanto as mães se conectam e estruturam suas startups.

Além disso, a empresa também lançou a B2Mamy Academy, primeira plataforma de aprendizagem em comunidade. O objetivo do lançamento é conectar a comunidade de mães do mundo todo e trazer soluções para facilitar a sua jornada. A plataforma tem uma curadoria focada em seu público, e engloba mais de 63 aulas e trilhas de capacitação gravadas e transmissões ao vivo cobrindo tópicos diversos, desde saúde mental e física, carreira, geração de renda e planejamento familiar.

“Pertencer a uma comunidade corta caminho, traz novas formas de pensar e construir o seu repertório. Não há nada mais potente do que estar em uma comunidade que tem como cultura o dar e receber. Quem é membro da nossa, sabe que é preciso ajudar de maneira prática quem está nela. Com uma mentoria, conteúdo, dicas de fornecedor, consumindo seu produto, passando uma vaga de emprego e o mais importante. Validar seus medos, dar um abraço longo e ter uma escuta ativa”, afirma Dani Junco, fundadora e CEO da B2Mamy,

BossaBox:

Seguindo a onda de crescimento de mulheres na área de tecnologia de acordo com os dados do estudo “Women in Tech 2022”, realizado pela BairesDev, a Bossabox, que aloca e gerencia squads sob demanda, teve um aumento de 67% de mulheres que fazem parte da sua base de profissionais de tecnologia e produto. Um exemplo disso é a Jéssica Muniz, co-fundadora e head de operações da startup.

Após um pouco mais de dois anos de atuação na empresa, a executiva assumiu o desafio de encontrar os melhores profissionais para compor o time da startup, aumentar a diversidade e garantir que elas estejam no lugar ideal para alcançar sua performance.

Fundada em 2017, a BossaBox, que acaba de ser listada entre as empresas mais promissoras do ecossistema de inovação pelo 100 Startups to Watch 2023, é referência no modelo de squads-as-a-service no Brasil, em que monta e gerencia times de tecnologia, produto e design sob demanda e de forma ágil para desenvolver produtos digitais de seus parceiros. Em seus 6 anos de trajetória, já atuou em mais de 120 projetos com mais de 80 médias e grandes empresas com produtos inovadores, como: H&P, Grafeno, loja integrada, Housi e Unimed.

“A BossaBox acredita que o poder de transformar o mundo está nas mãos das pessoas e, por isso, tem como missão o empoderamento de profissionais, como aconteceu comigo, que comecei estagiária e me tornei sócia e head de operações”, pontua Jéssica Muniz, sócia e head de operações da BossaBox.

Cuponeria

A Cuponeria Loyalty foi fundada por Nara Iachan (Forbes Under 30), com o intuito de introduzir a cultura de cupons no Brasil. Hoje, a startup investida pelo Google, Bradesco e ACE ajuda grandes empresas como Bradesco, Elo e Ticket, a fidelizar clientes. A CMO e fundadora, aponta a necessidade de mais mulheres em empresas que atuam na área de tecnologia, principalmente em cargos mais altos. Por isso, a empresa tem como iniciativa e foco contratar mulheres para posições de liderança dentro da Cuponeria, que hoje são 50% das líderes.

“Atuar no mercado de tecnologia e no posto de líder é uma tarefa árdua e de conscientização diária do setor. Temos muito orgulho de caminhar contra o mercado e ter 50% de líderes mulheres em nossa empresa, embora não seja a realidade do ecossistema. Por isso, não é somente uma pauta muito importante para mim como mulher, mas principalmente como CMO da Cuponeria”, comenta a CMO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar