Brasil,

TOKIO MARINE incentiva energias renováveis no Brasil (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SEGS : MARIA CECÍLIA TEGAMI
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagens : Divulgação Imagens : Divulgação

Companhia promoveu evento para destacar potencial energético no Brasil, destacando o Seguro de Energia Sustentável Integrada com selo ESG

O conceito de seguros com foco em ESG tem ganhado cada vez mais relevância em todo o mundo, pois reflete uma preocupação crescente com a sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa. Pensando nisso, a Tokio Marine Seguradora promoveu na última quarta-feira (19), o “Expertise Energia Renovável”, evento que contou com a participação de especialistas sobre o tema, corretores e clientes de Produtos Pessoa Jurídica. Na oportunidade, destacaram-se as mudanças no mercado de energia e formas de proteção para fontes de energias renováveis.

José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine Seguradora, esteve presente e abriu o evento, destacando o posicionamento estratégico da companhia. Ferrara ressaltou ainda a pluralidade de produtos da companhia. “Temos um portfólio completo para atender todas as necessidades. Nos últimos 12 anos, evoluímos muito em faturamento, com média de crescimento anual de 17%. Em 2011, fechamos com R$ 1 bilhão de prêmios. No último ano (jun/22 a jun/23), arrecadamos R$ 11 bilhões. Isso é a prova de que o nosso mercado está constantemente em expansão, o que nos gera diversas oportunidades de negócios e de desenvolvimento de produtos”, afirmou ele.

O Brasil é um país com grande potencial energético e é conhecido por possuir uma matriz energética diversificada, com destaque para algumas fontes de energias renováveis. Investir em fontes renováveis é essencial para a sustentabilidade ambiental e para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O evento trouxe diversos nomes importantes do setor de energia para apresentar o mercado e as oportunidades que ele oferece. “O Estado de São Paulo é um celeiro para os investimentos de energias renováveis”, afirmou Marisa Maia de Barros, subsecretária de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, que apresentou o Plano Estadual de Energia 2050 do Estado de São Paulo.

Mas os melhores ventos do Brasil estão no Sul e no Nordeste, com destaque para Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. “A diferença é que o vento no Nordeste é constante. No Sul muda muito de direção. Por isso o Nordeste tem um desempenho melhor. Isso se traduz que a energia pode ser vendida por um preço melhor. Há pouco tempo, o nordeste era importador de energia. Hoje, é exportador”, informou Sandro Yamamoto, diretor Técnico da ABEEólica.

A energia fotovoltaica solar cresceu significativamente na última década. “Está entre os 10 países líderes em energia solar fotovoltaica”, destacou Bárbara Rubim, vice-presidente do Conselho de Administração da Absolar.

O seguro para energias renováveis é uma forma de proteção financeira que cobre os riscos associados à operação e instalação de projetos de energia limpa. São produtos projetados para atender às necessidades específicas dessas indústrias, pois envolvem características e riscos diferentes dos projetos de energia convencional.

Devido à natureza inovadora e específica desses projetos, é importante que os seguros sejam customizados para atender às necessidades individuais de cada empreendimento de energia renovável. As seguradoras especializadas nesse setor podem fornecer soluções adequadas para garantir a segurança e a viabilidade desses empreendimentos.

Pensando neste mercado, a Tokio Marine lançou um produto de Seguro de Energia Sustentável Integrada, produto que faz parte da carteira de Produtos Corporativos da seguradora. “É importante entender que em todos os passos de uma planta eólica ou voltaica, vocês estarão cobertos com os produtos da companhia”, disse José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine Seguradora. “A energia verde é o grande desafio do mundo. Temos tido experiências no Norte e Nordeste do Brasil de empresários produzindo e estocando energia. O País cresce em energia renovável. Todos estão interessados no investimento dessa energia”, acrescentou.

O produto Seguro de Energia Sustentável Integrada é exclusivo da companhia, e visa à proteção de empreendimentos de energia sustentável desde a construção, até o 1º ano de operação, sem discutir a causa do sinistro, uma vez que a seguradora está presente em todas as fases. “Não existe quebra de vigência. O seguro cobre qualquer dano causado no primeiro ano de operação. Ele tem muito valor agregado para esse tipo de projeto”, anunciou Felipe Smith, diretor-executivo de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine.

O produto também já inclui o gerenciamento dos riscos, em parceria com a Clir, que oferece um ótimo trabalho para o cliente e a seguradora. “Entendo que temos um desafio imenso pela frente, e que nós somos, sem dúvidas, uma parte importante na solução desse desafio. Observamos que, de acordo com o nosso conhecimento, 75% dos sinistros relacionados à energia eólica e solar são evitáveis. A solução não é aumentar o preço para o cliente, mas reduzir o risco”, disse Lucas Becker, country manager da Clir do Brasil.

Becker ainda completa que a metodologia da Clir Risk se dá na subscrição, onde buscar entender o risco do cliente em relação ao mercado, criar ações de mitigação e fazer um acompanhamento do cliente orientando-o seguir as melhores práticas desde o início.

Sandro Yamamoto, diretor Técnico da ABEEólica acredita que o Hidrogênio Verde é o combustível do futuro. “O Brasil tem o potencial de ser o fornecedor de combustível renovável para o mundo. As fábricas de hidrogênio também vão precisar de seguro”.

Felipe Smith, Diretor executivo de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine, frisou a importância de se especializar no assunto, falou sobre os riscos de implementação e operacional nos projetos de energia sustentável, e quais coberturas a empresa oferece para o segmento. “Apesar de complexo, os corretores de seguros devem se especializar nessa área. Hoje pudemos ver o potencial desse mercado, e para garantir o futuro da energia limpa precisamos oferecer soluções, que apesar de complexas, atendam as necessidades de todos os agentes do setor. O nosso produto cobre riscos da construção e operação dessas usinas. Além disso, oferecemos o serviço de consultoria de risco da Clir, pois apostamos no gerenciamento de risco para proteger o segurado e a nossa operação, garantindo uma melhor performance”, finalizou.

Smith destacou, por fim, a visão de mercado da companhia, ao lançar um produto exclusivo. “A gente lançou aqui uma nova visão do mercado, acredito que ninguém tem no mercado hoje, uma visão única do projeto, tem vários seguros envolvidos, todos são importantes. A gente analisa todos eles, conversamos com a área de produtos, olhando o projeto como um todo e fazemos uma análise sobre todos os riscos de seguro envolvidos. Esse é um diferencial que hoje a Tokio tem”, finalizou.

Para maiores informações sobre este e outros produtos oferecidos pela Tokio Marine Seguradora, entre em contato com um corretor ou acesse o site www.tokiomarine.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar