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Três estratégias que marcas e famosos podem aderir para recuperar a imagem após uma crise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Vieira
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Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1) -Créditos: Divulgação Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1) -Créditos: Divulgação

Igor Amieiro, fundador da Agência Aquarium, revela dicas essenciais para as diversas empresas e figuras públicas que se envolvem em polêmicas e precisam limpar a reputação diante do mercado e do público

O cuidado com a imagem de uma marca e/ou empresa é um dos aspectos fundamentais para que o produto ou serviço que ela oferece tenha mais valor e qualidade no mercado. Recentemente, uma notícia polêmica veio à tona a respeito da Americanas, loja do varejo que teve um rombo financeiro de bilhões de reais. Isso prejudicou não somente o lucro da empresa, como também a sua imagem, ou seja, como o consumidor via a marca, após os diversos “memes” nas redes sociais e deboches sobre o assunto. Seguindo por outra vertente, a crise de imagem pessoal também é algo delicado e que precisa de uma boa estratégia para a recuperação. Bastante comum, principalmente, com participantes de realities shows, as crises acontecem com pessoas que se envolvem em polêmicas, as quais podem afetar drasticamente a suas carreiras, como foi o caso de alguns ex-BBBs, como Karol Conká (2021), Jade Picon (2022) e Gabriel Tavares, participante da edição de 2023 do programa.

Saber contornar situações de crise é ideal, como foi o caso de Virgínia Fonseca, influenciadora digital que teve sua imagem e a da sua marca Wepink comprometidas após uma grande polêmica em relação aos efeitos e à fórmula do seu produto, uma base que prometia ser resistente à água, com alta fixação e cobertura, textura aveludada e uma série de benefícios para a pele, o que ela chamou de dermomake. Uma série de testes e reviews criticando o produto foi postada por diversas outras influenciadoras de beleza. Porém, além de não se abalar e seguir falando do produto e seus benefícios diariamente em seu perfil, semanas após o ocorrido, no dia 16 de abril, a influencer fez uma live de 13 horas no Instagram, onde disse ter vendido, só ali, R$22 milhões em produtos. “Isso, junto com todas as ações realizadas por ela, desde o lançamento do produto, reforçou e ainda fez expandir seu laço de confiança com os clientes e, além disso, agregar, ainda mais, valor à sua marca e ao seu nome como um todo”, explica Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em gestão e construção de marcas.

Construir uma boa imagem é importante tanto para a vida pessoal, quanto para uma empresa pois, além de agregar valor, fortalece uma marca ou uma personalidade, trazendo, assim, mais confiança por parte dela com o público. “É válido sempre lembrar que uma boa reputação deve ser preservada depois de construída. Afinal, mesmo depois de muito tempo, as impressões do público sobre a marca ou a pessoa podem mudar e se tornarem negativas ou positivas”, comenta Igor. Pensando, então, em todas as dificuldades e dúvidas que podem surgir sobre esse assunto, o especialista listou algumas estratégias fundamentais e que servem tanto para empresas, quanto para famosos que buscam se recuperar após uma crise. Confira, a seguir, quais são elas:

1. Trabalhe a confiança do público em sua marca ou personalidade

Primeiro, é necessário entender que, de certa forma, ser famoso é também possuir uma marca, ainda que essa marca seja a sua imagem, e que é preciso trabalhar isso da mesma forma com que se faz com uma empresa, como, por exemplo, construir estratégias de marketing focadas na confiança do público, que já a acompanhava antes mesmo de uma polêmica ou crise. “Assim como em uma empresa, a confiança do público não volta naturalmente. Quando se trata de um famoso, ela precisa ser estimulada por estratégias de comunicação, associadas a ações positivas e ao comportamento daquele negócio ou pessoa. Portanto, quanto mais transparente, mais o público acredita e valoriza essas ações”, pontua o especialista.

2. Uma boa comunicação pode melhorar a reputação

Esse é um ponto que deve ser visto com muita atenção para melhorar uma imagem. Da mesma forma que fica ruim para alguém que acabou de sair em uma polêmica fugir de determinado assunto, é também errado uma empresa não comentar sobre seu momento de crise para o cliente. Afinal, é a comunicação que vai construir o valor e o reconhecimento do público para com ela. Para Amieiro, ser estratégico no momento de falar do problema é essencial. “Na medida em que o problema é exposto, o público que consome aquela marca ou interage com aquele famoso vai entender, de fato, o que aconteceu e tirar suas próprias conclusões, sejam elas boas ou ruins. Por isso, é importante ser estratégico nesse momento, porque é assim que se gera mais confiança e espaço dentro do mercado” ressalta.

3. Não deixe que a trajetória caia no esquecimento

Contar sobre as dificuldades e, principalmente, as conquistas traz audiência e interesse das pessoas. Seja uma marca ou um famoso, a visibilidade também conta como imagem e repercutir ela de uma boa forma é de extrema importância. “Assim como as pessoas públicas, marcas também têm histórias e falar delas é fundamental. Isso ajuda a trazer o reconhecimento e a conexão emocional com o público. Mantendo-os mais próximos, além de engajar essas pessoas, ela consegue humanizar ainda mais essa imagem, fazendo com que o público se envolva e também participe daquela trajetória”, finaliza o empresário.

Sobre a Aquarium

Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão: A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, PTC Therapeutics, Colégio Augusto Laranja, entre outros.


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