Pesquisa revela quais as preferências dentro do trabalho híbrido
Levantamento do Departamento Trabalhista da Andersen Ballão Advocacia mostra que metade das empresas ouvidas retornou 100% ao presencial
De um lado, o trabalhador descobriu como ser produtivo sem sair de casa. De outro, as empresas preferem manter perto de si todas as equipes. Como conciliar a realidade do trabalho híbrido, que veio para ficar, e as necessidades organizacionais?
De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Departamento Trabalhista da Andersen Ballão Advocacia com empresas dos setores de óleo e gás, infraestrutura, automotivo, metalurgia, indústria moveleira e tecnologia da informação, 50% retomaram o trabalho presencial de forma integral ao longo de 2022.
As demais implantaram o sistema híbrido: 33% dos funcionários das empresas ouvidas vão ao escritório apenas 2 vezes por semana, enquanto 8,5% trabalham presencialmente 3 dias por semana, e outros 8,5% seguem outros arranjos. Foram ouvidos profissionais dos departamentos de Recursos Humanos das empresas.
“Entender a realidade dos ambientes de trabalho auxilia na tomada de decisões e no fortalecimento da segurança jurídica na relação entre empregadores e empregados”, avalia o gerente jurídico da ABA, Gil Justen Santana. Os aspectos jurídicos envolvidos, seja com mudanças formais de contrato ou não, devem ser conduzidos de forma transparente e com isonomia, para não privilegiar pessoas ou equipes.
Outras pesquisas, como a realizada pelo portal Vagas.com, mostram que, no mercado de trabalho brasileiro, 41% preferem o modelo híbrido; 34% preferem o presencial e o home office tem caído em desuso – com exceção para as gerações Y e Z, quem quase em sua totalidade prefere o trabalho a partir de casa.
“Em março entraremos no quarto ano de convivência com a covid, e essa continua sendo uma realidade que desafia as empresas a buscarem modelos de trabalho viáveis”, avalia Justen.
Sobre a Andersen Ballão Advocacia – Fundado em 1979, o escritório atua na prestação de serviços jurídicos nas áreas do Direito Empresarial e Comercial Internacional. Também possui sólida experiência em outros segmentos incluindo o Direito Tributário, Trabalhista, Societário, Aduaneiro, Ambiental, Arbitragem, Contencioso, Marítimo e Portuário. Atende empresas brasileiras e estrangeiras dos setores Agronegócios, Automotivo, Comércio Exterior, Energias, Florestal, Óleo e Gás, TI, e Terceiro Setor, dentre outros. Com a maioria dos especialistas jurídicos fluente nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, o escritório se destaca por uma orientação completa voltada para a ampla proteção dos interesses jurídicos de seus clientes e integra os rankings de melhores bancas Análise Advocacia 500 e Chambers & Partners.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário