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Sustentabilidade é um tema prioritário para a TOKIO MARINE em 2023 (Destaque)

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José Adalberto Ferrara, CEO da Tokio Marine Seguradora José Adalberto Ferrara, CEO da Tokio Marine Seguradora

Fonte: Sonho Seguro / Via Cqcs

José Adalberto Ferrara, CEO da seguradora Tokio Marine, é um executivo otimista por natureza. Acolhedor, abraça todos que se aproximam e sempre — sempre — tem um sorriso no rosto para qualquer tipo de abordagem. Essa característica pessoal faz a diferença para a equipe, 2,3 mil colaboradores, que comanda e também no relacionamento com seu principal canal de vendas, 37 mil corretores e assessorias. Em conversa com o Sonho Seguro, contou um pouco sobre o passado, o presente e o futuro. Acompanhe a entrevista.

Quais as perspectivas para encerrar 2022?

Acredito que o segundo semestre deve ser marcado pela recuperação da rentabilidade do mercado, muito impactada no primeiro semestre. O crescimento da Tokio Marine deve seguir em dois dígitos, acima do PIB Nominal. O seguro de Automóvel se mantém como o carro-chefe da Companhia, mas vislumbramos muitas oportunidades para o segmento Pessoa Jurídica, com a área de Property, e para a carteira de Pessoas, especialmente o Vida Individual. Este produto, lançado há cinco anos, cresceu 50% nos últimos três anos.

Quais as estratégias e ramos de seguros estão mais em evidência no radar para 2023?

Recentemente a Susep divulgou diretrizes para o marco regulatório de sustentabilidade do nosso setor, e esse é um tema que está entre as prioridades da Tokio Marine. Temos fortalecido cada vez mais nossa agenda ESG, por meio da iniciativa Tokio ESG, com o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, transparente e que use os recursos naturais de forma responsável.

Exemplo disso é que, no início do ano, lançamos nosso primeiro produto com Selo ESG: o Seguro Riscos Ambientais – Instalações Fixas, que contempla cobertura para acidentes que ocorram no local do risco e/ou migrem para além dos limites físicos da atividade segurada. Mais recentemente, apresentamos ao mercado um produto inédito para o setor de energia, que reúne, em uma única apólice, as coberturas de Riscos de Engenharia e Property. Com o seguro Energia Sustentável Integrada, projetamos, em 12 meses, um crescimento de 10% a 15% desse nicho na Companhia.

Já a nossa carteira de Pessoa Jurídica vem registrando recordes de produção nos últimos anos, o que reflete o aumento na percepção de risco pela sociedade e a maior conscientização da necessidade de proteção entre empresas – principalmente as Pequenas e Médias. Entre os fatores que explicam esta performance estão a nossa autonomia de gestão local, mesmo fazendo parte de um grupo internacional; e disponibilidade de buscar soluções às solicitações do Corretor. E os planos são de manter essa linha de atuação.

Ainda nesse segmento, o aumento dos crimes digitais, envolvendo tanto Pessoas Físicas quanto Jurídicas – como roubo de dados cadastrais; transações irregulares – PIX; ransonware e ataques hacker -, vão aumentar as questões em torno de cyber segurança, o que é uma oportunidade para a oferta de seguros contra riscos cibernéticos, por exemplo.

Outros produtos que devem continuar aquecidos em 2023 são o Seguro de Vida, por conta da maior prevenção e cuidado das pessoas com a saúde, em decorrência da própria pandemia, e o Seguro de Transportes, baseado na produtividade do setor do agronegócio e da consolidação do e-commerce nos hábitos de compra do brasileiro.

Qual o impacto nos resultados da companhia com o atual cenário macroeconômico de juros altos, inflação resistente e perda do poder de compra dos consumidores?

Enfrentamos momentos realmente desafiadores nos últimos dois anos, mas a Tokio Marine, com muita resiliência, motivação do time de 2,3 mil colaboradores e relacionamento estreito com mais de 37 mil corretores e assessorias, tem demonstrado a força de sua de atuação na indústria de seguros do Brasil.

E o que é mais importante, em minha avaliação, é o crescimento que o mercado de seguros tem registrado como um todo. Temos um mercado de seguros bastante maduro no País, cujos atores têm plena noção do papel que exercem, sem espaço para amadorismo ou ações inconsequentes.

Um dos efeitos da pandemia foi o aumento do interesse em relação à proteção e ao planejamento financeiro. E de forma geral, esse novo olhar para os benefícios do seguro vem ampliando as oportunidades para o nosso setor.

Claro que os efeitos da crise sanitária sobre a economia ainda são evidentes e é necessário um grande esforço, tanto das empresas quanto do governo, para retomar o crescimento e o poder de compra. Como sou bastante otimista, tenho certeza de que venceremos este desafio.

Os efeitos da pandemia ainda aparecem nos resultados da seguradora em 2021 e 2022?

Em 2021, registramos, até então, o melhor desempenho da história da Tokio Marine no Brasil, com um crescimento de 15,5% em relação ao ano anterior. A produção alcançou R$ 7,53 bilhões em Prêmios Emitidos, contra os R$ 6,52 bilhões de 2020. E isso, vale lembrar, ocorreu mesmo com a nossa decisão de indenizar os sinistros de Covid-19.

E a excelente notícia é que mantivemos o ritmo e a nossa capacidade de adaptação ao cenário econômico e no primeiro semestre deste ano, crescemos 42% em relação aos seis primeiros meses de 2021, o que é digno de celebração. Neste período, a produção foi de R$ 5,14 bilhões em prêmios emitidos e o Índice Combinado de 99,2%, o que chancela a força dos negócios da Tokio Marine no Brasil. Vale citar ainda que os Sinistros Pagos chegaram ao montante de R$ 2,54 bilhões nos seis primeiros meses do ano.

Apenas em junho deste ano, atingimos R$ 938 milhões de produção – o melhor mês da companhia em 63 anos de presença no Brasil. Nos últimos 12 meses, acumulamos R$ 8,9 bilhões em prêmios. Seguimos confiantes e trabalhando arduamente para cumprir o plano estratégico Tokio Inova, cujo principal objetivo é o atingir da marca de R$ 10 bilhões de prêmios até 2024.

O que mudou na estratégia com as perdas em automóvel e rural e vendas mais comedidas em outros ramos? Entrou em novos nichos? Em novas regiões? Em novos canais de vendas? Quais?

Sobre o mercado de Automóvel, apesar de todas as variáveis que impactaram o ramo, como a escassez e, consequentemente, o aumento no preço das peças e dos serviços prestados pelas oficinas, mantivemos um resultado bastante expressivo na carteira. Durante o período mais severo da pandemia, inclusive, registramos um incremento de 500 mil veículos em nossa base. Como consequência do trabalho integrado entre as áreas de Produto e Comercial, acabamos de alcançar o marco de 2,5 milhões de veículos segurados, o que nos consolida como a terceira maior frota do País.

Vale registrar ainda que, mesmo com inflação, desemprego e queda no poder aquisitivo, também observamos o crescimento do mercado de carros usados. Dessa forma, disponibilizamos um mix de produtos capaz de atender as necessidades dos mais diferentes perfis de Clientes. Iniciamos o ano com o lançamento do Tokio Marine Auto Econômico, um produto completo, amparado pelas novas diretrizes da Susep, e com preço cerca de 30% mais baixo em relação ao seguro tradicional. Na sequência, lançamos o Auto Você Escolhe, com coberturas essenciais e assistência 24h, além de contratação simplificada e digital.

No caso do Seguro Rural, o mercado como um todo vem sofrendo com a intensidade dos eventos climáticos que têm atingido o Brasil, em especial a região Sul, como fortes chuvas, inundações e secas. Mas mesmo diante desse cenário de alta sinistralidade, temos como estratégia diversificar a nossa comercialização para outras regiões e canais.

Tem no radar fusões e aquisições para ganhar escala?

Estamos sempre atentos às oportunidades de mercado, mas para ganhar escala e manter a excelência nos serviços prestados aos nossos Parceiros de Negócios e Segurados, mantemos a estratégia de crescer de forma orgânica. Desta forma, continuamos investindo em inovação e diversificação do portfólio.


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