10 dicas para tornar o ambiente de trabalho acolhedor e promover o bem-estar da equipe

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sarah Dias

*Juliana Dimario, Head de Pessoas e Cultura da CBYK

Já não é nenhuma novidade dizer quanto o bem-estar dos colaboradores influencia, e muito, na produtividade, resultados e criatividade da equipe. Uma boa estratégia, que visa a comodidade e felicidade do time, além de ajudar a reter os colaboradores, ajuda na prevenção do presenteísmo e os dias perdidos por doenças.

A liderança, junto a área de gestão de pessoas, são responsáveis em pensar como melhorar o ambiente para o trabalho da equipe, e assim garantir que cada colaborador se sinta valorizado e cuidado. Segundo a OMS, o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. Outro ponto de atenção, é que desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo. Já eram quase 19 milhões de brasileiros com a qualidade de vida comprometida.

Após todo esse contexto, você ainda pode se perguntar o porquê as empresas devem se preocupar com o bem-estar dos seus colaboradores? Uma das muitas respostas que posso te dar é a de que uma pessoa feliz apresenta níveis mais elevados de produtividade, fecham em média 37% mais vendas, são mais eficazes em posição de liderança, recebem uma melhor avaliação, além de desenvolver os papéis com mais criatividade. Estes benefícios foram identificados em um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, com mais de 275 mil participantes e revelou que a felicidade leva ao sucesso em praticamente todos os âmbitos da vida, inclusive casamento, saúde, amizade, envolvimento comunitário, e em particular, nosso emprego, carreira e negócios.

Outro dado importante, foi publicado pelo Instituto Gallup revelou que 60% dos brasileiros apresentaram sentimentos de preocupação ao longo do dia em 2021.

Com todas essas informações, aponto algumas ações que podem colaborar para criar um ambiente harmonioso, acolhedor e promover o bem-estar integral dos colaboradores. São eles:

- Crie uma cultura voltada para pessoas e respeito mútuo. Uma empresa voltada para pessoas age de acordo com seu propósito o tempo todo, fazendo sempre a coisa certa, é preocupada em servir, cuidar e entender as necessidades dos colaboradores;

- Adote práticas que promovam o diálogo entre líder e liderado. Não precisa esperar o ciclo de desempenho para conversar. O famoso ”One on One" pode criar essa aproximação e abertura para falar como está a satisfação com o trabalho, desafios e conquistas, mas principalmente como o ser humano está. Estabeleça uma rotina que fique confortável para ambas as partes;

- Promova um ambiente acolhedor a cada reunião com os seus liderados, de modo que eles se sintam à vontade para expor suas opiniões com sinceridade. Utilize perguntas como: “Que pontos não foram falados que vocês consideram serem importantes para o andamento das atividades?”; “O que fazemos que podemos olhar com maior atenção?”;

- Promova a humildade situacional. Quando assumimos uma postura de quem não sabe tudo, mantemos a mente curiosa e aberta ao novo. Dessa maneira, aumenta a sinergia e conexão com a equipe, além de passar a mensagem que está tudo bem não saber tudo;

- Valorize e dê espaço para aprender com os erros. É importante não ter retaliações e enaltecer o aprendizado que foi compreendido caso algo dê errado, isso possibilita a criação de uma cultura de inovação e segurança;

- Em muitas áreas de trabalho no modelo home office ou híbrido é muito comum as famosas Dailys. Daily são reuniões diárias para melhorar a comunicação, identificar alguns pontos de atenção e repassar as atividades do dia. A dica é iniciar perguntando “com qual sentimento as pessoas estão chegando”, e frequentemente estimular a abertura da câmera. Isso possibilita perceber como está emocionalmente seu colaborador e mesmo que ele não seja claro, é possível identificar qualquer alteração emocional por meio da fisionomia;

- Cuide da qualidade de vida dos seus colaboradores. Você sabe o nível de felicidade e como está a saúde física e mental dos seus colaboradores? Crie rotinas para saber disso. Faça blitz de saúde para saber quais colaboradores estão com sobrepeso, realize pesquisas, crie rotinas de convivência como a ginástica laboral, meditação, ofereça conteúdo e conscientização sobre temas que influenciam a saúde como um todo;

- Aproxime-se de benefícios que ajudam a promover o bem-estar físico. Aqui vale os benefícios corporativos voltados para a saúde que oferecem, além de entrada para academias, acesso a aulas virtuais e aplicativos de atividades físicas, meditação, terapia e apoio nutricional;

- Celebre conquistas e aprendizados individuais e coletivos. Compartilhe o reconhecimento profissional, além de promover motivação, que é a válvula impulsionadora da produtividade, quem não gostar de ver que seu trabalho está trazendo resultados positivos para a empresa, além de ser agradável receber um elogio. Não poupe elogios!

- Respeite horários de pausas, almoços, início e fim da jornada de trabalho no modelo de home office. A dica aqui é os líderes atuarem por meio do exemplo sem marcar reuniões respeitando as pausas para descanso;

*Juliana Dimário Profissional de Marketing Institucional e Comunicação Corporativa, com mais de 12 anos de experiência atuando em empresas de grande porte e multinacionais, na área de engajamento e clima organizacional, branding, jornada de cliente, comunicação corporativa e marketing de produtos. Membro da Associação Brasileira de RH. Juliana é Head de Pessoas e Cultura da CBYK, com certificação Internacional em Psicologia Positiva pelo WholeBeing Institute (em andamento), com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, e graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista.