Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista explica três fatores que podem influenciar na conta de energia empresarial

Imagem: Unsplash Imagem: Unsplash

Flutuações nas tarifas impactam cada vez mais o bolso do consumidor empresarial

Desde 2021, os brasileiros vêm enfrentando aumentos sucessivos e consideráveis na conta de energia elétrica. Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), de 2015 a 2021 a conta de energia acumulou alta de 114%.

Para o consumidor empresarial, o custo da energia elétrica impacta em uma série de questões, que vão da precificação do serviço ou produto oferecido aos clientes à margem de lucro e, consequentemente, o sucesso do negócio. São muitas variáveis, e as despesas com energia elétrica podem representar mais de 40% do custo de produção de uma companhia.

O analista de gestão energética da companhia Elétron Energy, Thiago Farias, aponta três fatores que podem influenciar na conta de energia empresarial, e como minimizar os impactos.

1) Demanda contratada

“Na demanda contratada é preciso ajustar o custo para evitar gastos desnecessários com a demanda não utilizada e nem a cobrança com a ultrapassagem de demanda, afinal o custo dessa ultrapassagem é de duas vezes o valor da tarifa” explica Thiago.

2) Energia reativa

“O excesso de energia reativa é prejudicial ao sistema elétrico. Por isso, as distribuidoras penalizam os consumidores quando há este excedente. Para evitar esta cobrança, o consumidor deve realizar a instalação e manutenção de bancos de capacitores.”, aponta o especialista.

3) Cobrança de multa e juros

“A cobrança de multa e juros por atraso no pagamento é mais um desses fatores. A distribuidora de energia deve disponibilizar seis datas de vencimento para que o consumidor possa efetuar o pagamento de sua fatura. Com isso, fica possível escolher uma data que melhor se encaixe ao fluxo de pagamento da empresa”, ressalta.

“A conta de energia elétrica do nosso país está entre as mais caras do planeta. Em 2014, estávamos em 11° lugar no ranking mundial. Em 2020 a situação declinou, e passamos a ocupar o 6° lugar”, destaca Thiago. “Por isso, se torna urgente repensar a forma de obtenção de energia, tanto economicamente quanto pelo olhar da sustentabilidade”.

Elétron Energy:

Presente no mercado desde 2012, a Elétron Energy oferece opções na comercialização, gestão e geração de energia, proporcionando eficiência e previsibilidade aos negócios. Com sede em Recife-PE e filiais em São Paulo-SP, Belém-PA, Maceió-AL e Manaus-AM, o GRUPO ELÉTRON ENERGY é formado pela Elétron Gestão, Elétron Power, Elétron Energy e Mercúria Comercializadora. Em 2019 foi eleita a 2ª melhor empresa de Energia Elétrica do Brasil, e passou a fazer parte do fundo Americano de investimentos Alothon Group LLC.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo