Brasil,

Especialistas dão dicas de como fazer a transição de técnico para gestor de TI

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Teresa Mazetto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Foto: divulgação Foto: divulgação

De acordo com recrutadora especializada em tecnologia, tanto empresa quanto funcionários precisam saber qual é o perfil de um líder na área

Quando o assunto é futuro do trabalho em tecnologia, o destaque fica com os dados que apontam a alta demanda por profissionais e a escassez de talentos que afeta o setor. Porém, com o avanço da digitalização das empresas, cresce também a expectativa de que o trabalho da TI se torne mais estratégico - e encontrar um profissional com as habilidades adequadas para preencher as vagas de gestão tem sido uma dificuldade para as empresas.

De acordo com a Global Leadership Forecast 2021, 55% dos CEOs que participaram da pesquisa afirmam que seu maior desafio é desenvolver a próxima geração de líderes e só 28% dos profissionais de RH pensam que a organização tem boas lideranças. Nesse sentido, Ana Paula Pogere, tech recruiter na Supero Tecnologia, empresa especializada na contratação de profissionais de TI, diz que saber reconhecer potenciais líderes entre os especialistas técnicos é um diferencial.

“É importante capacitar profissionais internos para assumir cargos de liderança e saber identificar aqueles que já possuem o perfil mas exercem outras funções”, pontua a especialista. De acordo com Pogere, é dever do RH observar tarefas do dia a dia, entender as motivações de cada profissional e estar ativamente mapeando perfis que se encaixam em funções estratégicas. Ela ressalta, porém, que há casos em que os próprios profissionais percebem que possuem interesse em liderança - e nesse caso também precisam saber quais atitudes tomar para assumir esses cargos.

Quando começou a atuar nos projetos da Supero Tecnologia em 2016, Matheus Jaschke já sabia que seu objetivo era migrar da área de desenvolvimento para a área de gestão. Hoje, seis anos depois, Jaschke é gestor de operações. Segundo ele, esse processo de transição de carreira começou enquanto cursava Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, quando identificou que poderia ter mais destaque profissional se seguisse o caminho da gestão.

"Na faculdade eu já trabalhava como desenvolvedor. Depois de cursar uma matéria sobre gestão de projetos, percebi que tinha muito interesse na área e, com isso, fui notando alguns diferenciais que possuía em relação aos meus colegas de trabalho e que me encaixavam em um perfil de liderança. Entre eles, a comunicação era uma característica bem forte. Foi a partir desse momento que passei a capacitar esse lado para eventualmente mudar o foco da minha carreira", explica.

Essa capacitação focou no desenvolvimento das hard e das soft skills - ou seja, Jaschke buscou evoluir tanto suas habilidades tangíveis quanto as subjetivas. Logo após concluir sua graduação, deu início a uma pós em gestão de projetos. Paralelamente, para melhorar a comunicação, desenvolver uma melhor visão para resolver problemas e ser mais flexível, participou de palestras, cursos e leu muitos livros da área.

"Enquanto fazia tudo isso, comunicava meus superiores sobre a vontade de migrar para a gestão. Seguia meu plano de desenvolvimento, sempre deixando meus objetivos claros. Assim, consegui conquistar confiança e mostrar que estava apto para a transição", conta. Desde então, atuou no cargo de gestão de projetos até chegar ao posto de gestor de operações, mais voltado para a área de pessoas.

“Pela minha experiência, sempre indico que aqueles que querem fazer essa transição devem estudar, focar bastante nas skills de liderança e deixar seus objetivos claros dentro da empresa em que atuam. Outro ponto importante é saber aproveitar as oportunidades, mesmo que suas habilidades estejam em construção. Assim, o profissional adquire confiança e transmite isso para seus superiores”, finaliza Jaschke.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar