Relatório de Sustentabilidade da NotreDame Intermédica 2021 destaca avanços em ESG

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura

pixabay pixabay

Com adoção de padrões alinhados às melhores práticas mundiais, a NotreDame Intermédica obteve a maior nota de uma empresa de saúde brasileira em plataforma mundial de ESG

A NotreDame Intermédica divulgou nesta quarta-feira, dia 04 de maio, a edição 2021 do seu Relatório de Sustentabilidade, reunindo os resultados dos projetos e iniciativas realizados ao longo do ano antes da fusão com o Hapvida, que está em curso desde o início de 2022, e vai criar o maior sistema de Saúde Suplementar do Brasil e da América Latina, com cerca de 15 milhões de beneficiários e mais de 68 mil colaboradores.

“A partir de 2023, o Relatório de Sustentabilidade irá reunir os dados de ambas as empresas e vai mostrar a força e os benefícios que a união de duas potências do segmento da saúde vai criar para colaboradores, sociedade, beneficiários, acionistas e meio ambiente”, aponta João Alceu Amoroso Lima, vice-presidente de ESG da NotreDame Intermédica, que também passa a responder pelo tema pela Hapvida, tendo em vista que a integração das áreas ligadas ao ESG de ambas as empresas já está em andamento.

O Relatório de Sustentabilidade 2021 da NotreDame Intermédica segue as diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative) e, em 2021, passou a monitorar e reportar os indicadores ESG de acordo com o Sustainability Accounting Standards Board (SASB), seguindo também o Standards Health Care Delivery e Managed Care, voltado às indústrias de prestação de serviços médicos e assistenciais, além dos padrões e critérios da TCFD (Task Force on Climate-Related Financial Disclosures). “Na prática, isso representa um alinhamento da Companhia às melhores práticas mundiais do ESG: um trabalho aprofundado na gestão de energia, resíduos, transparência, saúde e segurança do beneficiário e colaboradores, entre outros temas”, aponta João Alceu.

Foco na qualidade – Um dos destaques de 2021 foi a obtenção da nota de excelência no IDSS, com pontuação máxima nos critérios de qualidade em atenção à saúde e sustentabilidade. O IDSS é calculado com base nos dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e é um importante indicador de satisfação dos usuários.

Projetos para obtenção de certificados de acreditação de hospitais colaboraram para este reconhecimento. Hoje, são 25 Unidades acreditadas ONA, sendo que 9 obtiveram o selo em 2021, 2 hospitais acreditados QMENTUM e 1 hospital acreditado JC. No esforço de prestar o melhor atendimento durante a pandemia, a NotreDame Intermédica realizou mais de 1,5 milhão de atendimentos médicos via Telemedicina e continuou o trabalho de medicina preventiva, iniciativa desenvolvida de maneira pioneira desde 1982.

Em 2021, foram investidos R$ 65,8 milhões em iniciativas gratuitas de promoção da saúde para pacientes e 317 mil pessoas participaram dos programas de prevenção de doenças. O Programa de Medicina Preventiva ganhou mais adesões com a criação do Programa Síndrome Pós-Covid, com atendimento integral às pessoas que apresentaram sequelas após a infecção pela doença. Outro fator importante foi a captação de pacientes por meio de um modelo preditivo baseado em Health Technology para identificar e intervir precocemente em populações com alto risco de internação.

Mudanças climáticas – Assunto recorrente na Companhia, a preocupação com o futuro do planeta resultou, em 2021, na publicação da Política de Combate às Mudanças Climáticas da NotreDame Intermédica, um documento que fortalece a governança e aprimora as diretrizes para gestão de riscos e impactos das mudanças climáticas. A Companhia segue com projetos aderentes à Agenda 2030, aos 10 Princípios Universais do Pacto Global da ONU e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Por meio de programas institucionais e aplicação de novas tecnologias, estamos aumentando nossa eficiência operacional e reduzindo nossas emissões, demonstrando o engajamento neste esforço global de transição para uma economia de baixo carbono”, reforça João Alceu.

Outra novidade é que a NotreDame Intermédica iniciou o relato da governança, estratégia, gestão de risco, oportunidades e desempenho em carbono na plataforma mundial CDP Climate Change. “Fomos avaliados como B-, em uma escala de F a A, que é a maior nota de uma empresa brasileira em saúde”, destaca Alceu. “Para reforçar a transparência, disponibilizamos publicamente as respostas, que podem ser acessadas no site do CDP”, esclarece João Alceu.

O conjunto de ações voltadas à redução das emissões levou a empresa a obter Selo Ouro no inventário de gases de efeito estufa (GEE) pelo segundo ano consecutivo e o reconhecimento da B3 em janeiro de 2022, que alçou a Companhia à seleta carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2). Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, as operações da Companhia foram carbono neutro: todas as emissões de GEE foram compensadas com a compra de créditos de carbono e certificados de energia renovável.

Ainda nesta linha, destaque para o investimento na construção de usinas solares, Serão seis usinas que atenderão a demanda de 60 Centros Clínicos, gerando cerca de 8350 MWh de energia limpa por ano, o equivalente ao consumo de mais de 2,7 mil residências.

Adicionalmente, a NotreDame Intermédica investiu R$ 11,2 milhões na gestão de resíduos, área que demanda atenção especial na área da saúde e exige padrões de excelência na gestão. Entre os destaques dos projetos implementados, estão: o Programa de Reciclagem de Cartões (crachás, carteirinha da operadora, cartões de banco em geral), que totalizou 621 kg de cartões destinados para reaproveitamento total, e o Projeto de Compostagem, implementado em todos os hospitais do Estado de São Paulo e que consiste na segregação de 100% dos resíduos orgânicos gerados nas cozinhas e refeitórios das Unidades. No total, 671 toneladas de resíduos foram destinadas para compostagem.

Diversidade e Inclusão – Lançado em 2020, o Programa de diversidade da NotreDame Intermédica foi fortalecido em 2021 com a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão e de cinco Grupos de Afinidades: Gênero, Étnico-racial, LGBTQIA+, PCD e Gerações. Formado por colaboradores voluntários, os grupos propuseram ações como o 1º Censo de Diversidade e Inclusão – que teve a participação de mais de 4,5 mil colaboradores e 134 médicos – e está sendo usado para sustentar o planejamento de ações em 2022.

Ainda na área interna, a NotreDame Intermédica investiu R$ 1,7 milhão em ações voltadas à educação de seus mais de 23 mil colaboradores. Foram 42,3 mil horas de treinamento em saúde e segurança promovidas em 2021, cinco vezes o total de horas de 2020. Como resultado, 100% dos colaboradores sensibilizados no tema Anticorrupção e atendimento de 100% da Lei Geral de Proteção de Dados. Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, a NotreDame Intermédica foi destacada como um “ótimo lugar para trabalhar” pela consultoria global GPTW.

Inovação – Reforçando o propósito de ser protagonista em inovação, a NotreDame Intermédica busca constantemente estar atualizada nas novas ferramentas tecnológicas, que ofereçam as melhores alternativas aos beneficiários. Parte deste trabalho é desenvolvido pelo Comitê de Inovação, formado por membros das áreas de operações, tecnologia, produtos e novos negócios. Entre os resultados práticos estão a digitalização dos prontuários, a modernização do sistema de agendamento e o investimento na healthtech NeuralMed, startup brasileira que tem como foco a otimização do tempo de atendimento e assertividade das decisões médicas por meio de inteligência artificial.

Outro exemplo de inovação é o Instituto de Pesquisa, estruturado para impulsionar a pesquisa científica e criar soluções para tornar a saúde de qualidade acessível a gerações de brasileiros.