Brasil,

Como o onboarding digital abre portas para uma cultura de Compliance

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Com a implementação de ferramentas de onboarding digital, será possível construir uma estrutura operacional orientada a pilares de segurança, eficiência e agilidade nos processos

Por Luiz Penha*

Atualmente, a presença de políticas de Compliance no ambiente corporativo assume um aspecto prioritário para empresas alinhadas com os tempos que vivemos. Não há como negar a importância de se contar com artifícios que garantam a integridade e a segurança das atividades conduzidas internamente, resultando em uma cultura organizacional sem margem para erros e falhas críticas. Outra demanda que justifica um investimento abrangente em conformidade repousa na figura dos dados, diante a imensa necessidade de se resguardá-los legalmente.

Fato é que, se por um lado, as organizações contam com o avanço de soluções disruptivas, que evoluem a todo instante, os desafios relacionados a ameaças cibernéticas também compactuam de um elemento variável, com atividades ilícitas que se adequam ao crescimento tecnológico. Por isso, é preciso se pensar em alternativas robustas, que sustentem uma infraestrutura de TI preparada em termos de prevenção, combate e manutenção de etapas operacionais comprometidas.

Nesse sentido, o onboarding digital representa um processo de automatização completa e intuitiva, concedendo uma nova abordagem sobre a coleta e movimentação dos dados. Trata-se de uma medida técnica que possibilita uma mudança cultural bem-vinda, especialmente no que diz respeito à concepção sobre como o Compliance e a tecnologia podem convergir.

Como sua empresa lida com os dados pessoais?

A inerência de conceitos de conformidade no debate sobre a transformação digital não é por acaso. Afinal, a cibersegurança é uma das principais motivações por trás de iniciativas que visam a inovação. Dessa forma, as informações armazenadas pelas empresas acabam centralizando os esforços de gestores interessados em uma gestão muito mais segura, acarretando em uma procura no mercado pela opção mais vantajosa. Sem dúvidas, a primeira e impactante mudança a ser evidenciada é o modo como o meio corporativo lida com os dados, dessa vez, compreendendo o valor estratégico e a integridade ligada à cada material compartilhado e depositado no âmbito interno.

Para retirar essa linha de raciocínio do campo teórico e aplicá-la no dia a dia das operações, o onboarding digital cumpre uma função imprescindível, sob diversos aspectos. Imediatamente, a plataforma visualiza a jornada de dados com sua devida complexidade, oferecendo um nível elevado de automação por todos os setores, desde a coleta, filtragem, validação e gestão das informações do usuário. O resultado é um procedimento amplo, mas simplificado, capaz de reduzir a ocorrência de falhas e os próprios prazos estipulados, dada a alta velocidade em que a verificação é realizada.

A relação prática do TI com o Compliance

Ao optar pela estruturação de uma área de TI consolidada, especialmente se considerarmos as contribuições ligadas ao onboarding digital, o gestor poderá utilizar o fluxo de dados automatizado como um grande propulsor para ações inovadoras, inclusive as que potencializem o componente humano, personificado por equipes liberadas para atuar em atividades estratégicas e subjetivas, que desafiem os profissionais e estimulem suas principais capacitações.

Em um ambiente corporativo cujo a segurança informacional está a cargo da máquina, é natural que as lideranças tenham tranquilidade para redirecionar suas atenções a tarefas voltadas para o core business do negócio. Não menos importante, mostra-se a oportunidade de reformular a cultura de conformidade adotada pela empresa em questão, passando por quesitos éticos, legais, entre outras vertentes que definem a imagem e a significância de qualquer companhia.

Para concluir, retorno à afirmação que intitula o artigo. A automatização, por meio de seus ganhos técnicos e processuais, reivindica a responsabilidade acerca dos dados e coloca a governança em um estágio positivo de cibersegurança, seguindo um modelo escalável primordial para os próximos anos. Com o respaldo tecnológico, o Compliance poderá ser normalizado com a aderência desejada, trazendo à luz todos os benefícios esperados por quem prioriza esse tópico de relevância imensurável nos dias atuais.

*Luiz Penha é founder e Head de Operações da Nextcode. O executivo possui vasta experiência em Infraestrutura de TI e segurança de dados.

Sobre a Nextcode

As empresas que realizam o processo de onboarding de novos cadastros por meios digitais, necessitam de tecnologias mais seguras e eficientes, ou seja, o meio de cadastramento, envio de documentos e primeira relação de empresa-cliente, que agora é feito online, precisa de uma garantia de relações confiáveis entre duas partes, cliente e empresa. Nesse sentido, a Nextcode é responsável pela validação cadastral, por meio de análise das informações de imagens, documentos de identificação, comparação entre foto do documento e selfie (facematch) e KYC, com background-check, tornando o processo de onboarding de novos clientes mais ágil e seguro. Saiba mais em: https://www.nxcd.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar