Brasil,

Unimed lidera IDSS 2025 com 90% das operadoras melhor avaliadas do país

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Unimed do Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: Freepik Crédito: Freepik

Cooperativas Unimed concentram a maior parte das operadoras nas faixas mais altas do índice da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os resultados do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2025, ano-base 2024), principal avaliação do setor realizada anualmente no país. Pelo desempenho alcançado, o Sistema Unimed segue se destacando entre as operadoras de planos de saúde com melhor performance no Brasil, reafirmando sua posição de liderança e consistência no mercado de saúde suplementar.

Entre as 20 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima (1,0000) na avaliação, 18 são do Sistema Unimed, reforçando a liderança e a consistência do modelo cooperativista no principal indicador da saúde suplementar brasileira. Os destaques são: Unimed Litoral (SP), Unimed Encosta da Serra (RS), Unimed Vale do Caí (RS), Unimed Amparo (SP), Unimed Fronteira Noroeste (RS), Unimed Chapecó (SC), Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (RS), Unimed do Estado de São Paulo – Federação Estadual das Cooperativas Médicas (SP), Unimed Serra Gaúcha (RS), Unimed São José do Rio Preto (SP), Unimed Londrina (PR), Unimed Sorocaba (SP), Unimed Ribeirão Preto (SP), Unimed do Estado de Santa Catarina – Federação Estadual das Cooperativas Médicas (SC), Unimed Uberlândia (MG), Unimed Belo Horizonte (MG) e Unimed Porto Alegre (RS).

Além das cooperativas médicas, a Seguros Unimed também se destacou no IDSS 2025, ao alcançar nota máxima (1,0000), se consolidando entre as operadoras com excelência em desempenho no país. Já a Unimed Odonto obteve nota 0,8791, se mantendo na faixa de excelência entre as operadoras exclusivamente odontológicas avaliadas pela ANS.

O resultado reforça a capacidade do modelo cooperativista, cujas operadoras possuem gestão autônoma e independente, de acordo com as necessidades das regiões onde estão localizadas, e atuam sob diretrizes nacionais de governança e qualidade assistencial.

Além dos destaques individuais, o Sistema Unimed apresentou presença relevante na faixa de excelência do IDSS. Das 245 operadoras Unimed avaliadas pela ANS, 77 (cerca de ⅓ das operadoras do Sistema) alcançaram notas superiores a 0,8, posicionando-se na faixa mais alta do indicador. O resultado evidencia a consistência de práticas voltadas à qualidade assistencial, à sustentabilidade e à governança entre as cooperativas que atingiram esse patamar de desempenho.

Outro diferencial relevante é o equilíbrio do desempenho nas quatro dimensões que compõem o índice, qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação. Esse resultado demonstra que as cooperativas Unimed vão além de apenas garantir cuidado assistencial de qualidade, mas também mantêm solidez econômico-financeira e alto nível de conformidade regulatória, atributos cada vez mais estratégicos em um setor pressionado por custos, judicialização e mudanças regulatórias.

Para Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, representante institucional do Sistema Unimed, os números refletem uma estratégia consistente em investimentos contínuos em excelência assistencial.

“Os resultados alcançados pelo Sistema Unimed no IDSS demonstram que investir em qualidade assistencial, inovação e sustentabilidade é o caminho para oferecer um cuidado cada vez mais seguro e resolutivo. Nosso compromisso é fortalecer continuamente a promoção da saúde e a prevenção, garantindo a melhor experiência de cuidado aos mais de 20,9 milhões de beneficiários atendidos pelas Unimeds em todo o país”, afirma.

O levantamento da ANS também evidencia a robustez do modelo cooperativista em diferentes portes de operadoras. Unimeds de pequeno, médio e grande portes figuram entre as mais bem avaliadas do país, demonstrando que excelência em saúde não depende apenas de escala, mas de gestão eficiente, compromisso com o cuidado e alinhamento regulatório.

O IDSS avalia anualmente as operadoras de planos de saúde a partir de indicadores objetivos, com notas que variam de 0 a 1, e é considerado o principal termômetro oficial de desempenho da saúde suplementar brasileira.

Os resultados completos da avaliação estão disponíveis no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Sobre a Unimed

Em 58 anos de atuação, a Unimed se destaca na liderança do setor de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 338 cooperativas médicas e empresas, presente em nove de cada dez cidades brasileiras e responsável pelo atendimento de 20,9 milhões de pessoas em planos de saúde e odontológicos.

A Unimed reúne 116 mil médicos cooperados, gera cerca de 150 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, com 30 mil estabelecimentos parceiros, além da rede própria, formada por 169 hospitais e hospitais-dia, unidades de urgência e emergência, centros de diagnóstico e serviços de terapias especiais, entre outros. Motor da saúde suplementar na economia, injetou mais de R$ 96 bilhões nos serviços de saúde privados em 2024, com a realização de 665 milhões de eventos assistenciais (consultas, exames, internações e outros procedimentos).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar