Brasil,

Mesmo com nível de escolaridade mais alto, mulheres ainda são minoria em cargos de liderança e ganham menos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabi Sousa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

A presença feminina nos cargos mais altos é de 39,5% com salários 189% mais baixos em relação aos homens

A 63ª edição da Pesquisa Salarial realizada pela Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, revela que mesmo as mulheres sendo maioria com formação superior e pós-graduação, isso não se reflete na hora da remuneração salarial ou presença em cargos de liderança. Os homens ainda ocupam 61% dos cargos mais altos das empresas e ganham 19% a mais do que as mulheres para exercer a mesma função.

De acordo com o levantamento, as mulheres representam 56% dos profissionais com pós-graduação, especialização ou MBA e 52% em formação superior. Mas mesmo assim ganham, respectivamente, 43% e 38% a menos em relação aos homens com o mesmo grau de escolaridade.

“Os números são preocupantes. As mulheres possuem nível de escolaridade mais elevado e ganham menos do que os homens para exercerem a mesma função. As empresas estão atuando para transformar essa realidade, mas ainda estamos longe do cenário ideal. Na Catho, por exemplo, prezamos pela equidade salarial e quanto mais empresas aderirem a esse movimento, mais rápido poderemos alcançar igualdade dentro do mundo corporativo”, declara Patrícia Suzuki, CHRO da Catho.

Quando comparamos os salários recebidos por gêneros, na maioria dos níveis hierárquicos, os homens ganham mais, mas quando se trata dos cargos de Assistente/Auxiliar as mulheres ganham 3% a mais. Já nos cargos mais altos como de Diretora, Gerente, Supervisora, Coordenadora, Líder e Encarregada as mulheres ainda ganham, em média, 19% a menos.

Essa cadeira é minha

Empoderar as mulheres no mercado de trabalho é uma prioridade para a Catho. Para acender o debate sobre a equidade de gênero, a empresa lançou o movimento “Essa Cadeira É Minha”. A ação se posiciona em favor das mulheres e busca promover o diálogo em relação ao assunto.

Dentro desse movimento a companhia já realizou várias ações em prol das profissionais, como a ferramenta “Vagas Femininas”, uma extensão no navegador Google Chrome que adapta a descrição de cargos profissionais do masculino para o feminino e a campanha “Dia da Chefe”, para as redes sociais a fim de chamar a atenção para outra problemática trazida pela desigualdade de gênero no mercado de trabalho: o tratamento dado às mulheres que ocupam cargos de liderança.

A 63ª edição da Pesquisa Salarial foi realizada com 8.403 profissionais de todo o País. A Catho conta com vagas para atuação em todo território nacional e para todos os níveis hierárquicos. Para se candidatar gratuitamente e buscar oportunidades basta acessar aqui.

Sobre a Catho

Fundada em 1977, a Catho tem o propósito de mudar vidas por meio do trabalho. A empresa que desde o ano 2000 atua com um modelo 100% online, recentemente passou a oferecer planos gratuitos em todo o território nacional para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a oportunidades de emprego. A empresa já foi reconhecida pelo ranking do Great Place to Work (GPTW) seis vezes: Melhores empresas para se trabalhar em Barueri e região em 2017,2020 e 2021; Melhores empresas de tecnologia para se trabalhar no Brasil em 2018 e 2020 e Melhores empresas para mulheres trabalharem em 2021. Essas premiações reforçam a importância da diversidade e inclusão dentro da Catho que criou a ação “Essa Cadeira É Minha” que se posiciona em favor das mulheres e busca promover o diálogo em relação ao assunto a fim de empoderar as mulheres no mercado de trabalho. Além disso, o programa Minha Vaga Por Direito possibilita que os candidatos PCD efetuem o cadastro de um perfil de usuário que dá acesso gratuito à assinatura do Plano Profissional para o anúncio de currículos. Atualmente a empresa conta com mais de 360 mil corporações e mais de 10 milhões de currículos cadastrados. A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar