Machismo no ambiente de trabalho: as situações mais comuns e como combater
O machismo no trabalho é um assunto polêmico e que não deve ser deixado de lado pelas empresas. Entender sobre a temática e investir em estratégias para que isso não aconteça é essencial para igualar os padrões de gênero da organização.
A seguir, Renato Santos, especialista em compliance e sócio da S2 Consultoria, lista quais são as situações mais comuns:
MANINTERRUPT – INTERROMPER A FALA
O ato de interromper a fala, ou “maninterrupt” no termo em inglês, é quando os homens interrompem a linha de raciocínio das mulheres, pois acreditam que a sua fala é mais importante do que a delas. Isso acontece porque muitos homens acreditam que, devido a sua posição de privilégio dentro da sociedade, esse é um “direito natural”.
MANSPLAINING – EXPLICAR COISAS ÓBVIAS
Explicar coisas óbvias para mulheres, como se elas já não soubessem, é como se define o “mansplaining”. Muitas vezes, a mulher é especialista no assunto, e um colega do mesmo cargo sente-se superior e fica explicando coisas óbvias — mesmo que seja um assunto que ela domine. Essa “didática” irônica menospreza o trabalho e os estudos da colaboradora.
BROPRIATING – REPETIR IDEIAS EXPOSTAS DE OUTRA FORMA
Em muitos casos , a mulher tem uma ideia maravilhosa na empresa e apresenta-a aos seus colegas de equipe. Mais tarde, um deles repassa esse pensamento aos seus gestores, mas não dá os créditos. Ou seja, ele rouba o seu pensamento, repetindo as ideias expostas de outra maneira e acaba ficando com todo o prestígio. Esse ato de “roubar” ideias de mulheres e vendê-las como se fossem suas é chamado de “bropriating”.
GASLIGHTING – FAZER PIADAS SOBRE TPM
Outra situação de machismo no trabalho é afirmar que a mulher está na TPM, por notar que ela está mais estressada ou tendo atitudes diferentes do normal. Contudo, assumir que ela é menos capaz de realizar algo por estar em um determinado período do seu pico hormonal não faz sentido e não deve acontecer - essa é uma situação que causa desconforto e é invasiva.
Como combater o machismo no ambiente de trabalho
● Sempre entreviste o mesmo número de candidatos e candidatas;
● Treine os gestores para que aprendam a identificar e a reprimir qualquer ato machista;
● Tenha um bom código de ética;
● Apresente a temática nas reuniões e faça os colaboradores discutirem a importância do assunto;
● Evite perguntar sobre os filhos, pois isso não interfere no desempenho profissional;
● Não demita as mães que voltaram de licença-maternidade;
● Tenha um bom canal de denúncia;
● Conscientize os seus colaboradores sobre o assunto.
Sobre a S2 Consultoria
Empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude (Apropriação indevida, Corrupção e Demonstrações fraudulentas) e assédio (Moral, Sexual e Corporativismo), levando em conta o comportamento humano e seus desdobramentos nas organizações.
O sócio Renato Almeida dos Santos é PhD em Fraude e Assédio. Advogado, com MBA em Gestão de Pessoas, Mestre e Doutor em Administração pela PUC-SP. Autor do livro “Compliance Mitigando Fraudes Corporativas” e coordenador do IPRC (Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário