Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Professor da Conhecer Seguros media Congresso Internacional de Direito do Seguro

pixabay pixabay

O II Congresso Internacional de Direito do Seguro do CJF-STJ e VIII Fórum José Sollero Filho, promovido pela Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), no dia 23 de novembro, contou com exposição do professor Humberto Theodoro Junior, desembargador aposentado do TJMG e árbitro da Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB), sobre a importância da jurisprudência para o desenvolvimento do contrato de seguro. A mediação foi do professor da Conhecer Seguros, Walter Polido.

Polido ressaltou a judicialização acentuada no país e o palestrante a contribuição que a jurisprudência dos tribunais presta à completude do ordenamento jurídico da matéria de seguros. O professor esclareceu os “formantes” (expressão da doutrina italiana) do ordenamento jurídico, bem como os conceitos de “civil law”, a lei como fonte do direito, e o sistema da “common law”, que valoriza os precedentes. “No constitucionalismo, a jurisprudência assume papel relevantíssimo, já que ao judiciário se atribui a função de intérprete e guardião da Constituição naquilo que se refere à resolução de conflitos, seja no direito público ou privado”, apontou.

O professor mencionou a função social do seguro e o sistema legal de proteção ao consumidor, destacando o mutualismo como princípio fundamental na relação securitária. “O mercado é influenciado por decisões individuais e pode precisar de fundos monetários para eventuais crises. A superação de riscos é coletiva, portanto, o mutualismo e a boa-fé são intrínsecos à matéria do seguro”, completou. Humberto Theodoro também destacou que o caráter tutelar do direito do seguro, em hipótese alguma, autoriza o segurado à má-fé.

A transmissão contou com exposições de diversos profissionais especializados e pode ser assistida na íntegra no canal do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo