Black Friday 2021: o ano da experiência omnichannel
Erick Buzzi, SVP de Vendas, Marketing e Alianças da VTEX
Confira abaixo artigo escrito por Erick Buzzi, SVP de Vendas, Marketing e Alianças da VTEX
Estamos no último bimestre do ano e, com isso, nos aproximando do grande marco do varejo: a famosa Black Friday. Com a chegada da data e do fim dos piores momentos da pandemia, podemos começar a arriscar apostas e tendências de consumo para a era "pós-Covid-19".
Acredito que este período de ofertas da Black Friday (e Cyber Monday) será marcado pelas empresas que construíram estratégias de sucesso durante o período de isolamento social e fechamento das lojas físicas. Isso porque a pandemia escancarou a necessidade de investimento em iniciativas de vendas físicas e digitais integradas. O tão falado Omnichannel.
Esta será a Black Friday do Omnichannel porque os consumidores se acostumaram com as facilidades criadas para driblar o cenário de restrição de circulação. A pandemia forçou os varejistas a ampliarem seus canais e melhorarem a logística de entrega, aprimorando a integração dos estoques e criando novas alternativas de retirada, por exemplo. Agora que os clientes já experimentaram esta experiência de compra fluida e integrada, continuarão querendo escolher onde e como fazer e receber as suas compras.
Esta nova realidade de compra e relacionamento com as marcas se dá por um conjunto de estratégias que trazem benefícios palpáveis para lojistas e clientes.
Mais pontos de contato com os clientes
O primeiro grande benefício é a ampliação de canais que estreitam relacionamento e aumentam a possibilidade de conversão. Quando os varejistas investem em lojas físicas, ecommerce, social selling (a venda em redes sociais) e o conversational commerce (a venda por WhatsApp, por exemplo), estão aumentando a sua presença nos mais diversos momentos da vida do cliente.
A adoção dos canais digitais cresceu vertiginosamente na pandemia devido ao fechamento das lojas físicas e ganhou novos e fiéis adeptos que esperam receber as melhores ofertas de um vendedor por WhatsApp na Black Friday ou garantir o item que desejam sem precisar sair da navegação na rede social. Os clientes também esperam mudar de um canal para outro com facilidade durante a jornada de compra. Os varejistas que estiverem atentos a esta realidade, possibilitando a inclusão de itens no carrinho no site mobile e permitindo a finalização no desktop, sem perder o carrinho montado, sairão na frente na Black Friday e em todos os outros momentos do ano.
Mais agilidade na entrega
Mais do que nunca, os consumidores estão buscando conveniência. Por isso, o prazo de entrega dos produtos é muito importante no momento de decisão de compra. Para ganhar mais agilidade, os varejistas têm adotado a estratégia ship-from-store, no qual a empresa utiliza o estoque das lojas físicas para atender pedidos feitos nos canais digitais. Neste formato, a loja é responsável pela separação, empacotamento e envio dos itens do pedido, economizando tempo e buscando uma maior eficiência na entrega.
As empresas que adotaram esta estratégia em tempo para a Black Friday terão melhores condições de valor de frete e tempo de entrega, o que aumentará as conversões e, certamente, a satisfação do cliente.
Outra alternativa de entrega adotada no comércio Omnichannel é a possibilidade do cliente retirar o produto comprado on-line em uma loja física, à sua escolha. Desta forma o comprador está usufruindo de todos os benefícios de uma compra on-line sem precisar pagar o custo do frete. Para o varejista, esta estratégia também é excelente para gerar tráfego para a loja, o que na Black Friday, pode trazer outras ofertas e descontos exclusivos deste ponto de venda, além de oportunidades de aumento de ticket. São inúmeras as possibilidades para aumentar ainda mais as chances de conversão.
Otimização dos estoques
Para o sucesso do Omnichannel, é essencial transformar alguns processos. A gestão dos estoques precisa ser olhada com tanto cuidado quanto a gestão dos canais de venda. É preciso transformar a mentalidade da empresa para esta nova realidade integrada.
A modalidade ship-from-store, por exemplo, transforma as lojas físicas em centros de distribuição. Ou seja, o ecommerce e todos os outros canais existentes da empresa precisam se conectar aos diferentes estoques disponíveis, considerando as lojas físicas. Por isso, é essencial adotar uma solução tecnológica que permita esta gestão. Trabalhar com o planejamento dos estoques sob-controle, garantindo a profundidade dos itens, permite o aumento do volume de vendas esperado na Black Friday.
Conclusão
O comércio Omnichannel será um forte impulsionador da Black Friday deste ano e as empresas que compõem o ecossistema de ecommerce precisam estar preparadas para um cliente exigente e mais consciente. A base da estratégia precisa ser colocar o consumidor no centro, valorizando sua relação e experiência com a marca.
Acredito fortemente que a temporada de ofertas deste ano no Brasil será um marco para o que podemos esperar do futuro próximo: aumento do percentual de pessoas consumindo on-line e o crescimento do comércio digital de mercados menos disseminados.
Sobre: Erick Buzzi é SVP de Vendas, Marketing e Alianças da VTEX (NYSE: VTEX), plataforma líder em comércio digital para grandes empresas. Em sua carreira, foi vice-presidente de Customer Experience (CX) da SAP no Brasil. Antes disso, atuou como vice-presidente na Salesforce, em que foi responsável pelo lançamento e expansão do Salesforce Commerce Cloud na América Latina. O executivo também já passou pela Oracle, onde atuou como diretor de vendas em customer experience e participou ativamente do desenvolvimento da plataforma commerce cloud da empresa em Latam.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>