Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Planejamento de carreira em quatro passos

Planejamento de carreira em quatro passos

* Marcela Brito

Neste texto quero auxiliar você no seu processo de desenvolvimento, de planejamento de carreira, afinal de contas, eu sou mentora e esse é o papel de um bom mentor: auxiliar, orientar, trazer direcionamento e clareza a partir de seu tema de especialidade. Portanto, quero mostrar como os profissionais podem se desenvolver e atingir os resultados desejados.

Logo, trago um tema para começarmos este debate de uma forma muito produtiva, já que vou apresentar os quatro passos de maneira simplificada para auxiliar você no seu planejamento de carreira.

Nós estamos vivendo um momento muito instável e, então, minha primeira sugestão é analisar os cenários interno e externo. Uma ferramenta que costumo utilizar na mentoria dos meus clientes é a análise SWOT, para que seja possível avaliar possibilidades no mundo do trabalho instável que enfrentamos, tanto nacional quanto internacionalmente. Nessa análise são considerados alguns fatores como, por exemplo, o quanto as decisões e as interferências econômicas, políticas e sociais vão influenciar no desenvolvimento das suas oportunidades de crescimento na carreira.

Assim, é preciso aprender a desenvolver autonomia e independência para planejar a carreira pensando realmente no bem-estar e nos benefícios que esse planejamento pode trazer no médio e no longo prazo.

O primeiro passo para planejar é dedicar um tempo semanalmente, porque é necessário ter um tempo de qualidade exclusivo para focar em tarefas importantes, como desenvolver competências técnicas ou emocionais. No entanto, também é fundamental fortalecer potencialidades, a fim de amplificar o desenvolvimento e conquistar destaque na empresa, no mundo do trabalho e apresentar qualificações para que as pessoas possam perceber melhor quem somos, atribuindo a nós o devido valor.

Portanto, reserve um tempo para realizar uma autoavaliação e identificar quais forças necessita desenvolver e quais fragilidades precisa minimizar. Um exemplo é aprender aquele idioma que ainda não está do jeito que você gostaria ou sobre um software que você precisa no seu dia a dia. Por fim, faça um mapeamento sobre o que você pode utilizar em seu favor e o que ainda precisa melhorar.

O segundo passo é trazer todas essas aplicações para o seu cotidiano, ou seja, transformar essas forças ou fragilidades em tarefas práticas para dentro da sua rotina, a fim de conseguir aplicar efetivamente essas mudanças. Um exemplo é a leitura de um livro, uma atividade física, pode ser até escrever, pois algumas pessoas editam blog ou desenvolvem conteúdos e, até participam de clubes de leitura on-line. Coloque intenção e energia no que é importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e invista em tarefas que possam auxiliar em seu crescimento direto.

Para o terceiro passo precisamos pensar de uma maneira mais ampla como iniciar um planejamento a curto, médio e longo prazos por meio de várias ferramentas que você pode utilizar para gerar resultados. Na mentoria eu já apliquei o 5W2H, que são as perguntas norteadoras (What? When? Who? Where? Why? How? e How much? Em português: O que? Quando? Quem? Onde? Por que? Como? e Quanto?) para apoiar a estruturação do seu trabalho.

Além dessa ferramenta, outra metodologia que funciona muito bem para planejar presente e futuro é o modelo das Metas Smart, que se baseia no detalhamento de um objetivo a fim de torná-lo específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Esse modelo auxilia a desenhar um escopo de planejamento funcional, prático e monitorável.

E, por fim, o quarto passo é a escolha de um hábito para você fazer uma mudança efetiva na sua vida. Pode ser o hábito de dormir ou de acordar mais cedo, ou o ato de fazer uma meditação ou uma atividade física, de beber mais água, de fazer leituras diárias de um livro, enfim, você precisa definir um hábito para mudar por ordem de prioridade e benefícios possíveis para sua vida. A ideia é não querer iniciar uma mudança radical de vida e rotina.

Seu corpo e mente precisam ser reprogramados para uma nova realidade e isso só vai acontecer com paciência, disciplina e consistência. Permanecer firme em seus objetivos faz parte do plano de fazer dar certo. Esses são os quatro passos que eu considero básicos para quem deseja planejar uma carreira de sucesso, respeitando seu tempo e seus limites.

Marcela Brito é Mentora de Carreiras e Marcas Pessoais Globais. É cofundadora e sócia da Iventys Educação Corporativa. Líder das Formações em Mentoria da Global Mentoring Group na América Latina. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília, Especialista em Gestão de Negócios pela Uninter e Estrategista em Personal Branding pela Personal Branding Academy. Desde 2009 edita o blog www.marcelabrito.com, é gestora de conteúdo do Projeto Moyoeno Lusofonando e autora de livros sobre carreira e interculturalidade. Em 2020 foi eleita Mentora do Ano pela Global Mentoring Group e lançou o Podcast Trilhas. É casada há 9 anos com Victor Brito e mãe de Elisa, de 8 anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo