Brasil,

Sardenberg e Lideranças do Setor de Seguros Debatem os Cenários e as Perspectivas do Segmento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

O Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS) está comemorando 97 anos e para festejar o aniversário, a entidade promoveu o painel “Cenários Econômicos: oportunidades e desafios para o mercado segurador”, na quarta-feira, 25 de agosto. Participaram do encontro virtual o presidente do Sindicato, Altevir Prado; o presidente da CNseg, Marcio Coriolano; o presidente da Bradesco Seguros, Ivan Gontijo; e o presidente da HDI, Murilo Riedel. A mediação do evento foi do jornalista de economia da Rádio CBN, Carlos Alberto Sardenberg. A atividade abordou o atual momento do cenário econômico brasileiro e as mudanças regulatórias no mercado de seguros que possibilita a inserção de empresas digitais que concorrem com as seguradoras.

Feliz e orgulhoso pela data festiva da entidade que preside, Altevir Prado saudou a todos que acompanhavam o painel virtual e agradeceu as diversas mensagens de felicitação direcionadas ao (Sindseg PR/MS), além de anunciar um a novidade: “estamos inaugurando hoje o canal da TV Sindseg no Youtube. Vamos trazer muito conteúdo de qualidade para levar conhecimento sobre o setor de seguros para a sociedade por meio desse novo canal no YouTube”.

Na abertura do painel Sardenberg apresentou uma visão panorâmica sobre o atual momento da economia brasileira e as perspectivas. O jornalista disse que no início de 2021 os analistas brasileiros e internacionais demonstravam mais otimismo com o desempenho da economia do Brasil. Devido à sensação existente de que com o andamento da vacinação e com os sinais de recuperação de alguns setores o país estava no caminho certo. “A inflação estava apontando para baixo, uma baixa taxa de juros em nível histórico, e que isso favorecia a abertura e tomada de crédito, além de aumento no consumo e no investimento. Entretanto, a inflação que considerávamos provisória se mostrou persistente e nós tivemos uma sequência de choques inflacionários que acabaram se espalhando pela economia, como os choques de alimentos, de combustíveis e a crise de energia. Com a crise hídrica houve a necessidade de produção de energia termelétrica e isso aumentou o custo da energia para todos”, explicou o jornalista.

De acordo com Sardenberg, a interrupção que ocorreu nas cadeias produtivas durante o período de pandemia acabou por afetar vários segmentos: “a produção de automóvel caiu pela falta de insumos eletrônicos, como os chips. Pelo fato de o Brasil ter muita indexação em sua economia, choques ocasionais em determinados setores acabam se espalhando pelo conjunto da economia”. O mediador do painel alertou de que não existem sinais de queda do dólar e nem de solução da crise energética para esse ano.

O presidente da CNseg, Marcio Coriolano, ressaltou que o setor de seguros é movido aos três atributos principais da economia, que são produção, emprego e renda. “Cobrimos todos os riscos. E no momento mais grave da pandemia o segmento de seguros apresentou um comportamento anticíclico. Isso aconteceu porque a característica principal do seguro o diferencia muito de outras atividades econômicas. O sentimento de risco aumentou de maneira intensa com a disseminação do novo coronavírus. A sensação de finitude alavancou muito a procura pelos seguros saúde, vida e também pelo seguro residencial, já que a casa das pessoas passou a ser o local de moradia, trabalho e estudo”, exemplificou Coriolano.

Para o presidente da Bradesco Seguros o tema da Sandbox está interligado à temática da Open Insurance e também ao tema da proteção de dados, pois todos são interdependentes. “O Open Insurance é uma realidade. O primeiro pilar que merece esclarecimento é a questão de governança, da proteção da privacidade e da capacidade de consentimento do consumidor. Por enquanto ainda temos alguns pontos insipientes, já que a norma ainda não foi concluída e o processo regulatório segue pendente. Contudo, é importante que seja dito que o mercado segurador, principalmente no âmbito da previdência, já convive com o Open Insurance há muito tempo”, esclareceu Ivan Gontijo.

Já o presidente da HDI destacou que um dos grandes ativos do mercado brasileiro é a transparência de dados. O executivo destacou que o mercado segurador fez investimentos grandes na análise de informações. “A disponibilidade de informações financeiras e a transparência geraram no mercado financeiro e no mercado de seguros uma matéria muito positiva para uma estrutura de precificação bastante eficiente. O nosso setor tem apresentado grande competitividade de preços, que é proveniente da estrutura de análises de dados que temos sobre o segurado. Isso faz com que o mercado nacional tenha uma disponibilidade de produtos muito sofisticados para o corretor, oportunizado que o cliente compre produtos importantes com ótima relação custo benefício”, argumentou Murilo Riedel.

O presidente do Sindseg PR/MS disse que o papel da entidade tem sido desafiador devido as reformas que a estrutura passou nos últimos anos. “Um de nossos maiores propósitos que temos como Sindicato é o de agregar valor aos seus afilhados e promover a cultura do seguro e ser uma entidade moderadora”, salientou Altevir Prado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar