Home office definitivo aquece mercado de trabalho durante a pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Fonseca

Home office definitivo aquece mercado de trabalho durante a pandemia

Funcional Health Tech realizou 208 novas contratações somente em 2020; este ano, já contratou 100 novos colaboradores e está com 47 vagas abertas

O primeiro trimestre deste ano registrou uma taxa de desemprego de 14,7% no Brasil - o pior resultado desde 2012, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Durante todo o ano de 2020 o país registrou recorde de desemprego, com 13,4 milhões de desempregados. Mesma diante da crise econômico, desde o início da pandemia alguns setores da economia estão indo na contramão e avançam na procura por profissionais, como é o caso do segmento de tecnologia. Em 2021, o número de vagas no setor cresceu 46,2% em relação ao ano passado, segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE). Um dos grandes fatores que tem aquecido o mercado de trabalho é a adoção de novos formatos de trabalho.

Este é o caso da Funcional Health Tech, líder em inteligência de dados e serviços de gestão no setor de saúde, que efetuou 208 novas contratações somente em 2020. Este ano, já contratou 100 novos colaboradores e está com 47 vagas abertas. Desde o início da pandemia, a empresa buscou, além de unificar suas marcas, aproximar-se ainda mais dos colaboradores. Entre as iniciativas, foi realizada uma pesquisa sobre as percepções com relação às mudanças realizadas na pandemia. Nela, 92% dos colaboradores responderam estar muito bem adaptados ao modo remoto e, entre eles, 84% sinalizaram que não gostariam de voltar ao modo presencial.

Com base no resultado da equipe em todo o período, a Funcional transformou 100% do seu quadro para o trabalho em modelo home office. Bruno Della Monica, CFO da Funcional, explica que foram observados novas competências, comportamentos e aprendizados com as mudanças impostas pela pandemia. "Mantivemos a qualidade do serviço prestado, atingimos as metas financeiras e construímos um plano estratégico para os próximos três anos, sabendo que a incerteza no curto prazo predominava. Agora estamos fazendo a transição para um modelo mais tecnológico, flexível e prático. Pretendemos ter a economia de até R$ 1,2 mi por ano com a adoção do novo modelo de trabalho", explica. Atualmente, a empresa possui 525 colaboradores e espera chegar a 600 até 2023.

Também há pouco tempo na equipe, Ariane Araújo, de Pará de Minas, no interior de Minas Gerais, destaca a proximidade da família. Após morar 10 anos no eixo São Paulo-Rio, Ariane se candidatou a vaga da Funcional para ser product owner. Hoje no formato remoto, vive em um local tranquilo, como sempre desejou. Ariane ressalta que dificilmente conseguiria trabalhar na função que ocupa hoje. "Minha cidade tem 90 mil habitantes, é muito pequena. Não conseguiria emprego para atuar em minha área, não existem companhias do porte da Funcional aqui", finaliza.

Victor Luiz de Almeida em João Pessoa/Paraíba - Programador na Funcional

Diferente de suas colegas, Victor Luiz de Almeida encontrou no novo modelo de trabalho uma oportunidade para viajar a lugares que sempre desejou. Integrante da unidade do Rio de Janeiro há sete anos, o programador conta que trabalhando em Home Office aproveitou para realizar viagens pelo Nordeste brasileiro. De novembro de 2020 a março de 2021, Victor visitou 17 cidades em nove estados diferentes. "O remoto me possibilitouconhecer locais incríveis, conhecer novas culturas e trabalhar ao mesmo tempo. Desta forma tive mais qualidade de vida, além de ter muito mais motivação na entrega de resultados", afirma.

Sempre viajando de forma segura e preservando o distanciamento social, Victor conta que planeja conhecer ainda este ano o sul brasileiro.

Assim como Victor, Natália Goda, gerente jurídica de Risco e Compliance, também está na Funcional Health Tech há mais tempo. Há seis anos na empresa, acompanhou a migração para o Home Office com aprovação. "Neste formato pude continuar como colaboradora da empresa, pois tive que me mudar para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em função de uma promoção de trabalho do meu esposo. Morei durante 15 anos em São Paulo e me mudei para uma outra cidade. Além de me manter no mercado de trabalho em uma empresa de alta qualificação, com parâmetros financeiros de grandes cidades como São Paulo, consigo unir com a minha vida pessoal e familiar".

Sobre a Funcional Health Tech

A Funcional Health Tech oferece serviços de alta tecnologia para vários players do mercado de saúde, incluindo empresas, farmácias, indústria farmacêutica, planos de saúde e hospitais. Fundada em 1999, a companhia possui mais de 300 clientes corporativos, processa mais de R$ 10 bilhões ao ano em seus sistemas de gestão na rede de farmácias e cerca de R$ 5 bilhões de contas médicas em Health Analytics. Já são 10 milhões de pacientes beneficiados pelos serviços que a Funcional Health Tech oferece ao mercado.