A verdade sobre o inventário extrajudicial
Primeiro é importante saber que inventário é o procedimento utilizado para apurar todos os bens, direitos e dívidas deixados pelo falecido. Assim, após descontadas as dívidas é feita a partilha na qual se transfere a propriedade dos bens aos seus herdeiros.
Até o ano de 2007 esse procedimento era feito somente na via judicial, ou seja, era necessário ingressar com uma ação a fim de resolver a partilha.
Previsto no art. 610, §1 e §2 do CPC temos a modalidade do inventário extrajudicial, feito diretamente no Cartório de Notas:
Art. 610. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.
- 1º Se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha poderão ser feitos por escritura pública, a qual constituirá documento hábil para qualquer ato de registro, bem como para levantamento de importância depositada em instituições financeiras.
- 2 o O tabelião somente lavrará a escritura pública se todas as partes interessadas estiverem assistidas por advogado ou por defensor público, cuja qualificação e assinatura constarão do ato notarial.
Para ser possível realizar o inventário diretamente no Cartório temos alguns requisitos necessários a serem preenchidos, vejamos:
- Todos os herdeiros deixados devem ser maiores e capazes;
- Entre os herdeiros deve haver consenso quanto a divisão dos bens;
- O falecido não pode ter deixado testamento (este ponto deve ser analisado pelo seu advogado de confiança, pois o STJ já decidiu que é possível fazer inventário extrajudicial mesmo quando há testamento);
Outro ponto que merece destaque é que o prazo para instaurar o processo de inventário deve ser de 02 meses a contar da data do óbito, conforme art. 611 do CPC.
Um detalhe importantíssimo é que mesmo o inventário sendo extrajudicial é obrigatória a presença de um advogado, sendo que também constará a assinatura do advogado na escritura juntamente com todas as partes envolvidas. Vale mencionar que pode ser um advogado para todos os herdeiros ou então cada herdeiro contratar seu próprio advogado.
Após reunir toda a documentação necessária, e com a minuta pronta, o advogado entrará com o pedido do inventário extrajudicial no Cartório de Notas escolhido pelas partes.
O Tabelião conferirá toda a documentação e será feito o recolhimento do imposto (ITCMD), se estiver tudo certo, lavrará a Escritura Pública de Inventário e agendará um dia para que todos assinem.
Após, com a Escritura Pública de Inventário em mãos os herdeiros irão conseguir transferir todos os bens herdados aos seus respectivos herdeiros, bem como se tiver valores em conta bancária também irão conseguir transferir os numerários.
Assim, sem maiores burocracias e em um tempo relativamente curto (principalmente comparado com os processos judiciais de inventário) temos a resolução do inventário com a transferência dos bens aos seus herdeiros.
Tania Brunelli de Oliveira, OAB/SC 30.414, advogada responsável pela área de Direito das Famílias do Escritório de Advocacia Giovani Duarte Oliveira.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário