Sobrecarga mental no trabalho atinge 93% das empresas, segundo estudo da Conexa
Exigência excessiva de atenção e ritmo intenso de trabalho despontam como principal risco psicossocial às vésperas da nova NR-1
Janeiro, foi o mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e trouxeum alerta relevante para líderes, RHs e executivos. Um levantamento inédito realizado pelo Zenklub, empresa especialista em saúde mental corporativa da Conexa, maior ecossistema digital de saúde física e mental da América Latina, revela que 93% das empresas analisadas apresentam alto risco relacionado associado à exigência excessiva de concentração, atenção e memória no trabalho, fator diretamente associado à sobrecarga mental dos colaboradores.
O estudo foi realizado a partir do Índice de Fatores de Risco Psicossociais, instrumento exclusivo e proprietário do Zenklub, desenvolvido para apoiar empresas no mapeamento e na gestão de riscos psicossociais, conforme a atualização das diretrizes da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passa a exigir, a partir de maio de 2026, que as empresas identifiquem, avaliem e gerenciem riscos à saúde mental no ambiente de trabalho.
O indicador avalia diferentes dimensões psicossociais como carga e ritmo de trabalho, nível de autonomia, clareza de papéis, apoio da liderança, relações profissionais e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, permitindo identificar com precisão os principais pontos de atenção nas organizações. Foram analisadas 10.894 respostas de colaboradores de 59 empresas de diferentes setores.
“Quando analisamos os dados a partir de um indicador estruturado como o Índice de Fatores de Risco Psicossociais, fica evidente que o maior desafio das empresas está na forma como o trabalho é organizado. Sobrecarga, pressão por resultados e falta de recuperação adequada têm impactado diretamente a saúde mental dos colaboradores”, destaca Rui Brandão, Vice-Presidente de Saúde Mental da Conexa e co-fundador do Zenklub.
Os resultados obtidos indicam que a sobrecarga cognitiva se consolidou como o principal desafio das organizações. Além dos casos classificados como alto risco, o levantamento revela também uma predominância de níveis elevados de risco médio, o que amplia o sinal de alerta para empregadores e lideranças. A exigência de manter ritmos intensos de trabalho, por exemplo, aparece como fator crítico foi considerada de alto risco em 32% das empresas e de risco médio nas demais 68%.
Também aparecem como destaque: a realização simultânea de múltiplas tarefas; o uso rigoroso de metas de produção; a ausência de pausas pré-definidas para descanso; e situações de sobrecarga de trabalho mental; completam a lista dos principais riscos identificados no ambiente corporativo.
“O dado mais relevante é que não estamos falando de casos isolados, mas de um padrão que se repete em diferentes empresas e setores. A sobrecarga mental deixou de ser exceção e passou a ser parte da rotina de trabalho”, avalia o executivo.
Atualização da NR-1 escancara um risco estrutural à saúde mental nas empresas
Às vésperas da entrada em vigor da atualização da NR-1, o levantamento reforça que os principais riscos à saúde mental nas empresas estão menos ligados às relações interpessoais e mais à forma como o trabalho é organizado.
Fatores tradicionalmente associados ao adoecimento emocional, como assédio, monotonia, falta de autonomia, desequilíbrio entre tempo de trabalho e repouso e insatisfação, apresentaram baixo risco em todas as empresas analisadas. Em contrapartida, a intensidade, complexidade e volume das demandas cognitivas emergem como o principal ponto de atenção.
“A NR-1 trouxe um avanço importante ao reconhecer os riscos psicossociais como parte da gestão de saúde e segurança do trabalho. O índice permite transformar essa diretriz em diagnóstico prático, mostrando onde o modelo de trabalho está adoecendo as pessoa”, conclui Brandão.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário