Dia Mundial da Mulher: CVG-RJ parabeniza equipe feminina através das suas diretoras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vania Absalão

pixabay pixabay

O presidente Octávio Perissé reconhece a força da gestão feminina e trouxe para sua diretoria três mulheres de trajetórias reconhecidas no mercado de seguros.

“Esta foi a forma que encontramos de prestigiar o trabalho desenvolvido por estas mulheres competentes, dedicadas e criativas que abraçaram o nosso mercado sem temer os desafios que iriam enfrentar pela frente”, disse Perissé em sua mensagem.

Um delas, Dayse Magesti, relata: “já enfrentei discriminação e assédio, mas sempre consegui superar e desenvolver meu trabalho com profissionalismo, sem deixar ruídos”.

Ela atribuiu essa desenvoltura a muito trabalho, empenho, dedicação, seriedade, presença, postura e posicionamento.

Na sua avaliação, a participação feminina no mercado ainda é muito pequena. Por isso, as mulheres precisam continuar se especializando e se posicionando.

Para a executiva, que comanda a Second Life Consultoria e Corretagem de Seguros, a importância de estar no posto de comando de uma entidade do porte do CVG-RJ é mostrar ao mercado segurador que “a mulher tem condições de desempenhar o mesmo papel que o homem”.

Para Sonia Marra só depois de muito contribuir e realizar as mulheres conseguem ter a oportunidade de alcançar cargos de liderança por reconhecimento ao valor agregado.

A executiva, que lidera a Marra Corretora, afirma que embora as mulheres tendam a ser mais participativas para encontrar as melhores soluções dentro da equipe de trabalho ainda precisam superar desafios, tais como conciliar as demandas profissionais com as pessoais, para demonstrar a própria personalidade de liderança.

Na sua avaliação, ainda há predomínio dos homens em cargos de comando. No mercado de seguros a participação feminina vem crescendo nos postos hierárquicos mais elevados e consolidando excelentes resultados. “Mudanças estão ocorrendo, com certeza”, argumenta.

No que diz respeito à participação das mulheres na direção do CVG-RJ, “que sempre teve sua diretoria composta por homens”, a executiva concorda que “vem sendo ampliada nos últimos anos não só pela capacitação técnica, bem como a atributos típicos da liderança feminina, como mediação de conflitos, adaptabilidade e sensibilidade”.

"É gratificante participar da direção do CVG, onde apoiados pela presidência todos são tratados com igualdade, haja vista, que venho nos últimos quatro anos, na diretoria de seguros coordenando projetos relevantes de cursos de capacitação, palestras e parcerias que promovem e ampliam benefícios ao mercado segurador, principalmente aos associados e as beneméritas do CVG-RJ”, afirma.

Tatiana Antoniazzi acredita que “a liderança acima de tudo é uma grande responsabilidade”. Entre os diversos desafios de um líder, ela cita a necessidade de entender “a sua responsabilidade perante a organização e as pessoas que estão envolvidas no processo. Este é o primeiro passo”.

Segundo a executiva, que é gerente de filial da MBM Seguradora, a participação feminina no mercado de trabalho tem se ampliado nos últimos anos. Consequentemente, ela observa também uma maior participação feminina nos postos de comando.

“Eu acredito muito na meritocracia, portanto, cabe a nós mulheres buscarmos cada vez mais conhecimento, criarmos oportunidades e assumirmos riscos”.

A executiva avalia que o fato do CVG -RJ delegar cargos de diretoria à mulheres “retrata o engajamento desta presidência com o novo cenário, onde todos podem e devem demonstrar seus valores independentemente do sexo. Afinal, nós mulheres temos muito a contribuir”, finaliza.

Sobre o CVG-RJ –

O Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro surgiu há 54 anos com o objetivo de estimular o crescimento dos Seguros de Pessoas no Brasil. Hoje, as empresas beneméritas colaboram para que o CVG-RJ desenvolva as suas atividades, entre seguradoras, corretoras, consultorias e assessorias de seguro.

Ao todo, são mais de 1.200 associados, que participam de sua programação. Em cursos de formação profissional, foram capacitados milhares de alunos, que hoje desempenham funções importantes nas empresas do mercado.

A diretoria executiva 2019-2021 é composta por: presidente: Octávio Colbert Perissé; vice-presidente: Enio Miraglia; diretoria de seguros: Edson Calheiros; diretoria social: Wellington Costa e diretoria financeira: Gilberto Villela.