A abordagem da legislação em concursos públicos
Provas para Concursos Públicos costumam exigir mais de 70% de suas questões com base no texto de Códigos e Leis. Diante disso, o amplo conhecimento acerca da literalidade da lei (também chamada de "lei seca") é fundamental para a aprovação em provas objetivas.
A "Lei Seca", no mundo dos concursos públicos, refere-se à íntegra do texto legal, sem modificações ou comentários
A leitura da legislação é imprescindível para a aprovação na grande maioria dos concursos públicos do país. Salvo raras exceções (como nos concursos para Procurador Geral da República), as bancas examinadoras costumam abordar a íntegra da legislação em cerca de 70% das questões que exigem disciplinas jurídicas. Em 2018, alguns concursos chegaram a exigir 85% das questões com base no texto dos artigos de Códigos e Leis.
No ano supracitado, o 11º Concurso para Cartórios, do Tribunal de Justiça de São Paulo, exigiu 85 de 100 questões com base no texto dos artigos dos Códigos e Leis abordados no edital respectivo. Em 2019, a prova para Escrivão de Polícia, da Polícia Civil do Espírito Santo, elaborada pelo Instituto AOCP, trouxe 70% das questões das disciplinas jurídicas com base na letra da lei.
Em todas as questões sobre a "lei seca", as bancas examinadoras costumam adotar uma das quatro condutas abaixo:
- Copiar a íntegra do artigo do Código ou Lei na assertiva;
- Alterar a redação do texto legal, tornando a assertiva incorreta;
- Reescrever o artigo, mantendo o mesmo significado (mais recorrente em provas da CESPE/CEBRASPE e FCC);
- Trazer casos concretos onde a resposta exige a memorização de determinado dispositivo legal (mais recorrente em provas da FGV).
A incidência da "lei seca" é tão alta que a plataforma "Vade Mecum de Questões", do site Decorando a Lei Seca, já contém mais de 10.500 assertivas extraídas de concursos, abordando exatamente o texto legal dos principais Códigos e Leis. O portal permite que a leitura da legislação seja feita de forma dinâmica, através da realização de questões de concursos anteriores. Com isso, é possível perceber exatamente quais pontos costumam ser mais cobrados em provas para concursos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário