Coleta de Salvados ajuda seguradoras a mitigar fraudes, reduzir a sinistralidade e o sinistro médio
Coleta de Salvados: um serviço cômodo ao cliente e atrelado à sustentabilidade que pode ajudar na regulamentação de sinistros.
O mercado de seguros sofre há anos com ações fraudulentas capazes de causar prejuízos milionários. Segundo o SQF (Sistema de Quantificação de Fraude) da CNSeg, somente no ano de 2019 foram registrados aproximadamente R$ 32,2 bilhões em valor de Sinistros Ocorridos. Desse total, R$ 608,2 milhões tiveram a fraude comprovada durante o processo.
Sob essa perspectiva, identificamos que quanto maior o lucro com o número de apólices vendidas, maior a quantidade de sinistros falsos.
A coleta de salvados tem se mostrado uma excelente alternativa para seguradoras que buscam mitigar fraudes e reduzir a sinistralidade, conforme apontam dados de empresas que implantaram o serviço em suas apólices em 2019.
Além disso, o serviço ajuda na destinação ambientalmente adequada do Salvado, conforme aponta a SUSEP ao informar que bens sinistrados são responsabilidade da seguradora, bem como seu plano de descarte sustentável.
Apesar da redução de sinistro médio em comparação ao ano anterior, ainda notamos uma grande oportunidade de melhora nos resultados para 2021.
Como mitigar a fraude com o Descarte Ecológico de Salvados?
As fraudes comuns podem ser identificadas quando o segurado encena ou cria acidentes, roubos, incêndios e vendavais com o objetivo de obter a indenização prevista na apólice.
Essas fraudes são comuns em casos de fast-track com LMI (Limite Máximo de Indenização), quando a seguradora não faz questão de investigar o caso e opta pela indenização rápida considerando o baixo valor do item sinistrado.
No Seguro Auto, temos oficinas mecânicas que simulam danos que podem agravar o sinistro médio e realizam o conserto com peças velhas ou falsas. Dessa forma, os componentes originais são revendidos em benefício próprio.
Existe ainda a possibilidade da assistência técnica induzir a perda total de produtos com possibilidade de reparo, visando comercializar as peças no mercado paralelo. A fraude no Seguro Condomínio parte do mesmo princípio, ocorrendo quando há possibilidade de reparo de elevadores, por exemplo, mas a perda total é forçada para indenização ou troca de peças.
O dolo também pode ocorrer em casos de Garantia Estendida, quando o segurado contrata a apólice prevendo o acionamento por sinistro visando ficar com os dois produtos.
As chances de ações fraudulentas ocorrerem são reduzidas quando existe uma cláusula no contrato estipulando a coleta do item sinistrado antes da compensação ser feita. O sistema de Coleta de Salvados da Ecoassist desestimula os delitos praticados e reduz os falsos acionamentos.
Como funciona a Coleta de Salvados?
Pioneira no mercado de soluções sustentáveis, a Ecoassist realiza a coleta, gerenciamento e destinação ambientalmente adequada de Salvados em território nacional. Ao longo do período de atividades, ajudou seguradoras a alcançarem a redução de mais de 30% na frequência de sinistros em contas do Descarte Ecológico.
O Descarte Ecológico para Salvados possui cobertura para sinistros causados por incêndios, vendavais, danos elétricos, garantia estendida, entre outros.
A Coleta dos Salvados ocorre diretamente na residência, assistência técnica ou empresa do segurado, podendo ser acionada para retirada de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, peças e maquinários. O material é transportado até o centro de triagem da Ecoassist, onde passará pela análise dos profissionais e a seguradora decidirá a melhor opção de destinação de cada item.
Em caso de reciclagem, todos os itens sinistrados e indenizados são desmontados e descaracterizados. Os componentes são separados por tipo de matéria-prima e direcionados para as empresas recicladoras.
Todo o processo de Descarte Ecológico de Salvados é realizado por uma equipe especializada e disponível atendimento omnichannel, podendo ser via Whatsapp, e-mail ou telefones. A Ordem de Serviço é compartilhada com o segurado, garantindo segurança e agilidade durante o atendimento.
Benefícios da coleta de salvados:
Redução do valor do Sinistro Médio;
Redução da frequência de acionamentos por sinistros;
Destinação adequada de todos os resíduos coletados;
Desestímulo do laudo de Perda Total de itens
Certificação de Destinação Final atestando o descarte consciente;
Redução do comércio paralelo de peças derivadas de produtos de sinistro.
A Coleta de Salvados no meio ambiente
Ao final da liquidação de sinistros, o Salvado passa a ser responsabilidade da seguradora. De acordo com o plano definido pela SUSEP, a destinação deve ser realizada de forma ambientalmente adequada, seja via leilão, descarte ou destruição.
A última opção é recomendada principalmente em casos onde o bem possui marca registrada, comprometendo a imagem da empresa, saúde ou integridade do consumidor.
A Ecoassist concede ao contratante essas três possibilidades além do Certificado de Destinação Final, que atesta o volume e tipo de material descartado. O documento poderá ser utilizado como comprovante de que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) foi respeitada, além de ser o apelo que novos segurados sustentáveis buscam.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário