Brasil,

Governança, metodologia e tecnologia: pilares para a inovação e transformação na auditoria interna

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Governança, metodologia e tecnologia: pilares para a inovação e transformação na auditoria interna

por Filipe Monteiro *

A Covid-19 obrigou muitas empresas a se adaptarem, inovarem e se transformarem para sobreviverem. E a auditoria interna certamente não passou ilesa por este acontecimento. Vista como uma atividade que gera trabalho e traz pouco resultado, a auditoria interna vem sendo contestada sobre como poderia, de fato, agregar valor neste cenário que vivemos de um mundo dinâmico e em meio a uma verdadeira tempestade: trabalho remoto, transformação da cadeia de suprimentos e riscos emergentes.

Utilizando como referência a questão de navegação, não basta ao comandante do navio ter um bom planejamento sobre quantos dias chegará ao destino, quantos tripulantes irá precisar e quanto de combustível irá utilizar em uma velocidade que lhe propicie alcançar seus objetivos. Para concretizar seu objetivo é essencial que exista um método que será utilizado pelos tripulantes e permitirá ao comandante tomar as decisões corretas e concluir com sucesso sua programação.

E, para que a equipe execute de forma consistente o método selecionado pelo comandante, é necessário que as ferramentas corretas estejam disponíveis, como o uso do GPS para prever condições climáticas adversas que exijam ajustes no planejamento e resposta em tempo hábil.

De forma análoga, o CAE (Chief Audit Executive), para entregar valor aos stakeholders, precisa de uma boa governança de sua área, o que deve ocorrer estabelecendo uma metodologia assertiva e, principalmente, ter à sua disposição ferramentas que suportem da forma adequada a metodologia selecionada.

Neste sentido, estabelecer um framework para que a auditoria interna entregue valor é uma boa estratégia, sobretudo quando baseada em três principais pilares:

1. Governança: avaliação alinhada (auditoria baseada nos riscos chave), visão estratégica (auditar e trazer insights sobre o que de fato importa para a companhia), gestão de recursos (financeiros e humanos) e estrutura organizacional (terceira linha, independência da alta administração).

2. Metodologia: avaliação dinâmica dos riscos (levando em conta riscos emergentes), auditoria ágil (utilizando como referência a metodologia ágil), reporte de alto impacto (visão gráfica com informação de alto valor agregado que permite rápidas e assertivas tomadas de decisão) e monitoramento contínuo (auditoria contínua).

3. Tecnologia: machine learning e inteligência artificial (extração, classificação e agrupamento para estruturação das informações), process mining (automação do mapeamento de processos), robot process automation (automação de controles e testes) e advanced analytics (análise massiva de dados sem necessidade de amostras em testes).

A grande vantagem em aderir a estes conceitos é tornar os departamentos de auditoria mais flexíveis, multidimensionais e preparados para lidar com os riscos emergentes. Além disso, o principal foco para a utilização destas metodologias é obter uma visão dos riscos em tempo real, melhorar a experiência dos stakeholders, aumentar a cobertura e eficiência das análises e aderir à auditoria contínua.

Em uma alusão ao comandante do navio, é preciso que os líderes de auditoria não se esforcem somente no planejamento e em traçar as rotas, mas que também deem as ferramentas adequadas à tripulação para que os objetivos sejam atingidos.

* Filipe Monteiro é gerente na ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS (canal de denúncias, diligência de terceiros, background e monitoramento de funcionários, e treinamentos on-line), com o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti.

A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.

Reconhecida como Empresa Pró-Ética desde 2015, no Brasil conta com cerca de 400 profissionais em 5 escritórios localizados em São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem a mais de 600 empresas de diferentes portes e segmentos. No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®️.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar