Em iniciativa inédita, TOKIO MARINE adota Inteligência Artificial na regulação de sinistros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por

Adilson Lavrador, Diretor Executivo de Operações, Tecnologia e Sinistros da Tokio Marine Adilson Lavrador, Diretor Executivo de Operações, Tecnologia e Sinistros da Tokio Marine

Seguradora, em parceria com a Cilia Tecnologia, é a primeira a utilizar essa tecnologia na orçamentação do seguro de automóveis

A Tokio Marine sai na frente mais uma vez, demonstrando que inovação e tecnologia fazem parte do seu DNA. A Seguradora é a primeira no País a utilizar um modelo de Inteligência Artificial (IA) na avaliação e orçamentação de sinistros no seguro de Automóveis. A novidade é uma iniciativa 100% brasileira, que otimiza a análise dos danos no veículo, sem necessidade de vistoria presencial, além de reduzir o tempo necessário para a liberação de reparos.

“A nossa estratégia pela adoção da Inteligência Artificial nesse processo vai muito além da tecnologia em si. Estamos trabalhando para oferecer mais um argumento de vendas para os Corretores e ampliar a qualidade da nossa entrega e a conveniência para os Clientes em sua jornada na Companhia. Além de ampliar as possibilidades de autoatendimento do Segurado, a IA é utilizada em todas as nossas modalidades tradicionais de vistoria relacionada a sinistros, aperfeiçoando o processo de orçamentação como um todo”, afirma Adilson Lavrador, Diretor Executivo de Operações, Tecnologia e Sinistros da Tokio Marine.

Ao acionar a Seguradora para relatar uma batida, o segurado recebe uma mensagem de SMS, WhatsApp ou e-mail com o link para realização da vistoria 100% online. Após clicar no link, ele deve checar seus dados na tela inicial e iniciar o upload das imagens do automóvel, seguindo a indicação dos quadros que aparecem na tela do celular. Esse procedimento é feito sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo, basta seguir os modelos de cada uma das fotos que devem ser capturadas, com indicações sobre a posição em que se deve manter o aparelho.

Após a captação das imagens, a Inteligência Artificial atua na identificação dos danos sofridos pelo veículo, gerando um modelo 3D que considera não só as peças visíveis, mas também as avarias causadas pela dimensão do impacto. Com base nesse modelo, a ferramenta gera um pré-orçamento das peças, seja para conserto ou troca, e da mão de obra necessária para a execução do reparo. Todo esse fluxo é realizado em minutos, validado por um técnico da Seguradora e comunicado ao Cliente e/ou ao Corretor.

“O foco na integração com o sistema de orçamentação é exclusivo dessa parceria. Mesmo as iniciativas anunciadas fora do Brasil não contam com a abrangência desse sistema que adotamos. Essa novidade é o que garante agilidade no atendimento ao Cliente e ao Corretor, além de benefícios para a Seguradora, uma vez que, por exemplo, reduz a possibilidade de eventuais erros operacionais”, afirma Lavrador.

A Tokio Marine conta com a parceria da Cilia Tecnologia, insurtech situada em Goiânia (GO), cuja equipe conta com alunos de mestrado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e apoio do laboratório Deep Learning Brasil, permitindo que a empresa seja um elo entre o mundo acadêmico e o corporativo no desenvolvimento de produtos. O CEO da Cilia, Daniel Barbosa, explica que, além da diminuição do tempo de atendimento e da redução de custos operacionais, a ferramenta ainda traz como benefício a redução de fraudes na constatação de sinistros. “Os registros fotográficos do veículo no momento da batida auxiliam, por exemplo, na identificação do local da batida e ainda reduzem a possibilidade de que haja agravo do dano ao veículo após a constatação realizada”, explica.

Sobre a Tokio Marine Seguradora

Em 2019, a Tokio Marine Seguradora S.A. celebrou 60 anos de operação no Brasil. A Companhia é subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês, fundado há 140 anos. A Seguradora coloca à disposição do mercado nacional um amplo portfólio de soluções para Pessoas Físicas e Jurídicas, por meio de uma estrutura de 75 unidades de negócios, com Sucursais e Escritórios em todo o território brasileiro. O portfólio contempla Produtos Massificados, entre os quais Seguros Automóvel, Frotas, Residencial, Aluguel, Condomínio, Equipamentos Portáteis, Garantia Estendida, Vida em Grupo e Individual, Acidentes Pessoais e Prestamista; e Produtos Pessoa Jurídica, que incluem Seguros para Pequenas, Médias e Grandes Empresas, D&O (Directors and Officers Liability Insurance), Produtos Agro, Habitacional, Transportes, Empresarial, Riscos de Engenharia, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos Digitais, Riscos de Petróleo, Garantia, Responsabilidade Civil, Obras de Arte, Eventos, Equipamentos de Uso Empresarial e Industrial, Náutico e Aeronáutico, incluindo R.E.T.A. (Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo). É a Melhor Seguradora para Trabalhar no País, assim como figura na lista das Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work® Brasil. Para mais informações, acesse: www.tokiomarine.com.br