Brasil,

O que falta para a telemedicina avançar no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O que falta para a telemedicina avançar no Brasil

A telemedicina é um método de atendimento que proporciona mais conforto e facilidade de acesso aos pacientes com segurança.

Segundo a revista Exame, a população usuária de telemedicina subiu de 150.000 para 3,5 milhões no país neste período pandêmico

A pandemia de Covid-19 fez com que os profissionais de saúde e os pacientes se acostumassem ao atendimento remoto.

O Governo Federal e o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizaram o uso da telemedicina durante a pandemia. A lei nº13.989, de 15 de abril de 2020, permite o exercício da medicina mediado por tecnologias, em caráter emergencial, para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, e promoção de saúde.

O andamento da Telemedicina no Brasil

Apesar de a telemedicina existir desde 2002, a regulamentação de antes da pandemia autorizava apenas a realização de triagem para o encaminhamento de consultas presenciais.

Segundo a revista Exame, a população usuária de telemedicina subiu de 150.000 para 3,5 milhões no país neste período pandêmico.

A falta de uma definição clara de condutas e regulamentação é a maior dificuldade para a telemedicina avançar no país. Existem dúvidas, por exemplo, em relação a que ferramentas podem ser usadas, visto que muitas não foram projetadas com recursos de segurança.

Segundo artigo publicado na revista Healthcare, é necessário uma regulamentação definitiva para a área, como por exemplo, a remuneração do profissional que trabalha remotamente, uma maneira de certificar a qualidade dos serviços prestados, a criação de uma estrutura pronta para o uso de wearables e bio sensores e a melhora da conectividade das pessoas.

Com essas mudanças, a telemedicina poderá avançar a ajudar milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

O atendimento à distância substituirá a consulta presencial?

A telemedicina é um método de atendimento que proporciona mais conforto e facilidade de acesso aos pacientes, com segurança, mas segundo especialistas, não substituirá a consulta presencial em todos os casos, principalmente nos de doenças crônicas que necessitam acompanhamento periódico.

Psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos, por exemplo, também podem atender à distância. Nestes casos, o termo correto é "telessaúde".

Modalidades da telemedicina

Teleassistência (teleorientação): auxílio prestado à distância, que dá as primeiras coordenadas em um atendimento para verificar se há necessidade de deslocamento do paciente
Televigilância: transmissão de dados do paciente, tais como pressão arterial e índice glicêmico, para um acompanhamento da situação
Teleconsulta: uma consulta realizada através de qualquer tipo de aplicativo, plataforma, ou meio de comunicação, na qual o médico consiga saber o status do paciente e realizar um diagnóstico
Teleinterconsulta: interação entre dois médicos, com paciente presente.
Teleintervenção: interações cirúrgicas ou diagnóstico feito por meio de tecnologias.

História da Telemedicina
A maioria das pessoas — inclusive médicos — acreditam que a telemedicina seja um recurso recente, mas, na verdade, surgiu nos anos 1960, com a corrida espacial e a Guerra Fria.

Na época, era necessário garantir o atendimento de saúde tanto para as forças armadas posicionadas em lugares isolados, quanto para astronautas em missões espaciais. Isso contribuiu para que houvesse um impulso no desenvolvimento e no uso de tecnologias para fornecer serviços de saúde de forma conectada, sem a necessidade da presença física do médico.

O que aconteceu nas últimas duas décadas, porém, foi a popularização das telecomunicações e da computação, melhorando o acesso de grande parte da população a tecnologias


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar