TOKIO MARINE dá dicas para se proteger na hora de abrir o próprio negócio

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tokio Marine Seguradora

TOKIO MARINE dá dicas para se proteger na hora de abrir o próprio negócio

Com a chegada inesperada da pandemia do coronavírus, muitas pessoas perderam seus empregos e viram, em meio à crise, uma oportunidade de se reinventar e tirar o sonho de empreender do papel.

Neste período, o Brasil atingiu a marca de 10 milhões de empresas abertas na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI). Esse registro possibilita a formalização de empreendedores cujo faturamento pode chegar até R$ 81 mil por ano e que tenham, no máximo, um colaborador.

Com a empresa aberta, é hora de pensar uma forma segura de se resguardar e garantir a segurança e proteção financeira do negócio diante de uma situação adversa, seja de pequena ou grande proporção. O Seguro Empresarial cumpre esse papel de proteger empresas de diferentes segmentos e tamanhos, com apólices específicas para cada Cliente.

Abaixo, a Tokio Marine traz um checklist com tudo que o empreendedor precisa saber antes de contratar o seu Seguro Empresarial:

1º Passo: Conheça o seu negócio

Antes de iniciar a sua busca por um Seguro Empresarial, é necessário que você analise as necessidades de proteção do seu negócio e conheça os riscos inerentes à sua atividade.

2º Passo: Busque um Corretor de confiança

É indispensável que você procure um Corretor de sua confiança. É esse profissional que irá estudar junto com você as especificidades do seu negócio, verificar as suas necessidades, consultar todos os riscos e apresentar uma solução personalizada para a sua empresa. A participação de um Corretor é imprescindível e garante tranquilidade e segurança ao contratar um seguro.

3º Passo: Pesquise a reputação da empresa

Parece clichê, mas não é! É importante que você pesquise a reputação e a idoneidade da Seguradora oferecida pelo seu Corretor, bem como a relação dela com seus clientes.

A Superintendência dos Seguros Privados (SUSEP) é o órgão responsável pela regulamentação do setor e pode ajudar nessa pesquisa. No site do órgão é possível fazer uma busca rápida para saber se a empresa é registrada para oferecer esse tipo de serviço no Brasil. Além disso, você pode também pedir opiniões em sua roda de amigos, caso eles já tenham utilizado o serviço da Seguradora.

4º Passo: Escolhendo o Seguro perfeito

Seu Corretor já apresentou as possibilidades para o seu negócio? É hora de verificar as proteções que o seu Seguro engloba e se elas são pertinentes às suas necessidades. É muito importante que os empresários conheçam as particularidades, características e coberturas de cada apólice antes de fechar o negócio. Uma dica imprescindível é analisar minuciosamente os pontos do contrato, evitando dores de cabeça no futuro.

Por exemplo, seu sonho sempre foi abrir uma loja de bolos caseiros. No dia a dia, necessariamente, você irá lidar com o uso de fogões e fornos elétricos. E se por alguma eventualidade sua empresa passar por um incêndio ou explosão? O Seguro Empresarial irá ressarci-lo. Claro que ninguém inicia um novo negócio pensando em algo ruim que possa acontecer, mas essa análise de risco é sempre importante.

Os tipos de proteção do Seguro Empresarial variam conforme os interesses e as necessidades da empresa. Na Tokio Marine, por exemplo, o segurado pode escolher as coberturas mais adequadas, além de mais de 45 coberturas adicionais, para proteger seu patrimônio e outros bens de sua empresa. Além disso, a Companhia disponibiliza serviços emergenciais de Assistência 24 Horas, tais como chaveiro, encanador, eletricista, vigilância, manutenção de computadores e muito mais.

5º Passo: Minha empresa está começando. Esse contrato cabe no meu orçamento?

Assim como toda empresa que está começando, é necessário que você calcule muito bem todas as suas despesas. Analise com cuidado a proposta da Corretora e procure priorizar as opções que evitam grandes prejuízos como incêndios, desastres naturais, danos a terceiros, entre outros. Quanto maior for a sua possibilidade de ajustar o seu orçamento para investir no Seguro Empresarial, mais proteção você terá.

Outro ponto importante e que pode ajudar bastante são as formas de pagamento disponíveis. A Tokio Marine tomou como iniciativa em relação à pandemia a possibilidade de o pagamento do Seguro ser parcelado em até 6 vezes sem juros e com a primeira parcela para 90 dias (para os produtos Empresariais comercializados diretamente no Portal do Corretor). Além disso, o pagamento pode ser feito em carnê ou débito em conta corrente e, para empresas com patrimônio de até R$ 500 mil, o pagamento pode ser realizado em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito.

6º Passo: O Seguro Empresarial é a melhor opção?

Após abrir o próprio negócio, é indispensável ao microempreendedor ou grande empresário entender a importância deste Seguro para a segurança da sua empresa, pois, em uma única apólice, ele consegue protegê-la de diversos tipos de riscos.

Ter um seguro empresarial é garantir que a sua empresa esteja preparada para qualquer eventualidade e que o seu investimento não seja perdido por conta de um imprevisto. Este fator pode ser decisivo para a sobrevivência da sua empresa.

Sobre a Tokio Marine Seguradora

Em 2019, a Tokio Marine Seguradora S.A. celebrou 60 anos de operação no Brasil. A Companhia é subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês, fundado há 140 anos. A Seguradora coloca à disposição do mercado nacional um amplo portfólio de soluções para Pessoas Físicas e Jurídicas, por meio de uma estrutura de 75 unidades de negócios, com Sucursais e Escritórios em todo o território brasileiro. O portfólio contempla Produtos Massificados, entre os quais Seguros Automóvel, Frotas, Residencial, Aluguel, Condomínio, Equipamentos Portáteis, Garantia Estendida, Vida em Grupo e Individual, Acidentes Pessoais e Prestamista; e Produtos Pessoa Jurídica, que incluem Seguros para Pequenas, Médias e Grandes Empresas, D&O (Directors and Officers Liability Insurance), Produtos Agro, Habitacional, Transportes, Empresarial, Riscos de Engenharia, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos Digitais, Riscos de Petróleo, Garantia, Responsabilidade Civil, Obras de Arte, Eventos, Equipamentos de Uso Empresarial e Industrial, Náutico e Aeronáutico, incluindo R.E.T.A. (Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo). É a Melhor Seguradora para Trabalhar no País, assim como figura na lista das Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work® Brasil. Para mais informações, acesse: www.tokiomarine.com.br.