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Aumenta o desafio de gestão de pessoas junto às agências de publicidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Murillo Senne
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Pesquisa realizada pela FENAPRO junto a 347 agências do País aponta aumento no percentual das empresas que demitiram e maior dificuldade para gerenciar o Home Office no 2º quadrimestre

A gestão das equipes é hoje um dos desafios que mais se acentuam junto às agências de publicidade. A sondagem VanPro, realizada pela FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda), junto a 347 agências de 21 estados e do Distrito Federal, e relativa ao segundo quadrimestre, mostra que quase dobrou o percentual de empresas que apontam a gestão da equipe como sendo a principal dificuldade na gestão dos negócios hoje.

"A dificuldade na gestão das equipes se traduz tanto na constatação de que ficou mais complicado gerenciar o Home Office quanto no percentual de demissões decorrentes da crise econômica", destaca Daniel Queiroz, presidente da FENAPRO.

Segundo a pesquisa, o percentual de empresas que demitiu foi de 57% - superior aos 50% do quadrimestre anterior -, sendo que 39% delas realizaram os cortes devido à crise gerada pela pandemia, e em 43% dos casos, as demissões alcançaram até 30% do quadro de pessoal. Já 43% das agências mantiveram o mesmo número de colaboradores no período.

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"Estes dados indicam que 40% das demissões foram provocadas por outros fatores que não a resposta à crise, diante da necessidade de ajustar o perfil do quadro de colaboradores", observa Queiroz, ao lembrar que, para as agências, demissões em massa, em termos de cultura empresarial e especialização profissional, significam um alto custo, devido à dificuldade de substituir profissionais de alto padrão.

Por outro lado, sob o aspecto do Home Office, o presidente da FENAPRO observa que "a novidade da gestão remota parecia estar sendo melhor administrada no início da crise, mas este modelo começa a apresentar, com mais intensidade, seu desgaste e suas características mais negativas".

Ele explica que o Home Office não é apenas uma facilidade logística, mas de uma modalidade de trabalho que tende a ser mais individualizada, impondo restrições às trocas espontâneas, às interações entre profissionais que normalmente não têm contato entre si (interações de vínculos fracos, que têm um efeito bastante positivo em aspectos ligados à inovação empresarial) e ao fortalecimento da cultura empresarial, que é impactada pelo ambiente físico e seus artefatos.

A evolução desta situação, em sua avaliação, tende para a adoção do modelo híbrido, mas o qual também precisa ser desenvolvido para que as ferramentas e modelos de gestão acompanhem as novas exigências, e para que as empresas trabalhem bem desta forma.

Perfil das agências entrevistadas

O perfil predominante dos participantes da sondagem VanPro é de agências full-service (95%), com equipe de até 20 pessoas (62,5%). A maioria das empresas tem mais de 21 anos de existência (39,5%) ou entre 11 e 20 anos (39,5%). Mais de 78% delas é associada ao Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda) de seu estado e mais de 77% ao CENP.

A maior parte das agências ouvidas, ou seja, 41%, têm faturamento de até R﹩ 1 milhão; 24% têm receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 11%, entre R$ 3 milhões e R﹩ 5 milhões, e perto de 15% têm receita de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões.

A pesquisa completa está disponível neste link http://bit.ly/Vanpro.


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