Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fides divulga pesquisa sobre impactos da Covid-19 no mercado interamericano

Maioria das associadas prevê queda de receita e dos lucros em virtude da pandemia

A Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides), que representa empresas de seguros da América Latina, Estados Unidos e Espanha, realizou pesquisa em parceria com a Editora Latino Insurance para avaliar as principais preocupações de lideranças e dirigentes de seguradores e resseguradoras (44 participantes) com os impactos da Covid-19, as ações adotadas para preservar o quadro funcional, o comportamento dos órgãos de supervisão do mercado e as perspectivas para a atividade.

Entre os principais temores, lideram a queda das vendas (79%), seguida pelo risco de não renovação dos contratos pelos clientes (70%) e pelo risco de falta de apoio dos resseguradores (39%). Na faixa intermediária da relação, figuram os riscos cibernéticos (43%), insegurança jurídica (46%) e fraude cometida pelos segurados (46%).

No grupo que projeta queda nas vendas, a maioria espera recuo de até 10%, e uma faixa minoritária diz que a baixa poderá situar-se entre 16% e 30%, comparando-se ao exercício de 2019. No caso do lucro, a maioria espera também redução (83%) e só 17% projetam alta. Para 1/3 dos entrevistados, a queda do lucro poderá atingir 5%; outros 11,1% acreditam que poderá alcançar o teto de 30%. No grupo dos mais otimistas, dos 17% que esperam ganhos, 5,6% dizem que o lucro poderá ultrapassar 15% nesse ano.

Em relação à proteção dos funcionários e colaboradores, a pesquisa constata que as seguradoras, em sua maioria, adotaram o teletrabalho como principal mecanismo de prevenção. Dos participantes da pesquisa, 65% informaram que as empresas seguradoras de sua região colocaram mais de 80% do quadro em home office – ao passo que 25% dos entrevistados, entre 50% e 80% dos funcionários; e 10%, menos de 50% dos colaboradores foram para o teletrabalho.

A grande maioria (83% das entidades) reconheceu que os órgãos de supervisão adotaram medidas mais flexíveis em relação às regras regulatórias em virtude da pandemia. Apenas 17% disseram não ter ocorrido abrandamento. Nesse grupo, as queixas recaíram sobre a manutenção das regras de provisões por riscos de crédito, de reservas técnicas para pagamento de sinistros e restrições para operar de forma digital.

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo