Brasil,

Os novos rumos da comunicação pós Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michelli Taborda
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Os novos rumos da comunicação pós Covid-19

Por Flavia Sobral, fundadora da aboutCOM

A forma como trabalhamos mudou. A forma como nos relacionamos também. Com o distanciamento social, a comunicação digital, que já fazia parte do nosso dia a dia, porém com um papel secundário ao ‘pessoalmente’, passou a ser a nossa principal forma de contato - foi nosso ‘porto seguro’ para trabalhar, entreter-nos, encontrar os amigos e os familiares, e estudar. Nossas casas foram invadidas e o termo etiqueta digital ganhou um significado totalmente novo. Quem aí se lembra da Jennifer, que nunca tinha participado de uma videochamada?

Aprendemos coisas novas e a nos comunicar de forma diferente. No universo da comunicação, e porque não, no marketing, as mudanças também foram radicais. Eventos online substituíram os presenciais, lançamentos de produtos passaram a ser feitos por meio de videochamadas. No B2B, o social selling ganhou uma força extraordinária. Novos pedidos de conexão pelo LinkedIn chegaram todos os dias em meu perfil. De pessoas tentando vender seus negócios (prática que, sabemos, funciona pouco se não considerarmos uma estratégia bem definida de funil de vendas) a outras querendo apenas trocar ideias e encontrar diálogos interessantes para suas carreiras e seus negócios. Aprendemos a fazer tudo de forma muito diferente. e os patrocínios culturais ganharam o status de realmente agregar valor para quem estava em casa. Outro caminho muito usado no contexto da crise de saúde foi a digitalização dos pequenos negócios. Muitas vezes, para sobreviver, tiveram que criar seus canais sociais e adequar-se para atender clientes como delivery.

Será que tudo volta ao ‘normal’?

Esses novos movimentos, tanto pessoais como corporativos devem, na minha visão, ter um grande impacto nos negócios e, especialmente, nas estratégias de marketing e comunicação no mundo pós-pandemia - que, espero, chegará logo. As pessoas - as personas - tiveram tempo de se acostumar com o digital. Elas aprenderam a ‘consumir’ digitalmente.

Com tanta gente ‘falando’ ao mesmo tempo, nunca foi tão importante ter um conteúdo diferenciado, especificado para as personas do negócio e colocado em uma estratégia de funil. Ou seja, mais do que produzir milhares de conteúdos em multicanais, vai ser cada vez mais fundamental ter uma estratégia integrada de comunicação e marketing. As estratégias de comunicação e marketing que antes tinham o digital como um dos pilares, passarão a olhar a partir dele. Verbas que antes eram gastas em eventos milionários, devem ser investidas com um olhar mais cauteloso e divididas em formatos que tem funcionado bem na pandemia - webinários, podcasts, inbound marketing, ads, estratégias de patrocínio de posts, branded content. Este último, que vinha sendo muito usado pelas empresas no B2B, porém ainda sem um papel claro dentro da estratégia, deve evoluir muito.

Comunicação ‘Slow’

O excesso de informação vindo de todas as direções durante a pandemia do Covid-19 exacerbou uma máxima que falo sempre em meu LinkedIn e no meu dia a dia aqui na aboutCOM, quando se trata de comunicação e marketing, qualidade é muito melhor que quantidade. Por exemplo, vale muito mais um lead qualificado, que passou por um funil de comunicação e já chega para a equipe de vendas em um estágio de compra do que perder tempo - e muito dinheiro - atirando para todos os lados e qualificando leads ‘na unha’.

A coletividade que prevaleceu nestes últimos meses - e que seguirá prevalecendo até o fim desta pandemia - deve ser o grande centro das estratégias de comunicação e marketing do mundo pós Covid-19. Somada à empatia e à diferenciação pela qualidade, será o cerne para que equipes de comunicação realmente efetivas olhem para um redesenho de suas estratégias e não somente à uma volta do que havia sido traçado antes.Isso, para mim, tem a ver com dar um passo atrás em toda a ansiedade do negócio, tendo menos urgência, mas muito mais efetividade. É uma comunicação ‘slow’, baseada em realmente criar relacionamentos que vão além de uma compra. É investir em conteúdos diferenciados, que se conectam com as personas. É fazer da comunicação um equilíbrio entre o que a minha persona busca e o que a minha empresa quer dizer.

Sobre a aboutCOM

A aboutCOM é uma agência de comunicação que une as melhores práticas de mercado nacionais e internacionais à visão de que, se cada mensagem a ser divulgada é única, igualmente única tem de ser a forma como ela é transmitida. Com 6 anos no mercado de comunicação, a aboutCOM tem como objetivo integrar a estratégia de negócios de seus clientes ao objetivo de comunicação, traduzindo as mensagens necessárias para uma linguagem mais humana e fomentando a troca de informações com o mercado, funcionários, clientes, fornecedores e demais públicos.

Por meio do conceito tech2human, a aboutCOM tem como princípio traduzir a linguagem do setor de tecnologia buscando humanizar a comunicação das empresas. Isso ocorre por meio de estratégias de RP personalizadas que contribuem para a reputação de empresas tech e, também, auxiliam em oportunidades de negócio. A empresa conta com parcerias estabelecidas com agências de todo o mundo e já atendeu mais de 30 clientes, a maioria deles do setor de tecnologia para o mercado B2B.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar