Brasil,

Agrifoglio Vianna: Os Desdobramentos da Covid-19 Nos Seguros de Vida e Saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

A Covid-19 é uma doença que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves, que até pode levar as pessoas infectadas a óbito. Ao ser classificada como pandemia, ela vem alterando a vida da sociedade ao provocar o distanciamento social e modificar de forma abrupta o funcionamento das mais diversas atividades econômicas.

Os desdobramentos do novo coronavírus estão influenciando até mesmo setores que a princípio não apresentam ligação direta com a doença, como o segmento jurídico e o de seguros.

No mês de maio, o Senado aprovou o Projeto de Lei 2113/2020 que inclui a Covid-19 na cobertura de planos de saúde e seguros de vida. De acordo com o texto do projeto citado, os seguros de saúde e de vida não poderão conter restrição de cobertura a qualquer doença ou lesão decorrente da emergência de saúde pública.

Atualmente o PL 2113/2020 está em tramitação legislativa na Câmara dos Deputados e, caso seja aprovado, ainda terá que ser sancionado pelo Presidente da República, para então tornar-se uma lei.

De acordo com o advogado Lúcio Bragança, sócio do escritório Agrifoglio Vianna Advogados Associados, o projeto de lei determina que as seguradoras não poderão alterar o valor do prêmio, apesar da imposição obrigatória em virtude desta cobertura específica. “O Projeto dispõe que, enquanto perdurar o estado de calamidade, as companhias não irão suspender a cobertura específica para o novo coronavírus e nem cancelar o contrato por falta de pagamento do prêmio. A liquidação do sinistro deverá ocorrer no prazo máximo de 10 dias”.

A atualização na cobertura dos planos de saúde e seguros de vida também não resultará em aumento no preço do prêmio pago pelo segurado.

Bragança enfatiza que o PL 2113/2020 é específico para doenças decorrentes da Covid-19. “No momento em que for revogada a decretação de pandemia ou o estado de calamidade pública, esse projeto deixará de produzir efeitos”.

Entretanto, o escritório Agrifoglio Vianna Advogados Associados está defendendo a inconstitucionalidade das disposições contidas no Projeto de Lei 2113/2020. De acordo com Bragança, se esse projeto tornar-se lei poderá ser cassada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pois será contra a Constituição Federal.

No entendimento de Bragança, existem dois aspectos que caracterizam a inconstitucionalidade do projeto. Segundo o advogado a lei usualmente tem aplicação para os contratos firmados após a sua vigência já em vigor, ao passo que o Projeto pretende atingir os contratos já vigentes, o que constitui o chamado de efeito retroativo, pois afeta um contrato já celebrado.

“A Constituição apresenta uma disposição cujo teor informa que a lei não prejudicará o ato jurídico perfeito. Ao ser aplicado o efeito retroativo é retirada a segurança jurídica, o que significa retirar a previsibilidade do cumprimento dos contratos. Não fosse a proteção constitucional, ao firmarmos um acordo nunca saberíamos se ele será ou não cumprido, pois haverá a possibilidade de ser criada uma lei que fulmine esse contrato”, explicou.

Para o advogado, a inconstitucionalidade do projeto também pode ser observada no fato de que a Constituição protege o direito de propriedade. “No momento que em é estipulada uma cobertura obrigatória sem o reajuste de valores, a seguradora fica obrigada a dar cobertura por algo em que ela não recebeu, já que não havia um prêmio específico para isso. É preciso que exista o equilíbrio entre prestação e contraprestação. Quando ocorre o rompimento desse equilíbrio é afetado o direito de propriedade”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar