Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Quarentena quebra o gelo do sistema home office no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Makarian
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para Marcus Marques, um dos maiores mentores de gestão de pequenas e médias empresas da atualidade, quarentena quebrou a resistência contra o sistema que ganha cada vez mais força no país.

Mesmo com o prolongamento da quarentena e com o cenário de medos e incertezas, ainda provocados pela pandemia do Covid-19, é preciso olhar lá na frente para não ser pego de surpresa o com o "novo normal" que está surgindo. Sim, porque ao mesmo tempo que as pessoas aguardam pelo o momento que a vida voltará ao normal, a grande maioria já entendeu que este normal jamais será o mesmo conhecido antes do Coronavírus. Parece que a humanidade, novamente, será dividida entre AC e DC.

Uma das grandes promessas deste "novo normal", é consolidação do sistema home office, no Brasil. Segundo o empresário e mentor de pequenas e médias empresas, Marcus Marques, a urgência em tirar a população de circulação e a necessidade de se continuar trabalhando, quebrou o paradigma negativo contra o trabalho remoto no país. "É uma questão cultural. Enquanto empresas e empresários brasileiros olhavam descrentes para o sistema, acreditando que fora do ambiente empresarial o trabalho não seria produtivo, Europa e EUA há anos já entenderam que o home office, bem estruturado, tem tudo para dar certo, e dá". Observa o mentor.

Com o caos instaurado pela pandemia, profissionais das mais diferentes áreas foram obrigados a se reinventar e, de última hora, precisaram aprender a trabalhar de casa. Claro que num primeiro momento, tudo foi feito no improviso e no susto, fazendo com que empresas e colaboradores se organizassem do jeito que fosse possível. No entanto, esse susto serviu para provar que é possível obter bons resultados com o trabalho a distância. Além disso, a experiência mostrou que trabalho, economia e qualidade de vida podem andar de mãos dadas. Isso gera grandes expectativas que o sistema home office se consolide no pós-quarentena e que, em alguns casos, o velho vale-transporte possa sair de cena para dar lugar ao vale-wi-fi. "Chega ser desumano o tempo que algumas pessoas demoram no trânsito para ir e voltar do trabalho. Entre tantos benefícios do home office, podemos citar melhor qualidade de vida dos profissionais que, sem perder tantas horas no trânsito e ganhando mais tempo para vida pessoal, acaba tendo melhor desempenho e gerando melhores resultados". Completa o empresário.

Empresas de pequeno, médio e grande porte, dos mais diferentes segmentos, já sinalizam o desejo de permanecer com o sistema. Neste caso, para que a efetivação do trabalho remoto tenha sucesso, são necessários alguns ajustes. Segundo Marcus Marques, é preciso disciplina e organização. Apesar de estar em casa, os profissionais estão em horário de trabalho e isso deve ser respeitado como se estivessem na empresa. Aliás, tudo deve ser mantido da mesma forma, afinal, a única coisa que mudou foi o endereço, e nada mais. Por isso, é preciso respeitar os horários de início e término da jornada diária, bem como a pausa para o almoço e o coffeebreak. Além disso, é fundamental estabelecer acordos com os demais moradores da casa, para que o horário de trabalho também seja respeitado por eles. Por outro lado, é fundamental que a empresa ofereça toda a infraestrutura para que o funcionário possa trabalhar de casa com conforto e segurança.

Exatamente como fez uma grande empresa de investimentos. O sucesso foi tão grande, que recentemente eles anunciaram que, independente do término da quarentena, o home office será estendido até o fim ano. O colaborador poderá escolher se volta para empresa ou se mantém o trabalho à distância. Numa pesquisa feita entre os funcionários, em abril, 95% deles disseram que gostariam de manter, pelo menos, um dia por semana de home office e quase 60%, entre três e quatro dias.

Segundo a empresa, é notório a satisfação dos funcionários que, sem o deslocamento, deixaram de perder tanto tempo no trânsito. Tal satisfação, já reflete nos resultados apresentados, pois o trabalho durante a quarentena tem sido bastante eficiente e produtivo.

Ao se pensar em home office, o grande desafio das empresas é manter o controle das horas de trabalho e uma gestão organizada, para não atrapalhar o rendimento da produção. Desenvolvido pela DIMEP, empresa líder no mercado em soluções completas para acesso e gestão de jornada de trabalho, o sistema Kairós é um facilitador de gestão à distância que proporciona transparência e assegura os direitos trabalhistas dos colaboradores.

Para contribuir com as empresas que foram obrigadas a aderir o sistema home office sem prévio aviso, a DIMEP disponibilizou gratuitamente por 90 dias os recursos de marcação de ponto WEB e o aplicativo para smartphone do Kairos para que as empresas possam realizar a gestão de sua força de trabalho durante o home office, com segurança e transparência. Ambos os recursos fazem parte do sistema de ponto em nuvem Kairos, que está em constante evolução.

Não podemos esquecer que empresas são resultados de pessoas. Por isso, dar atenção primeiro ao bem estar do funcionário, pode garantir melhores resultados. Como tudo que é novo precisa de ajustes e um tempo de adaptação, é fundamental oferecer assistência emocional ao colaborador nesta fase de transição. Por mais que haja inúmeros benefícios no trabalho remoto para o profissional, a partir do momento que essa mudança deixa de ser temporária e se torna efetiva, é preciso parar para olhar questão emocional e ajudá-lo no processo de adaptação, pois a mudança interferirá diretamente na vida pessoal e familiar dessa pessoa.

“Equilíbrio emocional é a chave em situações de crise como a que enfrentamos. Compreender o que é equilíbrio emocional e aplicar técnicas para alcançar este equilíbrio é uma estratégia que deve ser implementada com a mesma velocidade do Home Office. Em resumo, o cuidado com a saúde e emoção devem estar no centro do processo para que pessoas e empresas saiam fortalecidos desta crise”, explica Flora Alves, CLO da SG - Aprendizagem Corporativa.

*********************

Sobre Marcus Marques

Goiano, de apenas 31 anos de idade, o empresário ganhou destaque por atingir números tão expressivos com suas mentorias oferecidas às pequenas e médias empresas. Com mais de 1500 quinhentos atendimentos, e um faturamento de quase quatro milhões no último ano, Marcus Marques consolida seu nome entres os grandes do segmento.

Depois de ajudar a fazer do IBC a maior escola de desenvolvimento humano do País, com mais de um milhão de clientes no Brasil e no mundo e mais de 600 colaboradores, Marcus Marques gradualmente passou a se dedicar a fazer com que milhares de pequenos e médios empresários conquistam grandes resultados em suas áreas de atuação. E foi com o método Acelerador Empresarial, criado por ele em 2018, que Marcus faturou mais de três milhões de reais em 2019, com a projeção de dobrar este valor em 2020.

Outras pautas com Marcus Marques:

=> lideranças à distância

Por conta da pandemia, o trabalho à distância se tornou uma prática obrigatória no país. Novidade no mercado brasileiro, é preciso orientar empresas e seus líderes como controlar e acompanhar produtividade e comportamento dos colaboradores à distância.

=> quebrar não é o fim do mundo

Fracassos e falências sempre são vistos como algo negativo, afinal, quem quer viver algo do tipo? mas o importante, diante da situação é não se deixar abater e lembrar que grandes riquezas mundiais viveram momentos de dor e derrota antes se tornarem grandes potências. Alguns deles, passaram por isso mais de uma vez. Pode parecer estranho , à primeira vista, mas é importante pensar a falência não foi ocasionada agora, certamente a empresa já vinha num processo de declínio há algum tempo. Talvez, o que a pessoa enxergue como um problema, na verdade pode ser o livramento que ela precisava para fazer algo melhor. Outro ponto importante e ser analisado é que investidores olham com bons olhos para "quebrados", pois a chance dele quebrar de novo é mínima, pois ele já sabe o que não deve ser feito.

*** Nesta pauta, Marcus Marques mostra como não se abater diante do problema e reverter a situação para recomeçar o negócio.

=> 3 passos para retomar as vendas

atacar a base de clientes já existentes

criar boas ofertas / em caso de lojas físicas, evidenciar os cuidados com a higiene para que o cliente não tenha medo de visitar sua loja

usar e abusar dos recursos digitais, não dá mais para pensar em empreendedorismo sem pensar em marketing digital

=> Migrando seu negócio para o digital

Em tempos de quarentena, muitos empreendedores estão sendo obrigados a fugir do padrão convencional de fazer negócios. Para muitos, chegou a hora de quebrar a barreira, vencer a resistência e encarar a força do mercado digital com mais atenção. Como mentor, Marcus Marques explica que é possível realizar essa transição sem grandes traumas e pouco investimento, mas jamais sem esforço, boa vontade e dedicação. Marques aponta quatro condições básicas para chegar no mundo digital de forma promissora:


aprender a fazer

contratar um freelancer

contratar colaboradores com alguma experiência neste segmento

contratar uma agência de marketing digital

*** ele explica como realizar essas etapas e como fazê-las sem grandes investimentos financeiros

=> 10 dicas para empreender na quarentena

A fórmula do sucesso aqui é aliar talento + paixão + demanda. Ou seja, o empreendedor precisa unir o que ele gosta de fazer, com o que ele faz (muito) bem aliando tudo isso às necessidades do momento.

Com o isolamento, as pessoas estão pedindo mais delivery. O que abre muito o leque para o mercado de alimentos e bebidas. Mas não é só isso: mais tempo em casa, cria-se a necessidade de mais conforto e cuidados com a saúde e bem estar (físico e emocional). Muitas pessoas também estão aproveitando o momento para se capacitarem e desenvolver novas habilidades e competências.

Diante deste novo cenário, podemos pensar em inúmeras e diversas possibilidades que poderão, não só salvar a renda abalada com a quarentena, mas que poderão facilmente se tornar um grande negócio no futuro.

Seguem algumas possibilidades:

1) Vender refeições tradicionais para o dia a dia por delivery

2) Vender pratos e lanches diferentes com foco em experiência do paladar

3) Prestar serviços de entrega para microempreendedores que vendem por delivery

4) Aprender marketing digital: as empresas estão buscando profissionais que ajudem a vender online

5) Dar cursos focados em línguas: inglês, espanhol e outras.

6) Dar cursos focados em habilidades manuais: pintura, costura,

7) Dar cursos focados em culinária para quem é iniciante na cozinha: muitas pessoas não cozinhavam antes e agora querem aprender para passar o tempo ou para evitar pedir delivery.

8) Dar mentorias: é um mercado que está em alta. Compartilhe sua expertise com pessoas que estão começando no seu mercado.

9) Venda produtos/serviços focados em bem estar físico: treinos em casa e cuidados com a pele por exemplo.

10) Venda produtos/serviços focados em bem estar mental: meditações guiadas e terapias online (para quem é habilitado para isso) por exemplo

*********************

Sobre a DIMEP Sistemas

Dimas de Melo Pimenta Sistemas de Ponto e Acesso (DIMEP) é uma das maiores empresas brasileiras de soluções tecnológicas para os segmentos de gestão de acesso e de força de trabalho. Com 83 anos de trajetória no Brasil, a companhia tem atuação consolidada em países da América Latina, Europa, África e Estados Unidos. Além das soluções completas de Acesso e Ponto, carros-chefe da empresa, a DIMEP tem forte atuação em soluções para Estacionamentos, além de possuir uma divisão no segmento de Automação Comercial. https://www.dimep.com.br/

Porta-voz: Rodrigo Pimenta, Vice-Presidente da DIMEP

*********************

SG Desde 2003, a SG Aprendizagem Corporativa tornou-se a principal referência no mercado brasileiro em soluções customizadas de aprendizagem e desenho de treinamentos. Utilizando metodologias inovadoras aliadas às melhores práticas globais, os instrutores e Designers Instrucionais da SG mostram que não é apenas sobre o conteúdo a ser transmitido, mas sobre como este conteúdo deve ser transmitido para garantir a transferência do aprendizado.

Essa preocupação com a forma com que os treinamentos devem ser ministrados é um dos diferenciais da SG e mostra como os instrutores e Designers Instrucionais da empresa são comprometidos não apenas com os resultados de curto prazo, mas também, e principalmente, com a sustentabilidade dos programas de desenvolvimento e, por consequência, do negócio em si.

Toda essa experiência junto ao mercado de aprendizagem corporativa fez nascer a Escola Viva SG, que conta com diversos cursos voltados para profissionais da área de T&D que querem aprender como desenhar soluções de aprendizagem dentro dos padrões de excelência da SG.

Porta-voz: Flora Alves, CLO da SG - Aprendizagem Corporativa

*********************

Personas HOME OFFICE:

Rodrigo Pereira, 40 anos, 1 ano em empresa automotiva

Funcionário administrativo de uma grande concessionária de automóveis, Rodrigo conta que esta é a primeira vez que trabalha à distância e que aprovou com louvor o sistema home office. Morando em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, e trabalhando na Avenida Faria Lima, na região dos Jardins, em São Paulo, ele “perde” cerca de quatro horas horas para ir e voltar do trabalho todos os dias.

Com essa jornada, Rodrigo mal tinha tempo para família, tampouco para investir em conhecimento. Porém, como a quarentena e com a obrigatoriedade do isolamento social, a vida profissional mudou para (muito) melhor. “Sem ter que enfrentar horas e mais horas de trânsito para ir e voltar do trabalho, tenho mais qualidade de vida. Tenho mais tempo para mim e para minha família. Consigo ler, estudar e fazer outras coisas que há tempos deixei de fazer por falta de tempo e disposição como, por exemplo, cozinhar. Sinto que, sem o stress e o cansaço físico provocado pela correria do dia dia, tenho obtido melhores resultados no trabalho”, comenta o administrador.

*** ele pode falar da experiência pessoal e como isso está repercutindo na empresa que pensa em investir trabalho remoto no pós-quarentena.

*********************

Empresa com sistema DIMEP​

História: Empresa com mais de 90 funcionários que utilizavam a ferramenta de gestão de ponto presencial. Com a quarentena, 100% adotou o home office e a gestão é toda feita pelo app remoto. O resultado foi 100% efetivo, ajudando a empresa a colocar em seus planos o Home Office permanente.

Porta voz: Shirley - FCB


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar