Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Marques
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

Entre as principais lições tiradas do período e apontadas por todos os empreendedores está a flexibilização do trabalho à distância

Nesta semana, completamos no Brasil um mês do início da quarentena para controle da disseminação do novo coronavírus. As empresas tiveram que se adaptar e os líderes a frente das companhias enxergam lições que aprenderam durante o período e que certamente refletirão em mudanças positivas para os negócios. A dificuldade, em comum, apontada pela maioria dos empreendedores foi em relação ao regime de home office que teve que ser implementado com urgência. Mas, este ponto também se tornou um aprendizado: de que é possível manter a operação da empresa com todo o time, ou grande parte, trabalhando à distância. Confira abaixo os principais aprendizados de seis líderes de empresas brasileiras:

Carlos Terceiro, CEO e fundador da Mobills

Para a Mobills, startup cearense de gestão de finanças pessoais, o principal aprendizado durante este período de quarentena tem sido em relação aos indicadores. A empresa está mais concentrada em analisar as métricas, para mensurar os dados e não investir ou dar passos errados neste momento. Já a maior dificuldade enfrentada, até então, foi colocar toda a operação para funcionar normalmente com o time inteiro em home office. O momento é difícil para todos, mas as empresas também aprenderão com o período e implementarão mudanças na organização mesmo após pandemia. A Mobills pretende continuar com a gestão de home office para algumas posições. "Desta maneira, vamos conseguir ser uma empresa sem fronteiras, empregando pessoas de todo país e poderemos oferecer isso como benefício para os colaboradores", finaliza Carlos.

Eduardo Baer, fundador da DogHero

O maior aprendizado da DogHero , maior empresa de serviços para pets da América Latina, tem sido em relação ao trabalho a distância: "O momento vem mostrando a convicção sobre a importância da comunicação interna e de ter uma cultura forte para manter o time unido pelo mesmo propósito em momentos de crise como o atual momento. Por isso, decidimos seguir com a rotina que demonstre o quão importante é ter momentos de descontração em grupo e seguimos com a interação do time por meio de call para ‘café da tarde’, sessões de jogos online e happy hour", comenta Eduardo Baer, fundador da DogHero.

Paula Gusmão, CEO da eÓtica

Para a eÓtica, maior e-commerce de óculos do Brasil, a maior desafio enfrentado desde o começo da pandemia do novo Coronavírus foi habilitar uma forma eficiente e segura para que a maior parte da empresa operasse remotamente. "Para isso, fizemos alterações de forma rápida, vimos que nosso time é ágil e capaz de se adaptar, e certamente esse aprendizado será levado para frente. Outro destaque que notamos foi o poder de termos uma rede de apoio, inclusive de fornecedores, que está fazendo total diferença para a manutenção do nosso negócio", explica Paula Gusmão, CEO da eÓtica.

Quando acabar o período de isolamento social, a eÓtica também pretende mudar as políticas de home office que tinham, flexibilizando a jornada de trabalho a distância para parte do time de funcionários.

Patrick Negri, fundador da iugu

Inovar para manter a equipe motivada mesmo à distância. Essa foi a principal lição que a iugu , startup de meios de pagamento e a primeira plataforma online de automação e gestão financeira do Brasil, carrega de aprendizado desta pandemia. De acordo com o fundador da empresa, Patrick Negri, foi necessário repensar cada estratégia de integração com os colaboradores e, para isso, fazer uso de todos os canais de comunicação que temos à nossa disposição. "Nunca havíamos feito um processo de home office que envolvesse tantas equipes ao mesmo tempo, por isso, saber trabalhar online, coordenar processos foi a melhor forma", disse.

Luiz Henrique Garcia, CEO da QuiteJá

Já a QuiteJá , plataforma de renegociação de dívidas, tira de aprendizado dessa atual situação a percepção para identificar quais são os processos fundamentais para fazer a engrenagem sempre girar. Segundo o CEO da empresa, Luiz Henrique Garcia, como a execução do trabalho da plataforma é bem consolidada, não precisou de grandes mudanças para os colaboradores se adaptarem ao momento. "Aprendemos que o clima organizacional leve e horizontal que havia no escritório contribui para o funcionamento geral da operação. Em nosso grupo online, sempre que alguém precisa de um auxílio ou tem uma dúvida, diversos membros do time se prontificam de imediato a sanar a questão", declarou.

Guilherme Junqueira, Fundador e CEO da Gama Academy

Para a Gama Academy , escola que capacita estudantes e profissionais para o mercado digital, as duas principais lições durante este cenário são em relação a produtividade e cultura da empresa. Segundo Guilherme Junqueira, CEO da empresa, é possível manter esses dois pilares mesmo trabalhando de home office. "Percebemos que para preservar a produtividade e cultura da empresa é preciso aumentar a comunicação e criar processos e rituais que adequam neste novo modelo de trabalho", explica.

Quando se fala em dificuldade, a maior que a empresa encontrou foi o ponto de vista comercial. "Muitos negócios congelaram as suas contratações e, consequentemente, os alunos que estavam disponíveis para serem contratados tiveram que esperar um pouco essa onda passar. No momento de pós pandemia nossa grande aposta é que vão abrir portas de oportunidades para que nossos cursos online sejam ainda mais expandidos para empresas que não apostavam nessa tendência", finaliza Junqueira.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar