Brasil,

Em meio à crise, será que as empresas precisam se reinventar?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Em momentos de crise todas as empresas se preocupam em como enfrentar e superar as dificuldades. E a primeira solução é inovar e se reinventar. Mas será que isso vale para todas as empresas? Segundo Marcos Fortuna, Diretor executivo da TwoDogs, é possível perceber que muitas vezes a inovação está na melhoria dos processos básicos.

Ao pensar desta forma e focar nas necessidades não tem nada a ver com se reinventar, mas sim em como melhorar." Marcos Fortuna Diretor executivo da TwoDogs

Sabe aquela ansiedade ao ouvir todos falando que é hora de inovar? Hora de mudar e se reinventar neste momento de crise. Mas será mesmo? Será que as empresas precisam realmente se reinventar?

Essa é uma pergunta bem importante para se fazer, pois para muitos modelos de negócios e empresas, realmente pode ser imprescindível uma mudança neste momento. Porém, para outros modelos de negócios e empresas, é o momento ideal para se organizar, melhorar a gestão e os processos do seu próprio modelo de negócio, pensando na retomada do crescimento pós crise.

O primeiro passo é se perguntar se a empresa tem feito o "feijão com arroz" de maneira eficaz? Será que o básico esta bem feito? A empresa faz o essencial? E quando se refere ao bem feito, não significa que deve ser perfeito, mas sim bem feito.

Assim sendo, não importa o tamanho da empresa, pois mesmo em empresas com apenas uma pessoa, é possível melhorar a gestão e se transformar de maneira eficiente. Basta querer, afinal de contas, é importante ter em mente que para crescer é necessário se organizar e pensar como uma grande empresa. A busca pela perfeição, em muitos momentos, pode atrapalhar a execução de um bom plano. Desta forma, é melhor algo bem feito ao invés de um perfeito que não sai do papel.

"Seja prático, objetivo e faça! Se não tem computador, faça em um folha de papel, o importante é fazer independente das ferramentas", afirma Marcos Fortuna.

O empresário deve se perguntar com frequência: O que é o básico no seu negócio? Quais as atividades essenciais para realizar bem feito o trabalho? O que é possível fazer para entregar o "feijão com arroz" de maneira eficiente? E então, ao encontrar as respostas para essas perguntas básicas, o empresário deve focar em fazê-las da melhor forma possível.

Vale destacar que não se trata de reinventar nada, mas sim em melhorar o que já se faz para se destacar no mercado.

Se a empresa é uma Pizzaria, por exemplo, qual é o básico que precisa ser feito?

Talvez seja fazer a pizza com o mesmo sabor, independente do cozinheiro. Desta maneira, a pergunta que deve ser feita é: Como fazer a mesma pizza, com o mesmo sabor todas as vezes que eu, ou outra pessoa estiver produzindo a pizza? A solução pode ser, escrever o processo, as receitas e os tempos.

Ao pensar desta forma e focar nas necessidades não tem nada a ver com se reinventar, mas sim em como melhorar.

Marcos Fortuna
Diretor executivo da TwoDogs


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar