Brasil,

Telemedicina: a prática funciona para todos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Com a pandemia do coronavírus, a telemedicina foi autorizada. A reportagem trouxe Dr. Guilherme Ogawa para explicar mais sobre a prática.

Algumas áreas podem se beneficiar muito da tecnologia em chamadas de vídeo, como a psiquiatria, por exemplo, mas outras não.

Com a pandemia do novo coronavírus, rotinas mudaram e profissões que existem há centenas de anos precisaram se reinventar. Na medicina, não foi diferente. Para diminuir a aglomeração de pessoas e o risco de contágio da doença, foi recomendado que apenas casos de urgência fossem atendidos em consultório. A reportagem conversou com o Dr. Guilherme Ogawa, ortopedista e cirurgião da mão, sobre a prática da telemedicina.

"O CFM, em caráter de urgência, liberou a prática da telemedicina, que são as consultas médicas por vídeo, por meio da Portaria 467/20 do Ministério da Saúde", explica Ogawa.

Mas, será que a telemedicina funciona para todas especialidades?

"A verdade é que não. Para um cirurgião da mão, como eu, a consulta em vídeo compromete e prejudica a avaliação do paciente, porque trabalhamos muito com os movimentos. Além disso, muitas vezes na ortopedia os casos são de urgência, o que não justifica o uso da telemedicina", responde Dr. Guilherme.

O cirurgião explica que em sua especialidade, pode usar esse tipo de comunicação para fazer um acompanhamento pós-cirúrgico ou tirar dúvidas sobre recuperação e medicação.

"Isso não significa que colegas médicos não estejam fazendo bom uso do recurso. Algumas áreas podem se beneficiar muito da tecnologia em chamadas de vídeo, como a psiquiatria, por exemplo", pontua o médico.

A telemedicina permite:

- Avaliar alguns sintomas
- Informar sobre laudos de exames
- Prescrever medicamentos
- Acompanhar a evolução de alguns tratamentos

É preciso, no entanto, que todas as normas do código de ética médica sejam seguidas rigorosamente: preservar o paciente e o sigilo de cada atendimento.

"Acredito que a telemedicina não deve ser visto como o futuro da prática médica. O contato com o paciente e principalmente o exame físico, são insubstituíveis para um melhor diagnóstico e avaliação de cada paciente individualmente. Por isso, não é para todos que funciona: nem para todos médicos e nem para todos pacientes", finaliza Dr. Guilherme Ogawa.

Dr. Guilherme Ogawa é cirurgião da mão, microcirurgião e ortopedista em Londrina/PR. Visite www.guilhermeogawa.com.br e conheça mais o seu trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar