Brasil,

Como o RH pode ajudar a mitigar os efeitos de medo do novo coronavírus entre os funcionários

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

É um momento de muitas dúvidas e poucas respostas. Isso gera um aumento da tensão entre os funcionários. Portanto, o RH deve auxiliar a liderança a criar um clima organizacional em que as pessoas se ajudem e se apoiem

Por Paulo Oliveira, coordenador de marketing da Apdata

***O autor está disponível para entrevistas e também como fonte

São diversos os desafios que o novo coronavírus está trazendo para as empresas, mas um dos mais difíceis de lidar é a incerteza e o medo, que levam a um aumento da ansiedade entre os colaboradores. Os receios envolvem desde a contaminação de si próprio e da família, até a insegurança com relação ao mercado de trabalho.

Ou seja, é um momento de muitas dúvidas e poucas respostas. Isso gera um aumento da tensão entre os funcionários. Portanto, o RH deve auxiliar a liderança a criar um clima organizacional em que as pessoas se ajudem e se apoiem.

Não é hora de deixar as opiniões e perspectivas impactarem nas relações de trabalho. Assim, algumas estratégias podem ser utilizadas pelo RH para ajudar a organização a mitigar os efeitos de medo do novo coronavírus entre os funcionários.

Valores

Utilize, nas tomadas de decisões, o discurso que sua empresa propaga. Se "bem-estar do colaborador" é um dos valores, então use-o para estimular as equipes a ficarem em casa sempre que possível e cuidarem de si mesmos e suas famílias.

Além disso, forneça todo o apoio necessário tanto para aqueles que precisam ir até o trabalho quanto para os que estão de home office.

Estimule o diálogo

O novo coronavírus é o assunto que mais está sendo falado por todos. Porém, cada pessoa tem acesso a uma diferente fonte de informação e reage de modos diversos.

Estimular o diálogo aberto e transparente é uma forma da organização garantir que os colaboradores falem sobre seus medos e o que esperam da empresa. Essas conversas aproximam as pessoas e mostram que elas não estão sozinhas nesse enfrentamento, de forma que a empatia e colaboração entre todos aumenta.

Além disso, é uma oportunidade para a liderança avaliar se as atitudes que a organização está tomando estão de acordo com o que o funcionário espera e deseja.

Quem toma as decisões finais sobre como lidar com o novo coronavírus dentro da companhia é a gestão, mas em momentos de crise é fundamental que elas estejam alinhadas às expectativas de todos.

Comunique regularmente

Já foi dito que as informações são oriundas de diversas fontes, e sabemos que uma grande parte delas é falsa. Portanto, como compromisso ao colaborador e estratégia para evitar o pânico, a empresa deve providenciar meios de informar dados reais.

O RH deve trabalhar para divulgar informações oficiais sobre o cenário atual e de combate ao coronavírus. Um informativo especial sobre o assunto pode ser enviado diariamente a todos, bem como é importante ter uma estratégia pré-definida para comunicar qualquer emergência.

Forneça suporte

Muitos dos colaboradores estão, pela primeira vez, trabalhando remoto ou em horários flexíveis. Juntando a inexperiência ao medo da pandemia, é preciso entender que uma adaptação se faz necessária.

Assim, a empresa deve ser compreensiva nesse momento e guiar o processo da forma mais sadia possível para todos os envolvidos. É importante acompanhar o desempenho individual e, caso haja queda na produtividade, entender como a organização pode ajudar o funcionário a se adaptar ao modelo.

Sobre a Apdata

Fundada no Brasil em 1984, a Apdata é uma das mais inovadoras empresas de RH do mundo. Com escritórios no país e nos Estados Unidos, a Apdata é o principal fornecedor brasileiro de tecnologia para RH, tendo sido decisiva para o processo de digitalização da área de Recursos Humanos no mercado brasileiro nas últimas duas décadas. Hoje, a empresa se diferencia por apresentar soluções integradas, flexíveis e automatizadas em tecnologia, terceirização e consultoria para a gestão completa do capital humano. Com cerca de 450 funcionários, a Apdata conta com uma expressiva carteira de mais de 730 clientes. Saiba mais: www.apdata.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar