Brasil,

Robotização no mercado de trabalho: uma alternativa em tempos de epidemias mundiais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Leone
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

freeimages freeimages

Rogério Borili, vice-presidente de tecnologia da Becomex

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pelo Gartner, a Inteligência Artificial e tecnologias como assistentes virtuais e chatbots substituirão 69% da força de trabalho dos cargos de gerência até 2024. Diante disso, os líderes de recursos humanos deverão atuar em parceria com as equipes de TI para automatizar os fluxos das atividades exercidas por estes funcionários. A pesquisa também indica que apenas 9% dos líderes de RH acreditam que suas empresas estão preparadas para o futuro do trabalho e que, para 73% deles, o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores é prioridade. Entretanto, quase 50% das atividades internas serão extintas dando lugar à tecnologia. Inclusive, essas chefias de RH precisarão encontrar outras maneiras de avaliar os funcionários sem considerar as tarefas que serão realizadas pelas máquinas. As empresas, igualmente, deverão implementar treinamentos ao vivo para aperfeiçoar as competências de suas equipes.

Outro estudo do mesmo instituto aponta que os líderes de Infraestrutura e Operações devem repensar as estratégias de automação a partir de 2020, reorientando às equipes para atividades que requeiram maior interação humana a fim de elevar a escalabilidade dos negócios e atender às novas demandas dos clientes.

Estas tendências se aplicam a todos os mercados, mas no setor financeiro os impactos devem ser maiores, devido ao excesso de atividades repetitivas e burocráticas, além da grande quantidade de documentos e códigos que podem ser analisados e processados de forma mais ágil e eficiente com o uso da tecnologia. Em especial, a Inteligência Artificial e o Machine Learning, que reduzem a demanda de criação de interfaces para obter e analisar dados e eliminam a necessidade de recriar essas interfaces devido a mudanças no sistema legal ou nos processos corporativos.

A documentação fiscal e financeira, por exemplo, é muito grande e demanda uma série de controles que geram burocracias. Com a robotização, é possível criar rotinas automáticas de armazenamento e atualização, além da conciliação entre sistemas. Além de tornar o processo mais rápido e menos passível de erros, é uma solução bastante eficiente para momentos de pandemia mundial na qual estamos vivendo. Assim, os arquivos ficam mais seguros para trabalhos em home-office ao evitar que estes transitem de forma impressa ou ainda entre máquinas, sendo armazenadas em redes apropriadas, oferecendo mais tranquilidade para os colaboradores continuarem suas tarefas em segurança. Outra vantagem é que as equipes se mantêm mais focadas na estratégia do negócio, como analisar possíveis diferenças financeiras ou perceber novos ganhos provenientes de incentivos fiscais, mesmo em tempos de crise.

Há exemplos de tecnologias que captam informações de empresas enquadradas na Zona Franca de Manaus para solicitar créditos do Reintegra* e atender às exigências do fisco coletando todos os dados já classificados corretamente em apenas um mês, independentemente do volume. Caso fosse realizado manualmente, esse processo demoraria meses e com possibilidades de classificação incorreta, podendo acarretar perda financeira para as empresas, já que a solicitação do benefício pode ser feita somente em referência aos últimos cinco anos.

Embora essa discussão muitas vezes se volte para o fim de determinados postos de trabalho, é importante ressaltar que outras funções serão criadas com a expansão da tecnologia. Dito isso, cabe às empresas e aos profissionais descobrirem novas oportunidades dentro das atividades em que atuam, principalmente àquelas que exigem interação humana para ampliarem suas formas de trabalho e se manterem essenciais no negócio. A tecnologia é uma realidade e não apenas uma tendência, por isso é inevitável. Utilizá-la ao nosso favor ao invés de estabelecer uma relação de concorrência é fundamental para o sucesso dos negócios e do crescimento profissional, tanto em épocas de estabilidade econômica e social quanto em tempos de pandemias e caos.

*Reintegra é um mecanismo criado pelo governo para devolver uma parcela dos impostos pagos na cadeia produtiva às empresas exportadoras de bens manufaturados no Brasil, que podem reaver parcial ou integralmente o resíduo tributário existente na sua cadeia de produção.

Sobre Rogério Borili

Rogério Borili é vice-presidente de tecnologia da Becomex. Engenheiro da Computação, é responsável por desenvolver soluções que criaram processos inovadores na área tributária e por ampliar o mercado da Becomex, com o objetivo de oferecer às empresas as mais modernas práticas tributárias, reforçando a posição como uma das melhores e mais completas empresas de consultorias tributárias atuantes no país.

Há mais de 20 anos no mercado, Rogério Borili usa sua experiência junto à área tributária e de comércio exterior das maiores corporações atuantes no país para implementar soluções inteligentes e seguras que melhoram a competitividade e geram resultados surpreendentes e sustentáveis.

Antes de fundar com seus sócios a Becomex, Borili atuou como consultor em diversos grupos empresariais, como AGCO, COSAN, DuPont, Villares e Sadia.

Sobre a Becomex

A Becomex é uma empresa de consultoria estratégica e tecnologia avançada especializada nas áreas fiscal, tributária e aduaneira. Em 12 anos de existência, a Becomex é a líder em regimes especiais que envolvem operações internacionais. Atende mais de mil clientes, entre eles as maiores importadoras e exportadoras do país. Colabora para a redução do custo tributário das empresas e sua cadeia de fornecedores, aliada ao compliance, com o objetivo de contribuir para o aumento da competitividade nos negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar