Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

As lições da análise de dados para o combate ao novo coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Boldrini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As lições da análise de dados para o combate ao novo coronavírus

Por Fábio Meneghim, gerente de vendas da Hitachi Vantara

O crescimento vertiginoso dos casos de infecção pelo novo coronavírus representa um grande desafio para governos e órgãos públicos do mundo inteiro. Em meio a uma explosão de informações vindas de todos os lados, é hora de ater-se aos números e aos dados. Em um momento turbulento como esse, eles devem ser a base de qualquer tomada de decisão.

A análise de dados ensina, em primeiro lugar, a importância da transparência. Por exemplo, para um país chegar a números sólidos sobre a COVID-19 no seu território, é preciso contar com a cooperação de todos os órgãos de saúde, tanto públicos quanto privados.

A qualidade dos dados também deve ser levada em conta. O número de fatalidades, por exemplo, é um numerador, ou seja, um valor praticamente idêntico à realidade, já que todo óbito é devidamente registrado nos hospitais. Já o número de infectados é um denominador, ou seja, um número aproximado da realidade. Afinal, muitas pessoas podem estar infectadas com o coronavírus e, por não apresentarem os sintomas, não realizaram o teste e não foram contabilizadas na estatística.

Dados incompletos podem prejudicar ações de saúde, além de mexer negativamente com o clima da sociedade – seja criando um pânico excessivo, seja criando a impressão de que tudo está bem quando não está. A desinformação causada por dados mal colocados ou mal apurados pode ter graves consequências.

No caso do novo coronavírus, um exemplo claro disso é o mistério em torno dos efeitos da cloroquina no tratamento dos doentes. Um estudo promovido por um médico francês afirma que o remédio tem eficácia no combate à COVID-19. Outros cientistas ressaltam os efeitos colaterais do medicamento e contestam as pesquisas a favor do seu uso. No fim das contas, em meio a essa falha na apresentação de dados sólidos, muitos brasileiros foram às farmácias em busca da cloroquina e acabaram com os estoques do medicamento, prejudicando quem faz o seu uso regular, como pacientes que sofrem de lúpus.

Afinal, qual o percentual de pessoas acometidas pela COVID-19 que foram curadas ou tiveram os sintomas reduzidos graças à cloroquina? Que fatores contribuíram para isso? Perguntas que apenas uma profunda coleta e análise de dados poderia responder, e a partir daí gerar conclusões sobre o uso do medicamento.

Tenho acompanhado algumas iniciativas bem interessantes neste período. Uma delas é do Kaggle, uma comunidade de profissionais da ciência de dados e machine learning que está promovendo alguns desafios para ajudar a comunidade global e os governos a tomarem decisões mais assertivas. Um desses desafios é fazer uma curadoria de cerca de 45 mil artigos científicos para encontrar expressões, palavras e dados em comum para responder a algumas perguntas-chave sobre o novo coronavírus. Esse tipo de pesquisa está um passo à frente daquilo que as organizações e órgãos de saúde têm feito pelo mundo e pode trazer insights relevantes.

Enquanto isso, em meio a um ambiente com dados ambíguos e pouco precisos, o que está ao nosso alcance é tomar ações baseadas na análise do custo dos falsos positivos e falsos negativos. No primeiro caso, trata-se de uma pessoa que não tem o vírus, mas foi incorretamente classificada como infectada, e que, portanto, receberia medicação e ficaria em quarentena. O custo desse erro seria relativamente baixo, já que a vida da pessoa não está em risco. Já o falso negativo permitiria a uma pessoa infectada andar em locais públicos e espalhar o vírus, gerando um custo muito alto para toda a sociedade.

Foi assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou à conclusão de que o isolamento social do maior número de pessoas possível é a arma mais eficaz para evitar ou retardar a expansão do novo coronavírus. Uma medida emergencial, mas efetiva enquanto outros dados não trazem mais luz ao debate.

A humanidade está diante de um grande desafio, no qual preservar vidas é o objetivo principal. Nesse contexto, mais do que nunca, os dados são nossos aliados. Basta saber o que fazer com eles para tomar as melhores decisões.

Sobre a Hitachi Vantara

A Hitachi Vantara, uma subsidiária integral da Hitachi, Ltd., ajuda os líderes orientados a dados a encontrar e usar o valor em seus dados para inovar de forma inteligente e alcançar resultados que importam para as empresas e a sociedade – o que chamamos de linha de fundo duplo. Apenas a Hitachi Vantara combina mais de 100 anos de experiência em tecnologia operacional (OT) e mais de 60 anos em TI para desbloquear o poder dos dados do seu negócio, do seu pessoal e das suas máquinas. Ajudamos as empresas a armazenar, enriquecer, ativar e monetizar seus dados para melhorar as experiências de seus clientes, desenvolver novos fluxos de receita e reduzir seus custos de negócios. Mais de 80% da Fortune 100 confia na Hitachi Vantara para soluções de dados. Visite-nos em www.hitachivantara.com.

Sobre a Hitachi, Ltd.

A Hitachi, Ltd. (TSE: 6501), com sede em Tóquio, Japão, está focada no Negócio de Inovação Social, combinando sua tecnologia operacional, tecnologia da informação e produtos. As receitas consolidadas da empresa para o ano fiscal de 2018 (encerrado em 31 de marçode 2019) totalizaram 9.480,6 bilhões de ienes (US$8,5bilhões), e a empresa tem aproximadamente 296 mil funcionários em todo o mundo. A Hitachi oferece soluções digitais como a Lumada em cinco setores, incluindo Mobilidade, Vida Inteligente, Indústria, Energia e TI, para aumentar o valor social, ambiental e econômico de nossos clientes. Para mais informações sobre a Hitachi, visite o site da empresa no https://www.hitachi.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar