Brasil,

Antecipar riscos é fundamental para minimizar perdas em tempos de crise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michel Acherboim
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Poucas empresas têm plano de contingência para situações imprevistas, como é o caso da pandemia do covid-19

Uma das maiores necessidades, por vezes ignorada por empreendedores quando iniciam um projeto, é dar atenção aos riscos ao longo do caminho. Parece óbvio, mas todo negócio carrega consigo inúmeros fatores que podem culminar em acontecimentos fora do previsto. Ainda assim, os riscos representam apenas 36% dos aspectos considerados no planejamento de uma nova empresa. Isso foi o que apontou uma pesquisa realizada pelo PMI®, Instituto de Gerenciamento de Projetos, que é uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos do mundo.

Nesse sentido, é fundamental capacitar os empreendedores, sobretudo porque eles representam uma das principais engrenagens da economia. Em 2018, dois em cada cinco brasileiros entre 18 e 64 anos estavam à frente de uma atividade empresarial ou tinham planos de ter um negócio, de acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 49 países e que, no Brasil, contou com o apoio do Sebrae. Esse foi o segundo melhor desempenho para a taxa de empreendedorismo brasileira desde 2002, quando o índice começou a ser medido.

"Precisamos oferecer às mentes inovadoras e criativas ferramentas para que tenham condições de dar continuidade aos projetos em cenários de incerteza", revela o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle. Ele esclarece que esta é uma das razões que levaram o BID a desenvolver uma capacitação gratuita, online e em português voltada para Gestão de Riscos em Projetos.

As aulas são destinadas aos empreendedores, gestores do setor público ou privado, empresários de todos os portes, profissionais autônomos e estudantes universitários que desejam iniciar ou aprimorar sua jornada adquirindo conhecimentos sólidos sobre como gerenciar riscos em negócios.

A capacitação terá início no dia 16 de abril, com conteúdo previsto para cinco semanas - em média são seis horas semanais. Entretanto, o aluno possui flexibilidade para realizar o curso dentro do seu próprio ritmo, desde que o conclua em, no máximo, quatro meses. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://www.edx.org/course/gestao-de-riscos-em-projetos-de-desenvolvimento

Serão disponibilizados aos participantes casos práticos, leituras selecionadas e outros recursos de aprendizagem. "A capacitação ajuda gestores a se anteciparem aos riscos por meio de boas práticas internacionais adotadas em diversos países da América Latina e Caribe, seja na iniciativa privada ou pública", complementa Doyle.

No conteúdo programático estão pontos importantes como a identificação de riscos em cenários de incerteza, definição de quem pode dar apoio, entendimento de como gerenciar riscos em situações em que os recursos são limitados, estabelecimento de estratégias para responder aos riscos e monitoramento e atualização dos riscos ao longo do projeto.

Participantes podem ganhar 30 unidades de desenvolvimento PMI®

Embora o curso seja totalmente gratuito, os participantes que atingirem bom desempenho podem obter o Certificado de Identidade Verificada, emitido pelo BID, ao custo de US$25. Caso opte pelo certificado verificado, ele receberá ainda 30 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) PMI®.

PDUs são as unidades de medida usadas para quantificar as atividades de aprendizado necessárias para renovar a certificação do PMI. Em português são chamadas de Unidades de Desenvolvimento Profissional. Cada hora de atividade equivale a 1 PDU.

Aqueles que não tiverem interesse no certificado verificado e atenderem as expectativas acadêmicas estabelecidas terão direito a receber um certificado de código de honra.

O curso aberto e massivo (MOOC, na sigla em inglês) é oferecido por meio da plataforma digital edX, fruto de uma parceria entre a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Serviço
Curso Gestão de Riscos em Projetos
Gratuito - Opção de certificado verificado por US$ 25
Período de disponibilidade do curso: 16 de abril a 16 de julho de 2020
Duração: 5 semanas, até 6 horas semanais ou no ritmo do participante
Idioma: Português
Inscrições: http://www.edx.org/course/gestao-de-riscos-em-projetos-de-desenvolvimento


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar