Brasil,

Armazenagem física ou digital de documentos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Na vida de uma empresa ocorre algo parecido, já que ao longo da existência ela precisa ter e armazenar vários documentos exigidos pela legislação.

A relação do ser humano com os documentos começa ao nascer. Logo depois que se chega ao mundo, se ‘ganha’ uma certidão de nascimento. Ao longo dos anos, vêm certificado de vacinação, documentos escolares, certificado de reservista, título de eleitor, diploma universitário, certidão de casamento e outros. Na vida de uma empresa ocorre algo parecido, já que ao longo da existência ela precisa ter e armazenar vários documentos exigidos pela legislação.

No entanto, a papelada é muito maior quando se trata de pessoa jurídica, o que exige grandes espaços e arquivos para armazená-la. A digitalização hoje pode ser uma alternativa e já faz parte da rotina de várias empresas para casos específicos. No entanto, muitas pessoas ainda têm a dúvida: o que pode ser digitalizado?

A MP 881, sancionada em setembro do ano passado e conhecida como MP da Liberdade Econômica, trouxe alterações em relação à digitalização de documentos, por exemplo, a possibilidade de descartar documentos físicos para fins de posterior comprovação depois de digitalizados. Diz o texto que é permitido "arquivar qualquer documento por meio de microfilme ou por meio digital, conforme técnica e requisitos estabelecidos em regulamento, hipótese em que se equiparará a documento físico para todos os efeitos legais e para a comprovação de qualquer ato de direito público".

Porém, a forma de constatar a integridade do documento digital, que permitirá a destruição do original físico sem riscos, ainda precisa ser regulamentada. Por isso, antes de adotar a medida, deve-se consultar um advogado especializado ou mesmo um contador para orientar sobre a melhor forma de proteção e armazenamento dos dados.

Vale ressaltar que o armazenamento de documentos digitalizados deve seguir os prazos estipulados pela legislação. Por exemplo, os documentos legais e contábeis das empresas devem ficar arquivados por pelo menos 5 anos, mesmo período para a documentação tributária. Com relação ao FGTS, é necessário manter os arquivos por 30 anos, mesmo prazo para a guarda de comprovantes de tributos da Previdência Social.

*Rodrigo Reis é diretor comercial e sócio da Reis Office, empresa líder em outsourcing de impressão e soluções para digitalização, transmissão e armazenamento de documentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar