Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como líderes e liderados podem ser mais produtivos trabalhando em home office

pixabay pixabay

*Alexandre Slivnik

As últimas semanas no Brasil e em todo o mundo foram extremamente turbulentas. Com o coronavírus sendo uma ameaça real à saúde de trabalhadores, muitos empresários e gestores tiveram que tomar medidas urgentes focando não somente em manter um bom ritmo de trabalho, mas também em manter os colaboradores seguros e engajados em um cenário complicado. A escolha em boa parte das empresas foi o home office.

Na semana em que a crise se agravou na Itália e os primeiros casos começaram a surgir no Brasil muitas empresas começaram a traçar estratégias para minimizar os impactos da doença entre os colaboradores. Inicialmente, com medidas de higiene e em seguida optando pelo distanciamento social através do trabalho em casa. Essa modalidade é uma tendência em todo o mundo, no entanto, da forma como as coisas aconteceram (rápido e de última hora), podem repercutir na produtividade e desenvolvimento do trabalho, já que o tempo de planejamento e execução foi extremamente curto. Dentro desse cenário, em um momento de muitas incertezas, uma das únicas certezas é de que o home office veio para ficar.

É natural que as pessoas, ao saírem de seu ambiente de trabalho sem planejamento e organização, sejam menos produtivas. Mas esse é um bom período para que os líderes aprendam a lidar com uma situação adversa e, acima de qualquer coisa, deem o suporte necessário para a equipe. Muitas empresas não tiveram tempo de aplicar um treinamento sobre boa conduta em home office. É essencial pensar nas hipóteses e, estando em casa, os funcionários estão sujeitos a interferências de cunho pessoal, enquanto alguns podem ter dificuldade em pausar um trabalho ou descansar em determinados momentos. Tenham em mente que ninguém consegue trabalhar por oito horas ininterruptas em casa, até mesmo porque não é algo saudável.

Esse também é um bom momento para reestruturar determinadas metas e objetivos. Com o mundo mudando tão rapidamente, planejamentos a longo prazo param de fazer sentido e começam a ficar obsoletos. É preciso entender a situação e passar isso para o restante dos colaboradores para que eles entendam também, até mesmo porque estamos beirando uma crise que pode acarretar na demissão de muitas pessoas.

Por isso, quero separar 4 dicas para que colaboradores e gestores sejam mais produtivos em um trabalho home office:

Dica 1: Crie rituais – É muito importante criar rituais antes do início do trabalho em casa. Faça tudo como se você fosse sair para trabalhar. Tome um bom café da manhã (não na mesa de trabalho), coloque uma roupa adequada e esteja arrumado para a ocasião. Assim, seu cérebro e sua família vão entender que aquele momento é o momento do trabalho.

Dica 2: Planeje o seu dia – Organização de tempo e tarefa é fundamental para ser mais produtivo. Coloque o horário certo para ver seus e-mails, para fazer propostas, para fazer follow ups com clientes e, até mesmo, para o momento de coffee break e brincadeira com seus filhos e/ou animais de estimação. Com seus horários organizados, todos entenderão qual é o momento que você estará disponível.

Dica 3: Separe 1 hora para o seu desenvolvimento – Em um mundo digital e 100% conectado, existe muito conteúdo on-line (boa parte gratuito) que você pode buscar. Leia bons livros, assista palestras em diferentes plataformas (TEDx e HARVARDx, por exemplo), assista lives de pessoas que você admira e já chegaram onde você quer chegar. Esse é o momento de preparação, pois quando tudo voltar ao normal, as pessoas que estiverem mais preparadas sairão na frente.

Dica 4: Líder deve acompanhar sua equipe - Além de relatórios diários de acompanhamento, é importante ter um toque humano, como reuniões em vídeo, de tema mais leve, para que a equipe relate o que vem acontecendo, pontos fracos e fortes durante esse cenário. É preciso oferecer apoio de todas as maneiras, e além do apoio financeiro, o mais importante agora é o apoio emocional. É nessa hora em que o gestor deve mostrar a cara, afinal o negócio dos negócios são as pessoas.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston/ EUA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS