RHs se unem em plantão online para prevenção durante a pandemia de coronavírus

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabi Sousa

pixabay pixabay

Liderado por médicos da Vitta o setor de recursos humanos de empresas de todo Brasil se juntam em transmissões online para discutir a melhor forma de agir no período

As transmissões acontecerão todos os dias, incluindo finais de semana, às 17h

De acordo com o Ministério da Saúde já foram identificados mais de 400 casos de infectados pelo coronavírus em 20 estados brasileiros, além do registro das primeiras mortes causadas pela doença. Desde que o vírus começou a se espalhar as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), são para que as pessoas evitem sair de casa para diminuir a velocidade de propagação e achatar a curva epidêmica. Com esse cenário, muitas empresas vem adotando medidas protetivas, mas muita dúvida ainda paira sob o RH das empresas em relação a como agir em uma situação como essa. Pensando nisso, a Vitta, uma das maiores empresas de tecnologia em saúde do Brasil, se uniu ao RH de empresas de todo o País em lives diárias com médicos da rede comentando sobre as principais medidas que devem ser tomadas para resguardar os colaboradores. São elas:

- Fique atento às recomendações do Ministério da Saúde e OMS: O setor de Recursos Humanos deve se manter atualizado de toda as diretrizes propostas pelos órgãos oficiais para se preparar da melhor maneira mediante a pandemia;

- Forneça seus funcionários com o máximo de informações possíveis: Espalhe informativos com dicas de prevenção,faça reuniões, envie e-mails com novidades sobre a situação no Brasil e no mundo. Faça com que todos os colaboradores fiquem bem informados sobre a situação;

- Ofereça Home Office quando possível: Caso seja possível, ofereça a possibilidade de que os funcionários façam seu trabalho de forma remota, assim evitando que eles saiam de casa e fiquem suscetíveis a propagação do vírus;

- Disponibilizar locais para higienização: Ofereça locais com água e sabão de fácil acesso para que seja possível a lavagem das mãos com frequência e espalhe dispensers de álcool em gel 70% e toalhas descartáveis por toda empresa;

- Ampliar frequência na limpeza: A resistência do coronavírus em superfícies de plástico é de cinco dias, em pisos de madeira e janelas de vidro de quatro dias, já no aço, como nas pias de banheiro, ele pode permanecer até 48h. Então, realize a higienização das dependências da empresa ao menos uma vez por dia;

- Evite reuniões presenciais: Sempre que possível incentive reuniões à distância, o mesmo deve ser feito em relação a viagens, caso seja essencial a presença do funcionário tente remarcar;

- Adoção de horários alternativos: Se possível, remaneje o horário de entrada e saída dos funcionários para que eles não precisem chegar ou ficar ao mesmo tempo na empresa, assim diminuindo também a aglomeração nos transportes coletivos durante os horários de pico;

- Flexibilizar a entrega de atestado médico: Evite a obrigatoriedade da apresentação de atestado médico caso o funcionário não compareça a empresa por motivos de saúde. Assim é possível evitar a ida desnecessária à uma unidade de saúde apenas para pegar um atestado, evitando a sobrecarga no atendimento e que o risco de contaminação. Lembrando que é indicada o deslocamento até uma unidade de saúde apenas quando além de tosse seca e febre seja apresentado um quadro de falta de ar mais intensa, sintomas mais frequentes nos infectados pelo Covid-19;

- Tranquilize os colaboradores: Tendo tomado todas as medidas mencionadas até aqui é hora de controlar o pânico que pode surgir entre os funcionários. No caso de algum colaborador testar positivo para o coronavírus deixe claro para todos que a pessoa infectada está respaldada pela empresa para cumprir os dias de isolamento e tratar a doença. Também é recomendado que os funcionários que tiveram contato com a pessoa infectada fique em isolamento preventivo até que seja descartado a possibilidade de contaminação.

Para acompanhar o webinar que acontecerá todos os dias, às 17h, basta acessar o link: live.vitta.com.br

Sobre a Vitta

A Vitta foi criada em 2014 e cresceu para ser uma das maiores empresas de tecnologia em saúde do país, construindo a maior plataforma de Registro Médico Eletrônico do Brasil. A empresa é responsável pela gestão de planos de saúde e trabalha em parceria com as principais operadoras do País como: Seguros Unimed, Sulamérica, Bradesco e Amil. Além de fazer a gestão do plano de saúde sem nenhum custo adicional a empresa também disponibiliza o PrimeCare, um benefício disponível 24/7 via WhatsApp, para apoiar os funcionários e o RH desde questões simples às mais complexas.