Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 dicas para tornar seu home office produtivo e saudável

5 dicas para tornar seu home office produtivo e saudável

Aprenda a se livrar de distrações e extrair o melhor do trabalho em casa

O regime pode ser uma realidade para muitos brasileiros há anos, mas a escalada do novo coronavírus fez com que muitos outros, alguns pela primeira vez, passem a trabalhar de casa por tempo indeterminado até que seja seguro voltar aos escritórios.

O home office traz benefícios indiscutíveis como o tempo que sobra por eliminar o que é perdido nos deslocamentos, mas também aspira cuidados. Esse tipo de trabalho pode prejudicar a produtividade e até mesmo o bem-estar mental se for mal planejado.

Isso acontece porque possíveis benefícios como a possibilidade de trabalhar mais à vontade (dá-lhe pijama), ter horários mais flexíveis e a proximidade com a família podem acabar virando armadilhas.

Quer saber como evitar tudo isso e ter um home office produtivo e saudável? Confira cinco dicas da Novo Ambiente, loja especialista em mobiliário corporativo e distribuidora da Herman Miller em São Paulo e no Rio de Janeiro:

1. Prepare um ambiente de trabalho confortável

O primeiro passo para um home office bem-sucedido é organizar a casa e o ambiente de trabalho. Bagunça e tarefas domésticas pendentes podem causar ansiedade e interrupções indesejadas durante o expediente.

Escolha um local de preferência silencioso, tranquilo, bem iluminado e ventilado como seu escritório em casa e deixe tudo que precisar à mão. Não se esqueça de escolher uma boa cadeira ergonômica para suportar o período sentado na postura adequada.

2. Planejamento

Uma vez organizado o ambiente do home office, faça o planejamento e defina a lista de prioridades nas atividades do dia e da semana, de modo que seja possível saber por onde começar e terminar sem deixar nada urgente para trás.

O curioso é que, apesar da suposta economia de tempo, muitas pessoas que trabalham home office acabam frequentemente fazendo jornadas mais longas do que se estivessem no escritório, sinal de que algo está errado na organização das tarefas.

3. Cuide-se física e mentalmente

Apesar do conforto de estar em casa, estimular o corpo e a mente para encarar um dia de trabalho é fundamental. É preciso criar ou manter a rotina de se alongar, hidratar e fazer pequenas pausas para ir ao banheiro e descansar a vista.

Não diminua e não atrase a pausa do almoço, que é fundamental para recarregar as energias e diminuir a ansiedade que a fome naturalmente traz. Não que seja uma regra, mas é intuitivo: tirar o pijama e vestir roupas confortáveis vai ajudar o cérebro a reconhecer a importância do que está sendo feito.

4. Converse com familiares e amigos

Como já dissemos, o benefício de estar mais próximo da família pode se tornar prejudicial. É importante dialogar com familiares e amigos mais próximos para ser possível se concentrar durante o trabalho, o que vai resultar em mais tempo com eles.

Por mais irresistíveis que eles sejam, deixe para dar atenção e brincar com cães, gatos, calopsitas e todo o universo pet antes ou depois do expediente. Se for impossível resistir à tentação, aproveite a hora do almoço.

5. Mantenha-se em equipe

Uma das queixas mais frequentes do trabalho home office, especialmente na situação atual, com a migração de pessoas que não estão acostumadas a fazê-lo, é a diminuição radical de contato com os colegas para trocar ideias sobre o trabalho e a vida.

Diante da impossibilidade de contatos presenciais, mantenha-se ativamente em contato com os colegas por meio das ferramentas digitais, faça videochamadas e organize as tarefas coletivas e individuais por meio de plataformas como Trello e Asana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo