Brasil,

5 dicas para ter um home office produtivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Em razão do coronavírus, empresas aderem ao formato de trabalho remoto e especialista do GetNinjas dá dicas para manter o foco trabalhando em casa

Para preservar o bem-estar e saúde dos colaboradores, diversas empresas mudaram suas rotinas e o home office foi uma das ações implementadas, como é o caso do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, que prevê seguir neste formato de trabalho até o dia 30 de março, inicialmente. Trabalhar de casa, principalmente por um tempo indeterminado, pode ser desafiador para alguns profissionais. Com o objetivo de ajudá-los a terem um trabalho remoto mais produtivo e agradável, Andreia Girardini, Diretora de Pessoas e Cultura do GetNinjas, selecionou as seguintes dicas:

1. Manter a rotina de trabalho

Por conta do cotidiano, todos acabam tendo uma rotina, até mesmo aqueles que se consideram pouco organizados. Em situações de home office, Andreia considera importante criar ou manter uma rotina. Sendo assim, o recomendável é que o profissional acorde, tome banho, tome o café da manhã e até mesmo se vista como se fosse sair para o trabalho (não precisa ser nada elaborado, basta trocar de roupa). Assim, fica mais fácil para o cérebro entender que, apesar de estar em casa, é hora de trabalhar.

2. Respeito aos horários

O profissional também precisa determinar horários: se costuma entrar às 9h no escritório, ele pode ligar o notebook neste horário, por exemplo. A regra se aplica também ao horário de almoço e de finalização do expediente. "Você vai poupar tempo no trânsito, mas isso não significa que tenha que trabalhar mais. A sobrecarga de trabalho faz com que o colaborador perca qualidade de vida, o que causa desatenção e exaustão", comenta Andreia. Outra recomendação é estabelecer pausas durante o dia. Ao finalizar uma tarefa, é possível reservar 15 minutos de descanso.

3. Espaço apropriado

Para manter-se focado, o profissional precisa encontrar um local na casa onde poderá trabalhar. O espaço ideal é aquele com boa luz, temperatura agradável e pouco barulho. Além disso, o conforto não deve ser deixado de lado; uma cadeira adequada mais uma mesa são objetos em tese simples, mas que trazem resultados benéficos. Outro ponto importante é que o colaborador informe aos familiares o que o "cômodo ou lugar de trabalho" significa. Assim é possível minimizar e evitar interrupções e distrações.

4. Comunicação com o time

Apesar do modelo de trabalho home office separar geograficamente os times, o colaborador não deve se isolar do restante da sua equipe. Para isso, é importante usar de todas as ferramentas possíveis para que a comunicação não se perca. Segundo Andreia, um diálogo eficaz via mensagens, e-mails, ligações ou até mesmo videoconferências resulta na solução e refreia dúvidas e mal-entendidos.

5. Hora de desconectar

Saber o momento de se desconectar também faz parte do expediente. "Estar em casa não significa estar disponível para o trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana. O profissional não precisa necessariamente responder e-mail às 23h pelo smartphone deitado na cama", aconselha Andreia. Uma maneira com a qual o colaborador pode se desligar é desconectar-se de ferramentas como o Slack e desativar as notificações do Gmail. Para vencer a vontade de conferir a caixa de e-mails, o colaborador pode ocupar a cabeça com outras atividades tais como cozinhar o jantar, ler ou assistir um filme ou uma série.

Sobre o GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas (www.getninjas.com.br) foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 200 tipos de serviços disponíveis, entre eles estão profissionais das áreas de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 3 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com mais de 1 milhão profissionais cadastrados. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO -- à frente das operações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar