CEO da Authen, Christopher Spikes, dá dicas para empresas que precisam gerir equipes em home office

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcella Costa

Marca absorve custo de transporte privado para colaboradores que precisam trabalhar presencialmente

Em meio à crise provocada pelo Covid-19, muitas empresas estão tomando todos os cuidados possíveis para evitar que mais pessoas sejam contaminadas. A Authen, primeira empresa brasileira a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, possui uma política de home office desde sua origem e, agora, aumenta essa flexibilidade de acordo com o papel de cada funcionário.

De 2018 para 2019, o canal de e-commerce da marca cresceu em torno de 300% com parte da equipe trabalhando de forma remota em alguns dias da semana. Vendo o cenário atual e empresas precisando recorrer ao home office, Christopher Spikes, fundador e CEO da Authen, dá dicas para empreendedores a respeito dos três pontos essenciais para o sucesso de uma empresa cuja equipe está em home office:

1) Definir os objetivos mensuráveis diariamente e semanalmente

2) Eliminar hierarquia e formalidade: é preciso agir como se estivesse na mesma sala (não esperando encontros presenciais para resolver pontos importantes e utilizando os meios de comunicação para "quebrar paredes")

3) Não contar 100% com a auto-disciplina do time: desenhar a necessidade de follow necessário de acordo com o nível de senioridade da pessoa que está trabalhando remotamente. Desta forma, é possível mapear os diferentes níveis de esforço e checkpoints individualmente. Assim, os gestores mantêm o contato com seus funcionários para estabelecer prioridades, mas, de acordo com o nível de senioridade do colaborador, cresce a expectativa de independência para entregar tarefas de forma compatível com as necessidades da empresa.

Outro diferencial da Authen é oferecer "autonomia real" para todos os integrantes da equipe. A marca acredita no desenvolvimento pessoal de seus colaboradores, fazendo com que eles cresçam por meio de seus erros e acertos, sempre buscando a melhor versão de si mesmos. A autonomia dada pela empresa faz com que seus funcionários sintam autorresponsabilidade. "Sem autonomia, a equipe não consegue crescer, não se desenvolve. Investir em seus funcionários, pedir e dar feedback são ações que parecem básicas, mas podem atrair os melhores talentos em um cenário onde isso não é praticado com frequência", comenta Christopher.

A equipe da Authen, que conta com 35 colaboradores, está distribuída entre alguns times, como o de vendas, em que certos funcionários precisam trabalhar de forma presencial. Pensando neles e na sociedade, a Authen adotou uma política para eliminar o uso do transporte público, absorvendo os custos de meios particulares de locomoção. Já outros times, como o de vendas online, trabalharão de forma totalmente remota.

Sobre a Authen:

Criada em 2013 pelo norte-americano Christopher Spikes, a Authen é a primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, tornando a marca referência em inovação no seu setor. Ao unir engenharia americana, design thinking e a alma da mulher brasileira, a marca desenvolve produtos que atendem as necessidades das brasileiras, sejam iniciantes ou profissionais. Além de oferecer uma ampla diversidade de medidas, a Authen desenvolve linhas específicas como a Woman’s Needs e o Ciclo da Maratonista, em que cada produto cumpre um propósito, seja evitar desgaste e lesões ou dar sustentação e segurança, entre outras funções. Acesse http://www.authen.com.br/ e saiba mais.

Sobre Christopher Spikes:

Fundador e CEO americano da Authen, Christopher Spikes tem paixão de longa data pelo esporte - e pelo Brasil. Desde que fundou a marca, em 2015, conquistou rapidamente os corações (e armários!) de corredoras e atletas brasileiras de alta performance. Operador experiente de estratégia e varejo, Spikes já ocupou posições de liderança nas áreas estratégicas da Bain & Company, bem como no Groupon Brasil, apoiado pela Rocket Internet, onde conseguiu transformar uma de suas unidades com desempenho inferior.

Christopher foi reconhecido por várias publicações - incluindo Forbes, Vogue e Women's Health - como inovador em moda e tecnologia aplicada. Iniciou sua carreira na Siemens como engenheiro focado no setor de logística e distribuição e possui um MBA da Booth School of Business da Universidade de Chicago.