Brasil,

A participação feminina no mercado mobile

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Geroldo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

*Por Glaucia Hora

As mulheres sempre tiveram dificuldades de se inserir no mundo da tecnologia -- um mercado tido como masculino. As barreiras são diversas: desigualdade salarial, falta de promoção em cargos de liderança, preconceito no ambiente de trabalho, entre outros fatores que impedem o pleno desenvolvimento profissional das mulheres. Por outro lado, cada vez mais as empresas de diferentes setores -- inclusive da tecnologia -- vêm discutindo a questão da diversidade.

Apesar de representarem a maioria da população e da classe trabalhadora brasileira, 53% das mulheres consideram que as empresas em que trabalham não oferecem meios para ampliar sua promoção a cargos de gestão, segundo levantamento da Sodexo Benefícios e Incentivos do Brasil. No Brasil, elas ocupam apenas 8% dos cargos de liderança.

Para aumentar a participação feminina no mercado de TI, é necessário que os departamentos de recursos humanos das empresas foquem em processos seletivos com diversidade. Além disso, a diversidade deve estar no DNA dessas organizações. Homens e mulheres têm comportamentos diferentes antes de se candidatar a uma vaga de emprego.

Segundo o Harvard Business Review de 2014, mulheres candidatam-se a uma vaga quando cumprem 100% dos critérios e requisitos, ao passo que homens, ao realizar essa inspeção sobre a descrição da vaga, candidatam-se ao completar pelo menos 60% dos critérios e requisitos.

Não há inovação onde não há diversidade. A junção de ambas faz com que companhias tenham melhor visibilidade e competitividade perante a concorrência e o mercado onde atuam. As pessoas atualmente buscam trabalhar em empresas que tenham um propósito e se preocupem com o bem-estar dos funcionários. Além disso, companhias que levantam a bandeira da diversidade estão mais propícias a atrair talentos que buscam pelos mesmos valores.

Na Infobip, por exemplo por se tratar de uma empresa de tecnologia voltada para o mercado mobile cerca de 36% da força de trabalho são ocupados por mulheres, sendo 29% ocupadas em cargo de liderança e cada vez mais este percentual cresce a cada ano, a empresa acredita que o equilíbrio e a diversidade entre gêneros contribui para a formação de um ambiente de trabalho criativo e mais produtivo. Empresas que apostaram em até 30% de mulheres em cargos de liderança obtiveram, em média, crescimento de 15% em seu desempenho financeiro. Os dados são do estudo mundial realizado pelo Peterson Institute for International Economics.

As mulheres na área precisam se manter atualizadas por meio de cursos e especializações. Mas outra coisa muito importante é sempre preservar a rede de networking e participar de comunidades voltadas para mulheres em tecnologia. Eu, por exemplo, faço parte de um grupo de mulheres no e-commerce, e lá temos trocas de ideias, experiências, ajuda e dicas de outras profissionais que estão engajadas nessa causa. Este é o verdadeiro significado de sororidade: a aliança entre mulheres baseada em empatia e companheirismo para alcançar um objetivo comum.

*Glaucia Hora é especialista de marketing da Infobip, umas das maiores provedoras de serviços de comunicação do mundo.

Sobre a Infobip

A lnfobip opera uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, projetada para conectar operadoras de redes móveis e empresas. Nossos escritórios em seis continentes e nossas parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações garantem integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, promovemos uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar. Por estarmos presentes mundialmente, somos um provedor de confiança para milhares de clientes ao redor do globo. Trabalhamos localmente em 190 países, com mais de 600 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar