Brasil,

A narrativa errônea e como somos alijados do debate institucional acerca da nossa profissão !

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  José Carlos N. de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

No atual quadro profissional no qual nos encontramos, fica mais do que evidenciada a nossa flagrante falta de representatividade jurídico-institucional, uma vez que os que se apresentam como “nossas lideranças”, apenas defendem seus interesses político-sindicais. Não há qualquer consulta à categoria. Não há convocação de uma AGE. Não nos deixam opinar em nada. Lutam para se perpetuar no poder absolutista de décadas, criando monopólios de toda sorte que mais aprisionam os profissionais da corretagem do que os libertam de suas amarras. Os personagens vão sendo substituídos, mas o “sistema” vigora ad eternum e, como num jogo de cartas marcadas, estes apenas trocam de lugar e de cargos, consolidando o seu mister de perpetuarem-se em seu vasto império de poder.

Entrementes e sob outra perspectiva, no meu sentir e no macro contextualizado das atuais circunstâncias, a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP vem, injustamente, recebendo críticas da maioria dos profissionais da corretagem de seguros quando, na verdade, nos apresenta um novo MARCO REGULATÓRIO que nos concede a oportunidade de nos libertarmos destas amarras monopolistas institucionais.

Entendam: com ou sem o advento da MP 905/2019, o instituto da autorregulação da corretagem de seguros é uma realidade inexorável e indelével. Não tem volta. Então, o melhor a fazer, é aproveitarmos que somos parte deste novo paradigma para aperfeiçoar esta “ferramenta regulatória” de modo a torna-la o mais próximo possível daquilo que entendemos como um ideal para a nossa atividade.

Aliás, todos se recordam que essa mesma SUSEP - tão defenestrada nos dias atuais - já foi administrada, em duas oportunidades, por Corretores de Seguros (de 2007 a 2010; e de 2016 a 2018)?

TIVEMOS DIAS MELHORES POR CONTA DISSO?

O que a bem da verdade herdamos foi o malfadado recadastramento (2008); o surgimento da Seguradora Líder, que passou a administrar o seguro DPVAT (2007), nos excluindo e centralizando nossas prerrogativas via sindicato – que, segundo denúncia, não ganhou pouco por isso; o aumento da ilegal atividade dos bancos que, desde sempre, ao invés de nomearem representantes, criam suas próprias corretoras cativas; e, principalmente, o aumento exponencial de protagonistas marginais invadindo o nosso mercado. Deu no que deu...

José Carlos N. de Souza
Corretor de Seguros
(11) 99645-4166


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar