O que deve ser feito quando as partes integrantes de um contrato de trabalho não desejam mais manter o vínculo
O advogado Roberto Suaid, sócio-fundador da Suaid Advocacia Associada, fala dos direitos e deveres das partes integrantes de um contrato de trabalho patrão e empregado não desejam mais manter o vínculo.
A relação entre patrão e empregado deve ser pautada, dentre outras questões, no respeito, confiança, profissionalismo e ética. Roberto Suaid
Quando as partes integrantes de um contrato de trabalho não desejam mais manter o vínculo de emprego devem, obviamente, rescindir o contrato.
O que ocorre, abordando a questão de forma direta e simples, é que quando o patrão está insatisfeito com o trabalho de seu empregado, o demite sem justa causa, por outro lado, quando o empregado não está mais satisfeito com o labor, ou por algum motivo deseja romper o contrato, pede demissão.
O especialista diz que nas duas situações existem encargos, ônus que, uma ou outra parte deve arcar. No caso de o patrão demitir o seu empregado, deve arcar com despesas como pagamento de aviso prévio se for o caso, multa de 40% sobre os depósitos do FGTS, além dos demais encargos trabalhistas. No caso do empregado, o prejuízo talvez seja ainda mais considerável, tanto por sua condição econômica, como pelo leque de direitos e garantias que deixará de usufruir, ou seja, pedindo demissão, o empregado deixa de receber a multa de 40% do FGTS, precisa cumprir o aviso prévio sob pena de ter descontado o valor referente ao mesmo na rescisão, ainda, não poderá encaminhar o seguro desemprego e sacar o saldo do FGTS.
Como se observa, nas duas modalidades de extinção do contrato, ou patrão, ou empregado, será "agraciado" com algum ônus advindo de sua escolha.
Com o advento da Lei 13.467 — Reforma Trabalhista, artigo 484-A, o acordo para a demissão foi inserido na legislação laboral, buscando desonerar ambas as partes quando surge a intenção de se romper o vínculo de emprego.
Sendo assim, entende-se que o mais acertado em situações em que ambas as partes julgam oportuna a realização de uma rescisão contratual é proceder ao acordo para a demissão, pois de um lado minimiza os custos do patrão e por outro não retira, na totalidade, os direitos devidos ao empregado.
A relação entre patrão e empregado deve ser pautada, dentre outras questões, no respeito, confiança, profissionalismo e ética, quando não há mais possibilidade de manutenção do vínculo, talvez seja o momento de se extinguir o mesmo, evitando situações desagradáveis e que possam trazer prejuízos às partes. Finaliza o advogado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário